segunda-feira, 22 de junho de 2020


BELEZA



Sérgio Biagi Gregório


SUMÁRIO: 1. Introdução. 2. Conceito. 3. Considerações Iniciais. 4. A Beleza Segundo Alguns Filósofos: 4.1. Platão; 4.2. Plotino; 4.3. Kant; 4.4. Schelling; 4.5. Nietzsche. 5. Beleza e Religião: 5.1. Bíblia; 5.2. “Demônio da beleza”; 5.3. Conversão Interior. 6. Beleza e Espiritismo: 6.1. A Modificação da Forma; 6.2. Semblante é o Espelho da Alma; 6.3. A Superioridade Moral do Espírito. 7. Conclusão. 8. Bibliografia Consultada. 


1. INTRODUÇÃO

O que é beleza? Qual o seu conceito? Qual o caráter do belo? Há relação entre religião e beleza? Que subsídios o Espiritismo nos oferece a respeito do tema?

2. CONCEITO

Beleza. O que agrada universalmente. Tudo o que produz no homem um sentimento particular chamado emoção estética. O conceito do belo, do verdadeiro e do bom não podem ser reduzidos um ao outro, nem a um terceiro. O belo é concernente ao sentimento; o verdadeiro, ao intelecto; o bom, à vontade.

3. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A beleza pertence à subjetividade do espírito, embora algumas pessoas queiram colocá-la no âmbito da objetividade.

Plotino deu o primeiro passo para que o belo tivesse valor próprio e independente, diferenciando-o do bem. O bem é possuído, ao passo que o belo não pertence a ninguém, senão a si mesmo, o qual provoca a satisfação subjetiva pela sua mera satisfação.

A beleza é uma das propriedades fundamentais de todo ser, através da qual se manifestam os sentimentos estéticos no ser humano.

A beleza pode dar-se na natureza, que nos exalta os sentimentos; no ser humano, carregada ainda de sentimentos eróticos; nas obras artísticas, em que o ser humano pode projetar mundos maravilhosos. 

4. A BELEZA SEGUNDO ALGUNS FILÓSOFOS

4.1. PLATÃO

Platão compara a beleza ao amor, o qual se caracteriza pela insuficiência, ou seja, amamos algo que desejamos e não o temos. Da mesma forma que o amor, o filósofo não tem a beleza, mas a deseja, anela a sabedoria sem possuí-la. O amor é fundamentalmente uma necessidade que ainda não foi satisfeita, algo essencial para a própria completude da vida.


4.2. PLOTINO

Plotino afirma que a beleza é elevação da alma. Acha que a arte é o esplendor da inteligência, que transparece no sensível. A música, por exemplo, reproduz com sons o princípio da harmonia. Por meio da arte, a alma põe em movimento um processo de purificação, começa o caminho do retorno à divindade.

4.3. KANT

Kant distingue o sensório do prazer estético propriamente dito. O prazer estético baseia-se em juízos reflexionantes, ou seja, uma apreciação que não se refere diretamente ao objeto, mas à nossa subjetividade com relação ao mesmo. Apreciamos também tudo o que é desmedido, emocionante e assustador, como é caso de achar beleza na erupção de um vulcão, na potência de um furacão, na profundeza de um abismo etc.

4.4. SCHELLING

Schelling pensa que a arte é simultaneamente objeto concreto e produto do espírito. Há o ofício, a técnica (concreto), e a inspiração (imaterial e espiritual). O primeiro adquire-se pela experiência, o segundo, vem do inconsciente. A arte nasce dessa confluência entre o consciente e o inconsciente, o técnico e o inspirado, o discursivo e o intuitivo.

4.5. NIETZSCHE

Nietzsche vê a criação artística como a polaridade do espírito apolíneo e do espírito dionisíaco. O primeiro, baseado nas formas, exprime-se nas artes plásticas; o segundo, ilimitado, e que conduz o indivíduo à saída de si mesmo, só a música e o vinho podem dar. O artista apolíneo interpreta a vida inteira como se fosse um sonho; o dionisíaco vive, sem se deter para interpretar coisa alguma, como se estivesse em estado de embriaguez. (Nicola, 2005)

5. BELEZA E RELIGIÃO


5.1. BÍBLIA

A Bíblia, de um modo geral, trata sumariamente da beleza, em vista de esta estar no campo do imediato, enquanto a religião busca a transcendência. Quando a transcendência predomina, todo o sensível passa para segundo plano.

Embora a Bíblia não tenha se aprofundado na beleza, encontramos diversas passagens que tratam do assunto. Exemplo: Sara e Rebeca são apresentadas como mulheres de beleza excepcional que cativam os homens onde quer que fossem.

5.2. “DEMÔNIO DA BELEZA”

Tudo o que é humano se deforma. O “demônio da beleza” enfeitiça o ser humano. A beleza é uma espécie de adoração, reflexo da harmonia universal. A beleza feminina é tentação para desviar o homem de sua missão. Exemplos: Sansão é seduzido e traído pela esposa; Betsabeia arrasta David para o adultério e o crime; apesar de sua sabedoria, Salomão incorreu na idolatria, cativado pela beleza de mulheres estrangeiras.


5.3. CONVERSÃO INTERIOR

O Novo Testamento, dando muita atenção à conversão interior, deixa pouco espaço para a beleza exterior das coisas. A beleza da alma é preferível à beleza de penteados, vestidos custosos e adornos.

A preocupação básica do cristianismo, não resta dúvida, foi a de impedir que um culto sensível à beleza corporal viesse desvirtuar a beleza interior do espírito. Nesse sentido, os grandes pensadores cristãos procuravam, em seus escritos, enaltecer sempre a beleza integral, verdadeiro reflexo da beleza divina. (Idígoras, 1983)


6. BELEZA E ESPIRITISMO


6.1. A MODIFICAÇÃO DA FORMA

No que tange à forma do corpo, a beleza evoluiu sensivelmente. “A forma dos corpos se modificou em sentido determinado e segundo uma lei, à medida que o ser moral se desenvolveu, o ser físico também”. Assim sendo, à medida que os instintos materiais se depuram e dão lugar aos sentimentos morais, o envoltório material, que já não se destina à satisfação de necessidades grosseiras, toma forma cada vez menos pesada, mais delicada, de harmonia com a elevação e a delicadeza das idéias.

6.2. SEMBLANTE É O ESPELHO DA ALMA

“O semblante é o espelho da alma. Esta verdade, que se tornou axioma, explica o fato vulgar de desaparecerem certas fealdades sob o reflexo das qualidades morais do Espírito e de, muito amiúde, preferir-se uma pessoa feia dotada de eminentes qualidades a outra que apenas possui a beleza plástica. É que semelhante fealdade consiste unicamente em irregularidades da forma, mas sem excluir a finura dos traços, necessária à expressão dos sentimentos delicados”.

6.3. A SUPERIORIDADE MORAL DO ESPÍRITO

Conforme o ser vai se depurando moral e intelectualmente, suas formas vão se tornando mais belas e mais harmoniosas. Nesse sentido, Allan Kardec sintetiza este tema nos seguintes dizeres: 1) que o tipo da beleza consiste na forma mais própria à expressão das mais altas qualidades morais e intelectuais: 2) que, à medida que o homem se elevar moralmente, seu envoltório se irá avizinhando do ideal da beleza, que é a beleza angélica. (Kardec, 1975, Teoria da Beleza)

7. CONCLUSÃO

O Espiritismo mostra-nos o porvir sob uma luz nova e mais ao nosso alcance. Por ele, a felicidade está mais perto de nós, está ao nosso lado, nos Espíritos que nos cercam e que jamais deixaram de estar em relação conosco.


8. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA


GRANDE ENCICLOPÉDIA PORTUGUESA E BRASILEIRA. Lisboa/Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédia, [s.d. p.].

IDÍGORAS, J. L. Vocabulário Teológico para a América Latina. São Paulo: Paulinas, 1983.

KARDEC, A. Obras Póstumas. 15. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1975.

NICOLA, Ubaldo. Antologia Ilustrada de Filosofia: das Origens à Idade Moderna. Tradução de Margherita De Luca. São Paulo: Globo, 2005.


São Paulo, janeiro de 2012

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