sábado, 1 de julho de 2017




DA LOJA DO SANTO SÃO JOÃO EM JERUSALÉM


Tradução José Filardo


“Oh… orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam. Haja paz dentro de teus muros, e abundância nos teus palácios. Por amor de meus irmãos e companheiros, eu te desejo prosperidade. Sim, porque é a casa do Senhor, nosso Deus, procurarei fazer-te bem “.Do Livro de Preces Comum.

Diz-se que todos os maçons vieram da Loja do São João Santo em Jerusalém. É muita coisa dizer que viemos de lá. Quando fui iniciado maçom, perguntei ao meu padrinho sobre esta Loja de São João em Jerusalém; eu queria saber mais sobre essa Loja. Meu novo amigo e irmão me disse que era apenas simbólico, e que não era real. Bem, é simbólico e aprender sobre alguns dos simbolismos associados a ela, de onde veio, é bastante divertido, mas também a torna mais real para mim em meu coração e mente.

A primeira referência ao São João em ritual na América pode ser encontrada no Monitor de Webb de 1797. No século XVIII, era bastante comum ver cartas entre as Lojas Maçônicas começar com a saudação: “Da Loja do Santo São João de Jerusalém, sob o nome distintivo de _______ Loja No. ______ ”

Uma questão interessante é quem era o Santo São João a que se refere a frase “a Loja do Santo São João?”

Um dos primeiros maçons franceses, de nome Bazot escreveu em um manual da Maçonaria francesa que era São João, o Esmoler. Este santo em particular foi canonizado santo pelas igrejas grega e romana, (católica). O pai dele São João era um rei de Chipre, e há duas datas designadas para os festivais deste Santo, 11 de novembro e 23 de janeiro .

No manual de Bezot, ele escreveu suas razões para pensar que este Santo era o patrono original da Maçonaria e, assim, o santo mencionado na Loja do Santo São João: “Ele deixou seu país e a esperança de um trono para ir a Jerusalém, a quem ele generosamente ajudou e assistiu os cavaleiros e peregrinos. Ele fundou um hospital e organizou uma fraternidade para assistir aos cristãos doentes e feridos, e prestar ajuda pecuniária aos peregrinos que visitavam o Santo Sepulcro. São João, que era digno de se tornar o patrono de uma sociedade cujo único objeto é a caridade, expôs sua vida mil vezes em prol da virtude. Nem a guerra, nem a peste, nem a fúria dos infiéis, podia impedir suas atividades de benevolência. Mas a morte, finalmente, o impediu no meio de seus trabalhos. No entanto, ele deixou o exemplo de suas virtudes aos Irmãos, que fizeram seu dever esforçar-se por imitá-las. Roma o canonizou com o nome de São João, o Esmoler ou São João de Jerusalém, e os Maçons – cujos templos, destruídos pelos bárbaros, que ele fez reconstruir – o selecionaram por unanimidade como seu patrono “. [i]

Embora isso seja interessante, não é certo; foi bem documentado que São João Batista era o santo padroeiro dos Maçons Operativos. Ele foi adotado como santo padroeiro da Maçonaria e, posteriormente, essa distinção foi compartilhada com São João Evangelista. Isto é demonstrado pelo fato de que a data de formação da Primeira Grande Loja em 1717 é 24 de Junho ; Dia de São João Batista.

Entretanto, São João Esmoler não deve ser esquecido entre os maçons, porque ele foi escolhido como o padroeiro da Ordem Maçônica dos Templários, e suas Comanderias, que são dedicados à sua honra por conta de sua caridade aos pobres, a quem ele chamava seus Mestres. Ele se referia a eles como seus mestres, porque ele lhes devia todo o serviço, e por conta do seu estabelecimento de hospitais para ajuda e ministério aos peregrinos no Oriente. [ii]

Antes de 1440, a Fraternidade Maçônica era conhecida pelo nome de Irmãos de João. É provável, por isso, que o nosso irmão, George Oliver D.D. cunhou o nome Maçonaria Joanita nome para descrever a Maçonaria como ela é praticada nos Estados Unidos, Irlanda e Escócia. As diferentes Lojas desses países e Grandes Jurisdições são dedicadas ao Santo São João, e em suas Lojas pode ser encontrado o símbolo do ponto com um círculo e duas linhas paralelas, que é tão familiar aos maçons nesses países. Assim, os três primeiros graus conferidos pelas Lojas Simbólicas nesses países são, por vezes, embora raramente agora, chamado de Maçonaria Joanita, porque essas Lojas são dedicadas a São João Batista e a São João Evangelista. [iii]

É interessante notar que após a formação da Primeira Grande Loja em 1717 os termos Lojas de São João, e Maçons de São João, eram aplicados a aquelas Lojas e maçons que pertenciam à Fraternidade antes da organização da Primeira Grande Loja, e quem não se filiaram à nova Grande Loja depois que ela foi inventada. Essas Lojas permaneceram principalmente Cristãs Trinitárias, enquanto a nova Grande Loja era não sectária. O nome de Lojas de São João ou Maçons de São João passaram a simbolizar o trabalho das Lojas antigas, onde significava um Maçom regular, mas não-reconhecido e não-filiado.

Há uma razão muito boa porque essa referência totalmente simbólica dizer que esta Loja do Santo São João está em Jerusalém. “Jerusalém tem, quando tomada simbolicamente, o significado de paz, descanso, [e] contentamento.” “O nome Jerusalém significa Cidade de Paz”. [iv]

Este simbolismo de paz é importante porque, quando consideramos que o primeiro grau representa a juventude, e o segundo representa a idade adulta, é preciso considerar que a paz não é, necessariamente, um atributo da juventude. Shakespeare refere-se à juventude flamejante [v] como a exuberância natural e entusiasmo da juventude. Pessoas jovens, em torno de 14 anos ou mais, são difíceis de gerenciar e elas estão em um período muito perigoso, moral e fisicamente. Isso é às vezes “adequadamente simbolizado pela condição do povo de Jerusalém no momento em que João Batista veio do deserto, vestido de pele e repreendendo as pessoas por seus pecados.”[vi]

Após da primeira “chama da juventude”[vii] ter começado a passar, o homem é trazido ao mundo onde precisa continuar a ganhar a vida para si mesmo. “Ele é colocado em contato com fatos concretos e frios, e logo descobre que a sua suposta sabedoria nada era senão a loucura habitual de juventude e da inexperiência.” Após vários anos de trabalho e aprendizagem, ele começa a se perguntar sobre os significados mais profundos da vida, do conhecimento e suas finalidades. Isso é simbólico de João Batista e seu ministério ao povo de Jerusalém, e representa o despertar da natureza moral do adulto.

A pesquisa posterior de uma forma de instrução é simbolicamente representado por São João Evangelista; ele representa o “impulso intuitivo” do eu superior, que pode ser chamado de despertar da natureza espiritual, que, eventualmente, direciona o homem para as portas da Loja Maçônica onde ele encontra paz, instrução e apoio.

Além de simbolicamente vir da Loja do Santo São João em Jerusalém, presume-se o candidato aos graus foi previamente preparado para ser iniciado maçom, “o candidato já é um maçom no sentido de que ele é um ‘construtor’ que deseja mais instrução técnica na arte de construir, e por isso é perfeitamente natural que ele venha para uma Escola de Instrução para o Ensino “,[viii] que é a Loja Maçônica.

“Orai para que Jerusalém possa ter paz e felicidade: Deixe aqueles que te amam a à tua paz ter ainda prosperidade. ” Salmo Métrico escocês [Salmo 1650 122:1

[i] Mackey’s Encyclopedia of Freemasonry – Clegg Edition Volume
[ii] ibid
[iii] A Dictionary of Freemasonry, by Robert Macoy, que inclui A Dictionary of Symbolical Masonry de George Oliver, D.D.
[iv] The Lost Key, by Prentiss Tucker
[v] Oh, que vergonha! Onde está teu rubor? Inferno revoltoso, se podes te amotinar nos ossos de uma matrona, para a flamejante juventude que a virtude seja como cera, e derreta em seu próprio fogo; não proclame vergonha quando o ardor compulsivo dá a investida, já que a própria geada tão ativamente queima e a razão é alcoviteira da vontade! Hamlet. Ato III. Cena. 4.
[vi] The Lost Key
[vii] “Porque Gin na verdade sóbria cruel fornece o combustível para a juventude ardente”. Noel Coward
[viii] The Lost Key

OS TRÊS GRAUS SIMBÓLICOS NA MAÇONARIA 


Tradução José Filardo


Por Julian Rees

Paineis de Loja de Aprendiz e Companheiro

Toda a Maçonaria do mundo se baseia nos três primeiros graus: o primeiro, o do Aprendiz (ou, mais geralmente no mundo anglo-saxão, Entered Apprentice); o segundo, o do Companheiro e, finalmente, o terceiro, o de Mestre Maçom. A prática maçônica francesa espelha a da Inglaterra, mas apresenta diferenças significativas em nível filosófico, espiritual e esotérico. Dessa forma, certos aspectos das práticas rituais maçônicas inglesas não são particularmente claros para os maçons franceses. 

Gostaríamos então, neste artigo, esclarecer alguns daqueles que estão em vigor na Grande Loja Unida da Inglaterra, e, em particular, de seu rito conhecido pelo nome de Emulação.


Ver esses três graus, como cerimônias separadas é uma tentação quase inevitável. No entanto, eles são, na verdade, três partes de um todo. Na verdade, existem muitas correspondências entre os três graus e é isso que temos de examinar para entender o que eles nos podem ensinar.

DO APRENDIZ AO MESTRE

Parece que a primeira fase lida da saída da escuridão para ir de encontro à luz. É a caminhada da ignorância em direção ao conhecimento, o primeiro passo no caminho para a autoconhecimento. Uma fórmula diz: “Não existe escuridão tão negra que nos impeça de avançar para a luz.” Em seguida, o segundo grau integra em mais de uma maneira, toda a jornada da vida. Assim, o companheiro maçom (em Inglês, Fellow Craft, o homem do ofício) é, por isso, às vezes conhecido em outras jurisdições fora da Inglaterra, sob palavras que dão a ideia de “viajante” ou de “caminhante” (em Inglês journeyman, em alemão, Geselle; termos que os franceses podem traduzir no dia a dia como jornaleiro ou simplesmente trabalhador.) O homem que viaja para adquirir conhecimento, a fim de progredir a sua aprendizagem até um nível superior. Na França, evidentemente, o maçom do segundo grau é chamado, portanto, de “Compagnon”, ou seja, “Companheiro”, porque ele viaja na companhia de seus irmãos. O terceiro grau trata da transição da vida terrena para o Eterno, e em síntese deste grau, o candidato é chamado de Mestre Maçom, uma vez que agora ele se tornou “mestre” de si mesmo.

Durante a cerimônia do terceiro grau, o Venerável Mestre apresenta um resumo dos graus anteriores. Esta parte do ritual é útil para compreender bem o progresso necessário entre os três graus. O Venerável indica que o primeiro grau é uma “representação simbólica da entrada de qualquer ser humano em sua existência mortal” e que lhe ensina “os princípios ativos da beneficência e caridade”. Então, ele continua: Prosseguindo em seu caminho, sempre guiado em seu progresso pelos princípios da verdade e da virtude moral, você passou ao segundo grau, onde ele o levou a contemplar as faculdades intelectuais e a acompanhar o seu desenvolvimento pelas vias da ciência divina e mesmo até o trono do próprio Deus. Os segredos da natureza e os princípios da verdade intelectual foram, então, revelados aos seus olhos. E para o homem

Ela vos ensina, pela contemplação, a preparar as horas finais de sua existência. E quando, através dessa contemplação, ela vos guiou através dos caminhos sinuosos desta vida mortal, ele vos ensina finalmente … como… morrer.

LUZES E ESCURIDÃO 

Para a recepção no primeiro grau, somos preparados na Inglaterra de uma forma semelhante ao que se pratica em França – uma venda nos olhos, uma parte de nossas roupas em desalinho, a parte inferior da perna desnudada. Em seguida, penetramos no templo como um candidato humilde na escuridão – mas essa escuridão nos é própria; nós mesmos somos nela mergulhados, porque esta viagem das trevas à luz é uma jornada individual, pessoal. No entanto, os irmãos reunidos no templo nos acompanham em um espírito de fraternidade, em primeiro lugar para garantir que nada nos suceda de mal, seja no plano físico ou espiritualmente. Segundo, eles também estão lá para garantir que nossa iniciação seja regular e corretamente executada. E, em terceiro lugar, eles também estão presentes para “revisitar” a experiência fundamental de suas próprias iniciações e meditar sobre as lições que eles mesmos aprenderam.

Mas quando adentramos o templo para nossa cerimônia do segundo grau, o contraste é total. É certo, que fomos preparados de um modo semelhante ao do primeiro grau, mas não mais temos os olhos vendados. Assim, embora não houvesse ali nenhuma luz – fora aquele que podemos encontrar nas profundezas de nós mesmos – ela agora resplandece; é a luz do dia de que todo companheiro pode precisar para se deslocar à frente em seu caminho. A sensação geral deste grau é uma impressão de luz, de alegria e paz. Considerando que no primeiro grau, fisicamente colocado em dificuldades e mentalmente desorientado, tropeçamos e cambaleamos; aqui estamos na situação de viajar e apreciar plenamente a beleza e a alegria da Natureza, uma alegoria de nossa própria natureza – esta verdadeira natureza que estamos em vias de descobrir e de medir a precisão.

Então, quando somos admitidos no templo no terceiro grau, o contraste é ainda mais impressionante. Desta vez, tudo está mergulhado em trevas. Não só para nós, os candidatos, mas para todos os presentes. Os irmãos compartilham com o candidato a privação de luz, de toda luz, com exceção de um brilho muito tímido no Oriente. Para todos os irmãos, essa escuridão quase total é um lembrete sombrio de que a busca da nosso Ser, livre de qualquer preocupação ou obsessão materialista pelas provas enfrentadas nos dois primeiros graus, é um assunto sério e que o seu objetivo é aquele que todos aspiramos ao final: primeiro vislumbrar a ideia de ser um só com a Eternidade, em seguida, totalmente a experiência … se tivermos a oportunidade chegar até lá. Esta ideia ecoa uma das instruções do primeiro grau: E como o fabricante levanta sua coluna por meio do nível e da perpendicular assim deve se conduzir o maçom em relação ao mundo. Ele deve observar um equilíbrio justo entre avareza e a prodigalidade, manter em equilíbrio os pratos da Justiça em um equilíbrio e conter suas paixões e preconceitos dentro dos limites de uma conduta justa; e em todas as ocupações, ter em vista a Eternidade.

VIAGENS...

Mas a ressonância entre os graus não se restringe às suas respectivas cerimônias introdutórias. Se vemos toda a Maçonaria como a alegoria de uma viagem que vai do nascimento até a morte e à perfeição depois de ter percorrido toda a sua existência, então cada grau incorpora pequenas viagens como fases da “Grande Viagem”. No primeiro grau, começamos por dar a volta ao templo para mostrar que merecemos ter acesso aos mistérios da Maçonaria, em seguida, uma segunda viagem deve nos permitir demonstrar o que aprendemos. No segundo grau, primeiro fazemos a prova de que somos maçons, em seguida mostramos que realizamos o trabalho necessário para nosso avanço e, finalmente, após o avanço, um novo exame nos põe à prova mais uma vez. O terceiro grau é decididamente diferente. Empreendemos três viagens. As duas primeiras estão ligadas aos dois primeiros graus. Mais uma vez, é nos solicitado que provemos ser um maçom do primeiro grau e depois, do segundo grau. Quanto à terceira viagem, ela deve mostrar que somos qualificados para sermos promovidos – exaltados – ao terceiro grau e, em particular, que estamos na posse da senha que nos permite fazê-lo. No entanto, o que falta aqui é a última viagem, aquela no decorrer da qual somos examinados para mostrar nossa competência e demonstrar o nosso conhecimento. Todavia, os segredos expressos pelos Vigilantes durante a cerimônia de encerramento dos trabalhos do terceiro grau são apenas segredos substitutos. O verdadeiro segredo, aquele que está em nossos corações, é tão íntimo que é incomunicável a um terceiro, e é assim que deve ser, porque esse segredo diz respeito à eternidade; e isso não pode e não deve ser descoberto a não ser por nós mesmos.

O meio de progredir em cada grau em direção à luz no Oriente é interessante. No primeiro grau, estamos mergulhados na escuridão completa, de modo que os passos que damos são necessariamente hesitantes e que somente vamos conseguir dá-los com a ajuda do Diácono (correspondente ao Experto no rito francês), que permanece ao nosso lado. À medida que avançamos, ganhamos mais confiança, de modo que cada passo é um pouco mais seguro do que o anterior. Note-se que todos os passos do primeiro grau são em linha reta e no mesmo plano.

Ao contrário, no segundo grau, nós não só nos desviamos da linha reta, mas também começamos a subir, o que é uma alegoria óbvia da ascensão que deve nos levar do campo das aspirações materiais à união esperada na Câmara do Meio. Estes passos são seguros e determinados e eles refletem a nova confiança que o segundo grau permite.

No terceiro grau, as dificuldades são muito maiores do que aquelas que encontramos no primeiro. É verdade que dessa vez podemos ver o caminho que devemos tomar. Mas, esta estrada está bloqueada por um obstáculo. E este obstáculo sobre a qual devemos passar, é um caixão, a própria negação da vida. É, em suma, por esses passos que enterramos alegoricamente nosso Ser materialista afim de nos aproximarmos da perfeição.

AS FERRAMENTAS 

As ferramentas dos três graus fornecem outra percepção significativa da correlação do conjunto do percurso maçônico. Estas ferramentas são: no primeiro grau, a régua de 24 polegadas, o formão e o malho; no segundo grau, o esquadro, o nível e o prumo (ou perpendicular); e no terceiro grau é o cordel, o lápis e o compasso. Diz-se que as únicas ferramentas da verdadeira construção são aqueles do segundo grau. As do primeiro grau são ferramentas de preparação – com a ajuda do malho, do cinzel e da régua, preparamos e talhamos a boa dimensão e embelezamos as diferentes pedras. Quanto às ferramentas do terceiro grau, elas são instrumentos de criatividade que permitem traçar o plano do solo corretamente estudado para determinar as proporções e projetar o edifício, antes de transferir tudo isso sobre a prancha de traçar.

Mas, de fato, são as ferramentas do segundo grau que são as mais reveladoras. Já temos à nossa disposição as pedras, devidamente preparadas e prontas para serem colocadas no lugar para formar o edifício. Já temos os planos e o própria terreno foi preparado para nos permitir começar. Através do esquadro, do nível e do prumo – as ferramentas do segundo grau, que seremos capazes de posicionar as pedras. Então, essas são os instrumentos de controle da qualidade que asseguram que a base está no nível, que as pedras estão perfeitamente formadas, como nos prova o esquadro, vão se montar perfeitamente e que elas vão se ajustar verticalmente conforme demonstra o prumo.

No primeiro grau, uma das primeiras coisas que notamos depois de encontrar a luz material, é o pavimento mosaico sobre o qual nos colocamos. O preto e o branco nos lembram conscientemente os contrastes da alegria e da tristeza, da luz e da escuridão, da fortuna e do infortúnio, e até mesmo da vida e da morte. Assim, mesmo que a luz física seja restaurada, podemos continuar a encontrar a prosperidade e a adversidade no curso de nossas existências. Portanto, no segundo grau, mesmo que o Companheiro caminhe em um novo ambiente de alegria e fecundidade, ele é constantemente lembrado que a escuridão é uma oposição e um perigo onipresentes. Em certo sentido, elas podem aparecer nesta fase como um aviso, uma vez que quando ele atinge o terceiro grau, vai encontrar escuridões muito mais sombrias do que qualquer coisa que ele tenha experimentado no primeiro grau. Tem-se a esperança de que os “alimentos” do segundo grau – o trigo, o vinho e o azeite – serão suficientes para o sustentar na última e suprema prova.


EM DIREÇÃO AO GRAU SUBLIME 

Apesar de que o conjunto da Maçonaria é apresentado como uma série de viagens, há diferenças significativas em relação ao destino de cada uma delas. O primeiro grau nos leva, pelos passos dados de nível, no mesmo plano horizontal, até este lugar onde, pela graça do voto de fidelidade, poderemos receber a luz, tanto física quanto simbólica e espiritual. Mas, por enquanto, não iremos mais longe. No segundo grau , nossos passos não são mais na horizontal: tendo passado o altar, o ponto em que chegamos à luz, temos o direito, conforme mostra o nosso uso da palavra de passe, de nos alçarmos a um outro nível, onde vamos conseguir a permissão para entrar na Câmara do Meio, para ali pagar nossas dívidas, e para mostrar que merecemos “receber nosso salário”; um salário simbolizando um valor espiritual.

No terceiro grau, permanecemos nesse nível superior, mas atravessamos o véu que nos separa da esperança da vida eterna, para entrar no Sanctum Sanctorum, o Santo dos Santos. É por esta razão que falamos do terceiro grau como o grau “Sublime”, uma vez que é ali que chegamos diante do Grande Arquiteto, cara a cara, e que aprendemos a conhecer e nos apropriarmos da centelha divina dentro de nós, que pode ser justamente considerada como o auge de nossa viagem e o objeto de nossa verdadeira aspiração.

A viagem através dos três graus é, portanto, ao mesmo tempo complexa e completa. Essa viagem que nos faz tomar um caminho em certos momentos inesperados, mas também gratificantes, pode ser realmente vista como uma busca pela vida.



Publicado 14 de janeiro de 2015 em REVISTA FRANC-MAÇONNERIE


RITO MODERNO FRANCÊS RESTAURADO: SISTEMA MAÇÔNICO EM TRÊS GRAUS E QUATRO ORDENS


Tradução J. Filardo


AS ORIGENS HISTÓRICAS DO RITO MODERNO


Nunca houve Lojas de maçons na Idade Média. Os pedreiros, assentadores e canteiros eram agrupados em guildas e corporações a que se chamava o Ofício (Craft).

Eles estavam em barracas provisórias chamadas de lojas na França e “Bauhütte” na Alemanha.

As diferentes profissões agrupadas sob o título genérico de Maçons entravam na Guilda prestando um juramento sobre as Sagradas Escrituras. Este juramento santificava seu compromisso com seus deveres para com seus empregadores, colegas e suas mulheres, nada mais. Os sapateiros, açougueiros, serralheiros prestavam um juramento idêntico e não há segredo esotérico em tudo isso.

Nenhuma Loja de maçons – no sentido de assembleia de homens existia antes do Renascimento, período em que o poder da igreja começa a diminuir, tanto no plano espiritual quanto material.

É então, no século 17, e exclusivamente no Reino Unido, composto pela Escócia, Inglaterra e Irlanda, que aparecem as Lojas de maçons no sentido que as entendemos.

Conglomerado heterogêneo de antigos trabalhadores da construção, burgueses e notáveis, vagamente federados em Grandes Lojas locais ou provinciais. Esta instituição com princípios religiosos e morais articulados em torno da alegoria do Templo de Salomão permaneceu profundamente católica, anglicana, apesar das inovações anglicanas de Henrique VIII.

Documentos provenientes desses séculos antigos existem. Estes são as muito católicas “Antigas Obrigações”: Antigos Deveres.

Até o nascimento da Grande Loja de Londres, nunca houve iniciação ou simbolismo, mas sim emblemas e uma cerimônia de recepção, cujo ponto essencial era a comunicação secreta da palavra do Maçom (Mason’s word).

Em 1717, sob o impulso de alguns irmãos TODOS eles protestantes e membros da Academia de Ciências (Royal Society of Sciences), portanto influenciados pelos trabalhos científicos de Isaac NEWTON, forma-se a Grande Loja de Londres através da federação de quatro lojas dessa cidade. Esses fundadores são muito diferentes dos maçons católicos e pequenos burgueses que povoam as antigas Lojas do Reino Unido. Eles são protestantes, inquietos, educados e confiantes. E eles imediatamente são novidade no quadro podre da antiga instituição maçônica. Eles são, de fato, liderados por Desaguliers, homem inteligente e determinado. Muito rapidamente, um certo número de Lojas alinha-se com a nova organização. Mas as coisas não vão muito bem com os velhos maçons católicos e da Irlanda, que, em primeiro lugar, criticam os recém-chegados e, em seguida, tornar-se maus. A fonte, a partir daqui, é a obra de base extraordinária em Inglês, de Bernard Jones, que foi membro por 44 anos da Loja “Ars Quatuor Coronati”, obra prefaciada pelo famoso historiador J. Héron LEPPER, bibliotecário e curador do “Freemanson’s Hall” de 1943 a 1952. Nossas afirmações são, portanto, encontradas no capítulo 12 do livro “Guia e Compêndio do Maçom.”

A Grande Loja de Londres foi formada em 1717. Uma Grande Loja rival foi fundada em 1751, ou sejam depois de 34 anos de duras críticas.

Os adeptos dessa Loja rival, acreditando que praticavam uma mais pura e mais antiga maçonaria, chamavam a si mesmos, os Antients (Antigos). E, para zombar deles, chamavam os membros da Grande Loja de Londres, recentemente formada, os “Modernos”. Este epíteto permaneceu. O nome exato da obediência de 1751 é “A Mais Antiga e Honorável Sociedade de Maçons Livres e Aceitos”.

Seu destino é rapidamente assumido por Laurence DERMOTT, um pintor irlandês de 32 anos, um homem de grande qualidade e energia indomável. Dermott logo começa a redigir uma Constituição e a publica em 1756. Este documento é curiosamente chamado de “Ahiman Rezon”, o que significa mais ou menos em hebraico: o “Guia secreto do irmão”. Dermott explica claramente em seu livro que “… as Lojas são os únicos seminários onde o homem pode entender, compreender e aprender seus deveres para com Deus e também com seu próximo.”

O que nos interessa nesta aventura, é saber por que os Antients atacavam tanto os Modernos, cujos ideais de tolerância e abertura intelectual e religiosa nos são conhecidos através das Constituições de Anderson de 1723 e especialmente de 1738.

De fato, a edição de 1738 das Constituições, no texto revisado do artigo 1 das Obrigações do Maçom, ratifica e dá força de lei a um uso que se espalhou como um rastilho de pólvora tanto na Inglaterra quanto no continente. Se a versão de 1723 do artigo 1 das Obrigações já é ecumênico em espírito e em sua redação por vezes ambígua, o contexto do documento, particularmente sua introdução longa introdução pseudo-histórica demonstra inequivocamente que se trata de um ecumenismo cristão, reservado apenas aos seguidores de diferentes “denominações” cristãs e excluindo expressamente os ateus, libertinos e muçulmanos.

Na realidade, desde o início da Ordem Moderna encontraram-se traços indiscutíveis da presença de judeus e de “maometanos” em algumas lojas Inglesas espalhadas por toda a Commonwealth e no continente.

O novo texto de 1738 confirma, assim, um estado de fato e uma evolução dos espíritos além do quadro restrito e cristão do projeto inicial dos fundadores. Todas as religiões monoteístas estão, portanto, agora em causa. Esta ampla abertura do compasso andersoniano se manifesta pela precisão emprestada à redação do artigo 1 das Obrigações

“… em verdadeiro Noaquita”.

A Ordem Moderna relaciona-se agora todos os descendentes de Noé, os seguidores das três grandes religiões monoteístas: cristianismo, islamismo e judaísmo.

Nos cinquenta anos que se seguiram, alguns ramos da Ordem Moderna assistirão ao fluxo de racionalistas ou céticos que se acotovelarão nas oficinas de místicos e cabalistas.

É preciso admitir que os Modernos cometeram erros entre 1717 e 1751.

E os Antients publicam um documento de fortes críticas aos Modernos, porque ele retoma toda a lista de queixas dos Antients contra os Modernos.

Isto nos permitirá compreender plenamente todas as diferenças entre estas duas formas de Maçonaria e estes dois ritos.

Quais são as acusações contra os Modernos?
Entre 1730 e 1740, os Modernos inverteram as palavras tradicional de reconhecimento do 1º e 2º graus, ou seja, a PRÓPRIA ESSÊNCIA da recepção na Ordem conforme evidenciado por todos os manuscritos relacionados ao Craft desde o Renascimento.

Este ponto preciso, que é absolutamente capital será desenvolvido imediatamente após a enumeração das queixas pelos Antients contra os Modernos.
Os Modernos aboliram as orações em Loja. A antiga Maçonaria, com efeito, invocava e continuaria a invocar por muito tempo, o Cristo, a Virgem e muitos Santos na abertura dos seus trabalhos que permaneceram muito católicos.
Os modernos descristianizaram os rituais. Os catecismos demonstram que os rituais originais tinham um caráter cristão afirmado, assim como as Constituições de Anderson de 1723 (exceto o capítulo das Obrigações).
Os Modernos ignoraram e negligenciaram as festas dos Santos, isto é, eles realizavam seus banquetes em dias diferentes dos dois São Joãos.

Este costume constitui um verdadeiro “landmark” para alguns maçons Antients, que eles perpetuam até nossos dias.
Os Modernos negligenciaram, em alguns casos, a preparação dos candidatos conforme o costume.
Os Modernos abreviaram os rituais e, em particular, negligenciaram os catecismos ligados a cada grau.
Os Modernos deixaram de recitar as Antigas Obrigações durante as iniciações.

Estas Antigas Obrigações haviam se tornado irrelevantes na Nova Ordem Moderna, e sua omissão era provavelmente justificada. Mas os Antients viam nisso um novo ultrage dos recém-chegados.
Os Modernos introduziram a austeridade nas cerimônias, tendo particularmente suprimido a espada durante iniciações, exceto no que se refere ao cobridor externo que porta uma espada.

Não se sabe para que uso os Antients portavam a espada em Loja. Os Franceses modernos, ao contrário, fizeram disso um uso ritual especial e essencial de seu RITO. (Conf. as gravuras de Lebas (1745), particularmente o 3º grau).
Os Modernos deixaram cair em desuso a cerimônia esotérica de Instalação do Mestre, embora algumas de suas Lojas continuem a praticá-la.

Esta cerimônia era obrigatória entre os Antients para acessar o grau subsequente do Arco Real; grau que os Modernos não aceitarão em reconhecer a não ser muito mais tarde.
Os Modernos se afastaram da antiga maneira de organizar a Loja, particularmente a posição das três grandes luzes, os rituais de abertura e fechamento e a posição dos vigilantes em loja.
Os Modernos ignoram a função de diácono. Esta função é tipicamente “Antiga” e as lojas modernas que depois de 1809 também adotaram diáconos, o fizeram sob a influência dominante dos Antigos.

Se olharmos bem, as críticas não se dirigem a pontos suficientes acessórios do cerimonial, nota-se que as três acusações se relacionam à cessação do comportamento religioso junto aos Modernos:

– cessação de orações em Loja;

– a descristianização dos rituais;

– a não-celebração das festas de São João.

Isto coloca em evidência um comportamento muito diferente entre os dois ritos, resultante de valores fundamentais divergentes.

Mas a acusação mais grave e mais essencial, que foi considerada um verdadeiro horror pela maioria dos Maçons, mesmo pertencendo à Grande Loja dos Modernos, foi a inversão das palavras sagradas do 1º e 2º graus, que, desde tempos imemoriais, eram BOAZ para os aprendizes e JAKIN para os Companheiros.

Por que essa inversão é realmente sacrilégio?

Pretende-se e se escreve que as divulgações publicadas a partir de 1730 e o desejo de evitar a entrada de profanos assim informados na Loja, estão na origem dessa inversão. Isso não é verdade.

Aqui está o que JONES disse, com base nos arquivos autênticos: na realidade, a Maçonaria espalhou-se rapidamente na França, na Irlanda e na Escócia. Irmãos destes países trouxeram para a Inglaterra ideias que não se originaram em solo Inglês. A Grande Loja de Londres viu-se penetrada, por volta de 1730, por muitos maçons não afiliados à sua obediência e exigindo a admissão em suas Lojas. Aos seus olhos, cada um desses Maçons não afiliados era irregular e, para tornar o acesso difícil ou impossível, a Grande Loja tomou uma decisão muito séria.

Ela realizou nada menos que a inversão das palavras de reconhecimento do 1º e 2º graus e emitiu um verdadeiro ukasse proibindo suas Lojas de admitir aos seus trabalhos, Maçom que não sendo afiliado, se revelasse desinformados sobre essa mudança.

A Grande Loja dos Modernos fez essa grave alteração da tradição com as melhores intenções, mas, segundo JONES, ao fazê-lo, ela se tornou culpada de um profundo erro de julgamento e, posteriormente, pagou um preço muito alto por esta falha. A inversão foi considerada pelos seus próprios membros e pelo conjunto de todos os outros Maçons como uma violação extremamente grave de um landmark existente desde tempos imemoriais.

E, ainda, uma estupidez no plano lógico dos fundamentos de todo rito maçônico que é a do Templo de Salomão.

Discutiu-se muito a posição das colunas “J” e “B”, a fim de saber se elas estão localizadas à direita e à esquerda ao se entrar no templo, ou ao se olhar a partir do interior do templo para fora. No primeiro Livro dos Reis na Bíblia, capítulo 7, versículos 15-21, aprendemos que JAKIN fica à direita e BOAZ à esquerda. Em seguida, no mesmo Livro dos Reis, mesmo capítulo, mas versículos 38-39, aprendemos que:

“Ele colocou as bases, cinco perto do lado direito do Templo e 5 perto do lado esquerdo do templo; quanto ao mar (de bronze), ele tinha colocado à distância DO LADO DIREITO DO TEMPLO, A SUDOESTE”.

A direita é, portanto, o Sul para os Hebreus, quer dizer, ali se sentam os Companheiros sob a a coluna “J”.

Esta é a tradição hebraica expressa através da Bíblia.

Se necessário, Flavius ​​Josefo confirma isso, dizendo

“Solomão colocou cinco das bacias no lado esquerdo do Templo

QUE ERA O LADO VOLTADO PARA O VENTO DO NORTE e outro tanto ao Sul, mas voltadas para o Leste. Antiguidade dos Judeus, Livro VIII, Capítulo III, 6.

Nós reteremos a partir disso que a verdadeira prática moderna antes da inversão, é o respeito pela posição correta:

BOAZ é a palavra do Aprendiz

JAKIN é a palavra do Companheiro

Está na Bíblia. Está nas “Antigas Obrigações”. É a Tradição. Um último elemento vem sustentar os méritos de nossa posição visando restabelecer a localização correta das colunas, bem como as palavras tradicionais dos Aprendizes (B) e dos Companheiros (J), e este elemento é de ordem “canônica” ou, se preferir, legal no plano do direito maçônico.

Em 12 de abril de 1809 a Grande Loja dos Modernos, cujo Rito era seguido na França (incluindo a inversão de palavras e das colunas!) toma a seguinte decisão aplicável a todas as Lojas relevantes de sua jurisdição e praticando seus rituais: “que esta Grande Loja aceita o parecer do Comité de Caridade de que não há necessidade de manter em vigor as medidas que foram tomadas no ano de 1739 ou por volta dele, em relação a Maçons irregulares e ordena, portanto, que todas as lojas voltem aos antigos landmarks da sociedade.

” Assim então, se essas disposições não tinham eco na França ou na Bélgica, é sem dúvida à anglofobia da França napoleônica que se deve a permanência, até nossos dias, de um uso em total contravenção com o bom senso, a tradição e a lei maçônica dos Modernos.


VALORES EXPRESSOS PELO RITO MODERNO


O Rito Moderno é, assim, uma construção e um sistema simbólico que atende a uma lógica interna coerente. Não mais do que quaisquer outros meios convencionais de comunicação, ele não autoriza a liberdade absoluta de interpretação.

Na verdade, ele é baseado em uma série de VALORES que são aqueles dos Maçons andersonianos ou modernos, no início do século XVIII britânico e francês.

Note-se que o ecumenismo religioso foi inventado e construído pelos Maçons dois séculos e meio antes do Concílio Vaticano II.

Estes valores são universais e são, na nossa opinião, os da Ordem Moderna conforme concebida por DESAGULIERS; eles, porém, não estão confinados a um período restrito que seria a das origens distantes. É porque eles são universais que eles nos dizem respeito e se relacionam com o Rito que praticamos, HOJE.

No entanto, a transmissão do Rito ao longo dos séculos não se fez sem alterações significativas, devido a inspirações ruins, negligências, modismos, ignorância, oportunismo político, alinhamentos ou simplesmente à influência determinante e dominante do prestigioso Rito Escocês Antigo e Aceito.

Convém, portanto, para nossa Loja, analisar os componentes do Rito Moderno original à luz do espírito universal que o inspirou, para conhecer – na falta de poder praticá-lo – nosso Rito em toda a sua pureza e seu elevado significado reencontrado.

Vimos que a moderna Maçonaria especulativa nasceu em um ambiente newtoniano, sem qualquer dúvida, cristão, mas saturado de intolerância religiosa e ávido por paz, universalismo e as luzes da nascente ciência. DESAGULIERS quer dar à Europa uma NOVA CIVILIZAÇÃO, baseada em novos valores.

Os estatutos tolerantes de 1738 ainda em grande parte imbuídos de cristianismo, permitirão que se pratiquem rapidamente em Loja os princípios dos três grandes monoteísmos. No continente, agnósticos e racionalistas juntar-se-ão aos seus esforços, a partir do final do século. Porque os únicos critérios “modernos” são: a observância da Lei Moral e a prática da Religião Universal.

O movimento maçônico moderno de 1717 ou a “Nova Maçonaria” repousa fundamentalmente sobre:

– a abertura aos outros, com o objetivo de ser um Centro de União;

– a tolerância religiosa;

– o respeito por uma lei moral não confessional;

– a descristianização dos rituais “Antigos” em favor de uma concepção ao mesmo tempo do Velho e do Novo Testamento (e não mais exclusivamente católica) cuja articulação é o Mestre da Loja, identificado com a Estrela Flamejante.

EXPRESSÃO DESSES VALORES NOS RITUAIS MODERNOS DO INÍCIO DO SÉCULO XVIII.


A Loja “moderna” ilustra a mensagem de ambos os Testamentos, e, portanto, do Livro sobre o qual os Maçons modernos assumem suas obrigações. A loja desempenha um papel pedagógico através do arranjo dos elementos que a compõem. Este ensinamento transmitido como aquele das catedrais. É preciso decifrá-lo, ENTRAR nos dados dessa geografia sagrada, articulada em torno da Estrela Flamejante.
A Loja é a imagem do Cosmos, orientada nas três direções do espaço. Ela é encimada por uma abóbada estrelada, sustentado por três pilares. Esses pilares se chamam: Sabedoria, Força e Beleza.

(Referências: Documentos de 1730, 1743, 1744, 1760, 1772 e 1801)
A loja dos maçons fica no adro do Templo de Salomão, e não dentro do Templo, cujo acesso é reservado apenas para os sacerdotes. Ela é, portanto, ao ar livre, razão pela qual a abóbada estrelada é sua sexta dimensão. Jamais se utiliza, então, a palavra TEMPLO para designar o lugar onde se reúnem os Maçons dos três primeiros graus.
O pórtico do Templo de Salomão é sustentado por duas colunas situadas no Ocidente (e uma terceira no Oriente). Na autêntica tradição moderna, Jakim é a coluna da direita; ela é atribuída ao Primeiro Vigilante e simboliza a Força. Boaz é a coluna da esquerda; ela é atribuída ao Segundo Vigilante e simboliza a Beleza.

Esta era a prática comum antes de 1730 (manuscrito Chetwode Crawley de 1700, manuscrito Trinity College, Dublin de 1711). Quanto ao manuscrito Chetwode Crawley de 1700, ele contém um catecismo de onde é extraída a seguinte resposta:

Pergunta: “Onde se encontram as palavras?

Resposta “Em Reis 1, 7 a 21 e Crônica II, último verso.

As duas colunas descritas na Bíblia são do mesmo tamanho, da mesma cor e não tem “sexo” (conf. as teorias “esotéricas” de Oswald Wirth).

A localização das duas colunas, e, portanto, das palavras de Aprendizes e Companheiros, foram invertidas por volta de 1730-1740 pela Grande Loja de Londres (conf. acima)

Essa inversão, anti-tradicional e puro contrassenso simbólico, foi mantida em certos ritos até nossos dias, EMBORA NÃO SEJA MAIS APLICÁVEL, a causa que tinha, de fato, mais ou menos “desculpado” esta medida administrativa aberrante já tenha desaparecido há muito tempo. Esta inversão deve, assim, ser esquecida e a verdade histórica e bíblica restaurada na plenitude de seus direitos, que são aqueles da Tradição Moderna antes de 1730.
A terceira coluna, situada no Oriente é representada, quer pela Estrela Flamígera ou pelo Venerável Mestre (conf. painel de Loja de 1751).
Sustentada por três colunas ou pilares, a Loja é iluminada por três grandes luzes que são no Rito Moderno: o Sol, a Lua e o Mestre da Loja. (Menções explícitas em : Masonry Dissected (Prichard, 1730), Le Sceau Rompu (1745), Le Recueil précieux de la Maçonnerie adonhiramite (1786), Le Régulateur du Maçon (1801). Explicação: “Como o sol preside o dia e a lua a noite, assim o Mestre preside a Loja para a esclarecer.” Extrato dos rituais do século XVIII.

A consciência do Maçom é, portanto, esclarecida, no Rito Moderno pelo sol, a lua e o Mestre da Loja (quer dizer, a Estrela Flamígera de onde ele tira o emblema em seu colar e que ele enverga em Loja).

Cada uma dessas três grandes luzes é representada na Loja por uma vela colocada em um alto candelabro que ilumina o painel da Loja, condensado simbólico dessa última.
Localização das Três Grandes Luzes: esta localização é descrita nos rituais aceitos, os mais antigos de 1696, 1700 e 1704 e é ilustrado de forma inequívoca pelas gravuras das divulgações de 1744, 1745, 1751 e 1801, bem como pelas famosas gravuras de Philippe LEBAS (1745), que ilustram com tanta precisão como a prática do Rito Moderno na França.

Esta disposição é: NE, SE, SO. Ou seja, um esquadro que tem como base o Oriente e não o Ocidente.

Esta tradição foi mantida pela Grande Loja de Londres 1717 a 1813, quando se fundiu com a Grande Loja dos Antigos, fusão pela qual suas próprias práticas foram absorvidas pela obediência dominante. Demonstraremos a seguir que o uso britânico contemporâneo, o do REAA que consiste em designar como “Grandes luzes” o Volume da Lei Sagrada, o esquadro e o compasso, vem da Grande Loja dos Antigos, que se desenvolveu após 1751 em reação ao espírito do Rito Moderno.
A Estrela Flamígera e a letra “G” A Estrela Flamígera está presente desde o 1º grau

(a) no Painel da Loja, entre o sol e a lua;

(b) sobre o colar do Venerável Mestre, à qual ele é identificado.
A posição moderna das Três Grandes Luzes define, não mais o ciclo solar de um dia comum, mas AS POSIÇÕES DO SOL EM CADA UM DOS SOLSTÍCIOS.

O dia em que o sol nasce mais a NE é o solstício de verão, correspondente a São João Batista; o dia em que ele põe mais a SO é o solstício de inverno, correspondente a São João Evangelista.

O solstício de verão é meio-dia do ano; o solstício de inverno é meia-noite. Isto esclarece a noção sagrada do trabalho maçônico que é feito a partir do meio-dia até meia-noite, ou seja, de um São João (Lei Antiga) ao outro (Lei Nova).

Simbolismo trinitário: se os dois castiçais extremos representam os dois São Joões, o castiçal central a SE também representa o Cristo. Esta tradição é, ela também, autêntica, e a semelhança das Três Grandes Luzes com as três pessoas da Trindade é uma constante dos Rituais antigos (fontes: 1724, 1725, 1726, 1744 e 1801).

A luz a SE representa a segunda pessoa da Trindade, as luzes a NE e SO correspondem ao Pai e ao Espírito.

Compreende-se por que, no Rito Moderno francês, o Tetragrama da Antiga Lei nunca pudesse ser representado no Oriente, mas sempre no ocidente, ou seja, no lado do declínio, do “decrescimento” bíblico.
O mobiliário da loja. Esta palavra “mobiliário” (do latim: mobilis, Inglês: mobile) designa um objeto móvel, ou seja, que pode ser facilmente deslocado durante uma cerimônia. No Rito Moderno os três móveis são: a Bíblia, o esquadro e o compasso. Na verdade, esses três objetos rituais mudam de lugar durante a cerimônia de recepção, a Bíblia é levada entre a mãos do neófito, o esquadro se encontra colocado sob seu joelho direito e o compasso apontado para seu coração. (Masonry Dissected (1730) Déclaration Mystérieuse (1743).

A Iniciação é um processo por definição adogmático que se realiza sem qualquer influência ou contexto religioso obrigatório, a função moderna da Bíblia não só pode iluminar a consciência do Maçom, mas também dar uma dimensão simbolicamente sagrada aos seus juramentos.

No Rito Moderno, a Bíblia é aberta no Evangelho esotérico de São João, o único Evangelho que tem este caráter iniciático particular.

Nada cobre o Livro, a não ser, por vezes, a espada do Venerável Mestre, sinal de inabalável lealdade que deve observar em relação ao conteúdo da mensagem de João. A Bíblia repousa sempre na “plataforma” do Mestre da Loja e nunca sobre um “altar”, peça de mobiliário tipicamente “Antiga” que não tem lugar em uma Loja de Maçons libres, realizada no adro do Templo.

Quanto ao esquadro e o compasso, é difícil compreender a sua transformação em “luzes”, em outros ritos e até mesmo no Rito Moderno após 1813.

No Rito Moderno, essas duas ferramentas desempenham um papel fundamental na iniciação nos três primeiros graus franceses. Elas são móveis; o esquadro serve para que o joelho direito do recipiendário, desnudo, seja colocado abaixo durante o juramento. O compasso deve ser aplicado sobre o peito esquerdo, descoberto.

O candidato presta o juramento “na posição de esquadro”, perna esquerda e perna direita em ângulo, e ele mesmo estando localizado “entre o esquadro e o compasso”, posição tradicional do Maçom, que encontra toda a sua realização quando de sua exaltação ao grau de Mestre.

Não existe jamais ajoelhar-se no Rito Moderno.

(Esta postura tem origem em usos vigentes em outros ritos, especialmente durante rituais que evocam um viés cavaleiresco onde ela encontra o seu pleno significado no rebaixamento necessário que precede a elevação).

Em 1813, a Loja de Reconciliação, criada após a fusão dos Antigos e Modernos adotou a prática do vencedor do confronto de dois Ritos no Reino Unido, ou seja, o Rito dos Antigos. Seus usos suplantaram definitivamente a lógica solar e não-confessional que era a dos Modernos. As três luzes se tornam a Bíblia sobre a qual se apoiam o esquadro e o compasso entrelaçados. Esta Loja discutido o significado que assume este conjunto simbólico.

Ele expressa a crença religiosa tipicamente dos Antigos segundo a qual todo trabalho maçônico baseia-se e deriva sua justificativa da Palavra Revelada por Deus nas Santas Escrituras.

As tentativas de explicação do tipo livre arbítrio têm origem em uma casuística indefensável aos olhos de usos imemoriais da Ordem. Nós constatamos ainda e todos os autores, bem como todos os documentos consultados atestam que esse uso nunca pertenceu e não corresponde aos valores do verdadeiro Rito Moderno. Ele tem origem no sistema de crenças religiosas e valores do Rito Antigo que impôs à fração moderna que ele absorveu em 1813. Constitui em nossos dias um landmark maçônico anglo-saxão.

Concluindo, a Bíblia não é uma das luzes, ao contrário dos ensinamentos do Rito Antigo, tomado por todas as Maçonaria “regulares”, isto é, subservientes a Londres e à mentalidade anglo-saxã.

Esta prática, imposta em 1813 pela Grande Loja Unida da Inglaterra, pode parecer contraditória, ilógica e dogmática. Contraditória e ilógica, porque um livro é um objeto material que não se destina a difundir a luz, como o sol, a lua e a estrela flamejante, astros que por definição, cumprem esta função. Dogmática, porque a luz que na lógica antiga devia emanar “espiritualmente” de um livro é aos olhos dos seus proponentes Antigos, a Verdade Revelada à qual todo Maçom regular DEVE ACREDITAR.

Vemos como o Rito Moderno e o Rito Antigo diferem radicalmente em espírito sobre este assunto, como também muitos outros.

Podemos concluir a partir do conjunto de pontos tratados que a geografia sagrada da loja moderna no primeiro quarto do século XVIII constitui um todo coerente.

Sua mensagem é clara para quem tenta entender. O Rito Moderno é uma tentativa de articular tradições ligadas ao Novo e Velho Testamento em torno de um eixo.

Essa função de ponte entre os dois Testamentos é assegurada pelo Estrela Flamígera, Cristo, o Mestre da Loja, o Sol do meio-dia, a Tocha do SE.

Ela é essencial, porque revela ao Aprendiz uma mensagem que em outros ritos, é reservada ao Príncipe Rosacruz (REAA) ou ao Mestre Escocês de Sto. André (RER)

As colunas são o emblema dos fundamentos salomonianos e hebraicos da Ordem, assim como o Delta e o tetragrama místico que, colocados no Ocidente, testemunham o seu declínio.

As Três Grandes Luzes têm uma função solar e joanina (e solsticial).

A passagem da Lei Antiga para a Lei Nova é assegurada pela Estrela Flamígera, Grande Luz da Maçonaria, que pertence a ambas as leis.

O Rito Moderno, por sua consistência e riqueza e também por sua autoridade sobre todos os outros Ritos é um dos que devem melhor transmitir os usos mais antigos e mais autênticos.

Ele merecia, como tal, ser protegido contra inovações e alterações de qualquer espécie.


CARACTERÍSTICAS RITO ESCOCÊS


É difícil ou impossível tratar a especificidade do Rito Moderno, sem estabelecer comparação com outros Ritos praticada hoje, particularmente o Rito Escocês Antigo e Aceito.

Com efeito, muitos usos exclusivos desse Rito são passados, no decorrer do século XIX, para o Rito Moderno Belga, ao ponto de conferir a este último UM CARÁTER DE SINCRETISMO COM FORTE COLORAÇÃO ESCOCESA.

Esse Rito, praticada pelas Lojas do Grande Oriente da Bélgica, da Grande Loja da Bélgica e da Grande Loja Regular da Bélgica, conservou, de fato, apenas alguns usos raros do Rito Moderno original.

Ele abandonou muitos outros, entre os mais essenciais e os mais específicos, e os substituiu por usos mais recentes, sob o pretexto de universalismo e descristianização. (O Rito Escocês Antigo e Aceito é, de fato, o mais praticado no mundo).

Exemplos: – disposição não-Joanina dos pilares-candelabros, ou seja, SE / SO / NO;

– as três grandes luzes se tornam a Bíblia, o esquadro e o compasso, a Bíblia estando aberta no Capítulo XII de Juízes, não no Evangelho de João

– o painel da Loja torna-se um espaço “sagrado” e não é mais usado ritualmente

– o Delta e o Tetragrama são colocados no Oriente da Loja (e não mais no Ocidente)

– as Três Grandes Luzes são dispostas sobre um “altar”

– A Loja de Maçons é confundida com o templo dos sacerdotes.

Este alinhamento de uma parte com um Rito dominante e, de outro lado, com as exigências impostas pela Grande Loja Unida da Inglaterra a partir de 1813, subverteram a lógica e a coerência do Rito Moderno original.

Isso leva a práticas divergentes, compostas e desprovidas de coesão intelectual.

Por isso, é útil rever brevemente as características do REAA.

Foi em 1804 que o Rito Antigo foi trazido de volta para a França vindo da América pelo Comte de Grasse-Tilly. Ele reunirá imediatamente as Lojas escocesa já existentes e os termos “antigo” e “escocês” tornam-se sinônimos. É o Guia dos Maçons Escoceses (1815-1820), página 31 e 32 que, pela primeira vez, menciona a Bíblia, esquadro e compasso como as Três Luzes da Maçonaria. Pratica somente a Maçonaria operativa e a Maçonaria de aceitação que a Maçonaria especulativa moderna do século XVIII sempre ignorou.

Agora também, o Venerável Mestre, o Primeiro Vigilante e o Segundo Vigilante ocupam uma posição solar, não solsticial, NÃO Joanica, ou seja, eles ocupam lugares respectivamente no Oriente, Ocidente e Sul.

Tudo concorre, portanto, é bem evidente, para privilegiar o simbolismo do Antigo Testamento na Loja, e expulsar qualquer referência ao Novo Testamento, portanto cristão.

As práticas rituais “antigas” do Escocismo diferem profundamente daqueles do Rito moderno, bem como seus axiomas fundamentais da seguinte forma:

– crença na Grande Arquiteto do Universo;

– a crença na imortalidade da alma;

– obrigação de colocar o Volume da Lei Sagrada sobre o altar sobre o esquadro e o compasso.

Note-se que a profissão de uma fé, principalmente na imortalidade da alma, torna-se uma imposição essencial do Rito, e que as Três Luzes são o Livro, o esquadro e o compasso colocados sobre um altar situado em um templo.

Não estamos, portanto, mais em Loja reunida no adro, entre maçons de uma Loja de São João. Nós estamos em um Templo, entre praticantes de um culto bíblico.


INTRUSÃO DO RITO ESCOCÊS NO RITO MODERNO

O prestígio de um sistema de 33 graus, a atração de um conteúdo “cavalheiresco”, os nomes gloriosos e correlatos e a dimensão universal, enfim, de sua prática conferiu ao Rito Antigo Aceito um ascendente que influenciou os outros praticada Ritos praticados na Bélgica durante os séculos XIX e XX. Seja dos ritos moderno, escocês ou francês.

Notamos, em particular, as seguintes práticas tipicamente escocesas em seus trabalhos rituais para não dizer litúrgicos:

– a Bíblia é colocada sobre um “altar”

– o juramento é prestado sobre as Três Grandes Luzes: a Bíblia, o esquadro e o compasso

– instituiu-se um acendimento de velas ausente do Rito Moderno

– o traçado do painel da loja do grau no solo é substituído por desenrolar um tapete que se tornou permanente e sagrado

– a cadeia de união é feita com as mãos sem luvas, embora as luvas constituam a vestimenta do Maçom, assim como o avental

– realiza-se um ritual de extinção de velas

– suprimiu-se o apagamento do painel.

Durante a iniciação do primeiro grau:

– os candidatos são introduzidos em um “templo”

– a consagração do candidato se efetua de pé, e não colocado “entre o esquadro e o compasso”

– introdução da fase controversa da “pequena luz”

– juramento sobre as Três Luzes (Bíblia, esquadro e compasso)

– obrigação de realizar um interrogatório sob venda

Durante as iniciações de segundo e terceiro graus:

Essas divergências serão objeto de um trabalho ulterior, as diferenças entre o autêntico Rito Moderno e aquele praticado hoje são numerosas demais. Primeiramente, o uso de uma palavra substituta no terceiro grau, resultando em uma busca posterior da Palavra Perdida, enquanto a própria essência do terceiro grau no Rito Moderno é que a palavra dos Mestres não está perdida e não há, então, necessidade de ser procurada mais tarde.

HISTORIA DE LOS MAESTRES DEL TEMPLE 1070-1307 

Por: David Odalric de Caixal i Mata 


Profesor de Historia y Protocolo Militar ESPRI-IDEC Universitat Pompeu Fabra 
Director del Aula de Historia y Cultura Militar del CFICD (ARES-Ministerio de Defensa) Historiador del Centro de Historia y Cultura Militar
Historiador colaborador del Aula de Cultura Militar 
Historiador colaborador (National Museum Military of Day-D-United States) 
Historiador colaborador de la Fundación Sandhurts (Real Academia Militar de Sandhurts) 
Historiador colaborador Foundation Ecole Militaire de Saint-Cyr 
Historiador colaborador US Army Military History Institute & The US Army Heritage Education Center & The Strategic Studies Institute of the Army War College 
Historiador colaborador (Sundhurts Foundation-Royal MilitaryAcademy) 
Miembro de la Hermandad de Veteranos de las FAS y la Guardia Civil 
Miembro de la Asociación Catalana de Reservistas y de la Milicia Universitaria 
Miembro de la Asociación Nacional de Militares 
Miembro de ARES (Asociación de Reservistas Españoles) 

Hugo de Payens 

Escudo de Armas de Hugo de Payens 

Hugo de Payens (1070-1136) fue el primer gran maestro y fundador de la Orden del Temple y uno de los primeros nueve caballeros. Nació en 1070 en el castillo de Payns cerca de Troyes y muere en Palestina en 1136.???? Se afirma que los otros caballeros eran Godofredo de Saint-Omer, Payen de Montdidier, Archambaud de Saint Agnan, André de Montbard, Godofredo Bison, y otros dos de los que sólo se conoce su nombre, Rossal y Gondamer. Se desconoce el nombre del noveno caballero, aunque hay quien piensa que pudo ser Hugo, Conde de Champagne. Hugo de Payens sirvió en el ejército de Godofredo de Bouillon durante la Primera Cruzada. Fundó en Jerusalén la orden que más tarde se convertiría en el Temple, e hizo que fueran aprobados sus estatutos en el Concilio de Troyes, en 1128. Dirigió la Orden durante casi veinte años hasta su muerte, haciendo de ella una influyente institución militar y financiera internacional.

Robert de Croan

Robert de Craon Escudo de Armas de Robert de Croan 

Robert de Craon, señor de Craon. Desde junio de 1136 hasta el 13 de enero de 1147 ocupó el cargo de Gran Maestre de la Orden del Temple. No se conoce con exactitud la fecha de su nacimiento; pero se sabe que fue hijo de Renaud de Craon, siendo el segundón de la familia. Se instala en Aquitania, donde mantiene relaciones con la hija del señor del Angoumois y cuando le llega la noticia de la fundación de la Orden del Temple por Hugo de Payens, deja a su novia y marcha hacia Palestina para convertirse en templario. Tanto por su valor militar como por su piedad se impone rápidamente en el seno de la Orden, al punto que es designado Gran Maestre, en junio de 1136, a la muerte de su fundador. Destaca como un brillante organizador y hace de la Orden del Temple la auténtica promotora de los Estados Latinos de Oriente. Su papel legislativo interno es muy importante y consigue que el 29 de marzo de 1139 el Papa Inocencio II, mediante la bula «Omne datum optimum» conceda a la Orden numerosos privilegios. Así, los Templarios son excluidos del pago del diezmo, no pertenecen a la jurisdicción episcopal (lo que significa que la Orden cuenta con sus propios eclesiásticos) y son autorizados a llevar la cruz roja sobre sus mantos blancos. Robert de Craon no tuvo tanto éxito en el terreno militar. Apenas elegido derrota al emir de Alepo; pero permite a sus caballeros entregarse al pillaje, facilitando que las tropas del emir se vuelvan contra ellos y los descuarticen. Robert de Craon autoriza a los templarios de España a lanzar una importante expedición (cerca de 70 naves) contra Lisboa; pero resulta también un fracaso. En 1140, los templarios se enfrentan heroicamente a un ejército turco mucho más numeroso en la batalla de Técua. Aunque el cronista Guillermo de Tiro le cita como participante en 1148 en la Segunda Cruzada parece que Robert de Craon fallece el 13 de enero de 1147. En efecto, el registro de defunciones de la parroquia de Reims señala su muerte el día de los idus de enero, o sea el día 13, y su sucesor, Evrard des Barrès, toma posesión de su cargo en abril de 1147.
Evrar de Barrès

Escudo de armas de Evrard des Barrès


Evrard des Barrès (o Everard) es el tercer Gran Maestre de los templarios y gobierna la orden desde marzo de 1147 al 1151. Cuando en enero de 1147 fallece el Gran Maestro Robert de Craon es uno de los principales dignatarios de la Orden del Temple, ya que Evrard lleva el título de Preceptor de Francia. Apenas designado, debe intervenir militarmente a la cabeza de sus templarios para salvar al rey de Francia Luis VII, quien dirigiendo la Segunda Cruzada, se encuentra en situación comprometida en los desfiladeros de Pisidia. Según el cronista Odon de Deuil, Evrard des Barrès es un hombre muy religioso, eminentemente respetable y que posee los valores de un caballero, valiente y enérgico. Su influencia sobre Luis VII parece haber sido muy importante. Cuando la Cruzada se acaba, por el fracaso ante Damasco, Luis VII regresa a Francia seguido por Evrard el cual le presta una importante cantidad de dinero. Es un precedente que sentará escuela. Sin embargo, el Gran Maestre abandona a sus tropas, las cuales triunfan defendiendo Jerusalén contra un raid de tropas turcas (hacia 1149/1150). A su vuelta, Evrard des Barrès abraza la vida monástica a Clairvaux (Claraval) y abdica en 1151 a pesar de las presiones de los templarios para que continúe en el cargo. Muere en 1174. Le sucede Bernard de Tremelay. 

Bernard de Tremelay

 Bernard de Tremelay Escudo de Armas de Bernard de Tremelay 

Bernard de Tremelay (?- † 16 de agosto de 1153) es el cuarto Gran Maestre de la Orden del Temple (junio de 1151 - 16 de agosto de 1153). Borgoñón de nacimiento y antiguo comendador de Dole, en el Franco Condado, es posible que sucediera a un Maestre llamado Hugues, cuya existencia parecer ser bastante dudosa, ya que sólo De Cange lo cita. Según los cronistas de las cruzadas, Bernard de Tremblay reconstruyó la ciudad de Gaza. Murió luchando en la batalla de Ascalón, junto con todos los Templarios que estaban bajo sus órdenes, en el transcurso del penúltimo asalto, el día 14 de agosto de 1153, poco antes la toma de la ciudad. El registro de defunciones de la parroquia de Reims señala su muerte el 17 de las calendas de septiembre, es decir el 16 de agosto. Esto se corresponde con las fechas de las crónicas, ya que Ascalon cayó en manos de Balduino III, el 19 de agosto de ese mismo año. Bernard de Tremelay o Dramelay, o Dramelet nació al castillo de este nombre en los alrededores de Saint-Claude, en la región del Jura. Fue elegido en 1151 para suceder a Evrard des Barrès, después de que un tal Hugues hubiera asumido un periodo de interregno hasta que el anterior Gran Maestre confirmó su dimisión. Balduino III ofrece a la Orden la ciudadela en ruinas de Gaza. " Estos monjes - guerreros, dice Guillermo de Tiro, que sin embargo les envidia - gente llena de coraje, terminaron de fortificar esta ciudad elevando torreones y nuevas trincheras, que hicieron de ella una plaza de armas inexpugnable, desde donde reprimieron las correrías de la guarnición de Ascalon y forzaron por fin a los sarracenos a encerrarse en sus murallas. " En 1153, los Templarios participan en el asedio de Ascalón, que Balduino III quiere arrebatar a los egipcios. Los Templarios construyen una torre de asalto que los asediados consiguen incendiar. Pero el viento, que sopla las llamas sobre las murallas, abre una brecha a través de la cual se precipitan los Templarios. Bernard de Tramelay, a la cabeza de sus hombres, dirige el asalto sin advertir de ello a Baudouin III." Según Guillermo de Tiro, lo hizo porque no quería compartir con él el botín ". Según otros cronistas, simplemente es porque, en la vorágine de la acción, no llegó a pensar en eso. Esta omisión la paga con su vida y la de su escolta. Porque los asediados, al comprobar su pequeño número, una cuarentena, arremeten contra ellos y los masacran. Sus cuerpos son expuestos sobre las murallas y sus cabezas cortadas son enviadas al sultán, en Egipto. Luego los sarracenos llegan hasta el campamento de Balduino III. El combate es sangriento, y durante bastante tiempo su resultado es incierto. Los cruzados derrotan a los asediados gracias a los Templarios que habían permanecido junto al rey de Jerusalén. El 19 de agosto de 1153, el estandarte templario ondea sobre las murallas de Ascalón. El coraje extraordinario con el que se han conducido los Templarios en el momento de la batalla es alabado en todas las cortes de Occidente y el papa Anastasio IV les concede nuevos privilegios. André de Montbard le sucede a la cabeza de la orden. 

André de Montbard 


Escudo de Armas de André de Montbard. 

André de Montbard (1103 - 1156) Fue el quinto Gran Maestre de la Orden del Temple, función que desempeñó entre 1154 y el 17 de octubre de 1156. Cuando fue elegido era uno de los miembros de mayor edad de la Orden ya que formó parte de los míticos nueve fundadores. Era tío de San Bernardo de Claraval. Habiendo sido Senescal de la Orden entre 1148 y 1151 fue elegido con la oposición de otro candidato que contaba con el apoyo de Luis VII, rey de Francia. Es incierta la fecha de su elección y pudo producirse a finales de 1154, si bien la primera mención de su nuevo cargo está fechada el 27 de mayo de 1155 en un escrito del rey de Jerusalén Balduino III. Según el registro de defunciones de la parroquia de Bonlieu, su muerte de produjo el 17 de octubre de 1156. Bertrand de Blanchefort le sucedió ese mismo año.

Bertrand de Blanchefort 


Escudo de Armas de Bertrand de Blanchefort 

Bertrand de Blanchefort (c.1109 - 2 de enero de 1169) llamado también Bertrand de Blanquefort, fue Gran Mestre de la Orden del Temple desde octubre de 1156 hasta el 2 de enero de 1169. Es originario de Guyenne y pariente del Papa Clemente V, que más tarde será quien disuelva la institución. El cronista Guillermo de Tiro, poco sospechoso de parcialidad hacia los templarios, lo describe como un hombre "religioso y lleno del temor de Dios". También se le considera como un gran guerrero con gran sentido común y de una extremada honradez. Sucedió a André de Montbard, cuya muerte era prontamente esperada por su avanzada edad. El 19 de junio de 1157 fue hecho prisionero en el río Jordán en el lugar llamado el vado de Jacob, (batalla del lago Merón) junto a más de 80 templarios por Nur al-Din el principal soberano de Siria. Dos o tres años después, su rescate pagado por Manuel I Comeno, emperador bizantino, le permitirá ser liberado con más de 6000 cautivos. Acompaña a Amalarico I de Jerusalén en su expedición a Egipto; pero tiene que regresar precipitadamente para, a la cabeza de sus templarios y de los cruzados llegados de Europa (entre los que se encuentra Guy de Lusignan) contener a Nur al-Din, quien, aprovechando la ausencia del rey Amaury, ataca las regiones de Antioquía y Trípoli. Después de una primera victoria, Bertrand de Blanquefort es vencido en la batalla de Harens (1165), donde perecen más de 60 templarios. Las relaciones con Amalarico se degradan, cuando éste hace prender a 12 templarios acusados de cobardía, pues habían entregado a Nur al-Din la fortaleza en la que montaban guardia. En 1167, Bertrand de Blanquefort retira su apoyo a Amalarico I de Jerusalén, que deseaba anexionarse Egipto, alegando que eso sería romper el tratado negociado unos meses antes por el templario Geoffroy de Foulcher y que esta intervención militar volvería a unir a los musulmanes. Efectivamente, la expedición acaba en un desastre; pero Bertrand de Blanchefort no llegará a verlo ya que fallece el 2 de enero de 1169, según el registro parroquial de Reims. Introdujo reformas en la regla templaria y obtuvo del Papa Alejandro III el derecho de los grandes maestres de la orden a llevar en lo sucesivo el título de « maestre por la gracia de Dios » y el de detentar un bastón de mando, el Abacus. Le sucedió Philippe de Milly.


Philippe de Milly 

Escudo de Armas de Philippe de Milly 

Philippe de Milly, llamado también Philippe de Nablús, es el séptimo Gran Maestre de la Orden del Temple desde enero de 1169 hasta el 3 de abril de 1171. Philippe de Milly nacido a comienzos del siglo XII en el seno de una familia procedente de Picardía en Nablús en el reino de Jerusalén y era hijo de Guy de Milly y de Étiennette de Nablús. Intercambia con el rey Balduino III de Jerusalén su posesión de Nablús por la de Montréal. Después de enviudar entra en la Orden del Temple en 1148. Es elegido Gran Maestre a comienzos de 1169 sucediendo a Bertrand de Blanchefort. Su único hecho de armas conocido parece que fue la defensa de Gaza ante las tropas de Saladino. Presenta la dimisión de su cargo en la Pascua de 1171 mientras está en Constantinopla en compañía del rey Amalarico I de Jerusalén. Se desconoce como acabó su vida, aunque es probable que ingresara en un monasterio cisterciense como era costumbre en un caballero templario al dejar el servicio activo. Le sucedió Eudes de Saint-Amand.


Eudes de Saint-Amand 

Escudo de Armas de Eudes de Saint-Amand. 

Eudes (Odon) de Saint-Amand fue el octavo Gran Maestre de la Orden del Temple. Pertenecía a una familia noble del Limousin, marchará muy joven a Palestina pues cuando asume la jefatura de los templarios, tiene en su haber una importante carrera militar, ya que había ocupado el cargo de mariscal del reino y vizconde de Jerusalén. Es desconocida la fecha de su ingreso en el Temple y sucedió al efímero Philippe de Milly a la cabeza de la Orden hacia 1171. Aunque gozó de una reputación como hombre sagaz y de gran coraje, el cronista Guillermo de Tiro lo describe así: : « Hombre ruin, soberbio, arrogante, que respira sólo furor, sin temor de Dios y sin consideración hacia los demás....murió en la miseria, sin pena de nadie. » Nada más ser elegido se opuso al rey Amalarico I de Jerusalén al rechazar presentar ante la justicia real al templario Gantier du Mesnil, culpable de haber asesinado a un emisario del Viejo de la Montaña. Su enfrentamiento duró hasta la muerte del rey, al que sucedió el joven y enfermo Balduino IV. En 1177, Saladino lanza un raid sobre Ascalón con casi 20.000 hombres. Al punto Balduino IV se dirige a su encuentro con apenas 3.000 infantes y 375 caballeros, de los que 80 son templarios conducidos por su jefe. Son los templarios los que se sitúan en vanguardia y cargan atropellando a las primeras líneas del sultán ayubida. «El ángel exterminador parecía seguirles en la pelea » La batalla de Ascalón (18 de noviembre de 1177) es una gran victoria de los cristianos conseguida en parte gracias al ímpetu y la furia de la carga de los templarios. Sin embargo, al año siguiente, mientras que el ejército construye un fuerte sobre el río Jordán, es sorprendido por Saladino (batalla del vado de Jacob). Mientras los caballeros se desbandan, sólo resisten los templarios, al igual que los hospitalarios, y todos sucumben a excepción de Eudes de Saint-Amand. El sultán desea intercambiarlo por uno de sus sobrinos prisionero de la Orden; pero el Gran Maestre, que rechaza la oferta, le responde :«Yo no puedo autorizar con mi ejemplo la cobardía de mis caballeros que se dejarían prender con la esperanza de ser rescatados. Un templario debe vencer o morir, y no puede dar por su rescate otra cosa que no sea sino su puñal y su cinto.» Llevado al cautiverio muere en Damasco el 19 de octubre de 1179, lo que es confirmado por el registro de Reims. 

Arnaldo de Torroja 


Escudo de Armas de Arnaldo de Torroja. 

Arnaldo de Torroja = Gran Maestre de la Orden desde 1180 a 1184. Arnaldo de Torroja es Gran Maestre de la provincia de Aragón y Provenza cuando es elegido a la cabeza de la Orden a finales de 1180, para suceder a Eudes de Saint-Amand, muerto en cautividad en Damasco. En esa época Arnaud de Torroja tiene más de 70 años de edad, por tanto, es un hombre curtido en la disciplina y en el funcionamiento de la Orden. Dedicado esencialmente a la Reconquista de España, Arnaldo de Torroja no conoce, o no la conoce bien, la situación política de los Estados Latinos de Oriente. Su etapa de gobierno está marcada por las querellas que se libran entre Templarios y Hospitalarios, dado que éstos últimos no cesan de acrecentar su influencia y su poder político. Arnaldo de Torroja acepta la mediación del papa Lucio III y de Balduino IV para poner término a estas luchas fratricidas. En 1184, la situación política degenera todavía más, cuando Reinaldo de Châtillon ayudado por los Templarios y los Hospitalarios, asola por su propia cuenta los territorios musulmanes de Transjordania. Arnaldo de Torroja dará pruebas de una gran sagacidad política al negociar una tregua con Saladino, el cual está decidido a vengar las incursiones de Renaud de Châtillon. En 1184, Arnaldo de Torroja y el Gran Maestre de San Juan del Hospital regresan a Europa con el objeto de obtener de los reyes europeos y del Papa, el envío de una nueva cruzada que refuerce a los Estados Latinos, que se encuentra a merced del creciente poderío militar de Saladino, el unificador del mundo musulmán. Durante este viaje, Arnaldo de Torroja cae enfermo y muere en Verona el 30 de septiembre de 1184.


Gérard de Ridefort 


Escudo de Armas de Gérard de Ridefort. 

Gérard de Ridefort también llamado Girard de Ridefort nació en Flandes en el año 1140. Segundón de un noble flamenco, no espera conseguir fortuna en su país por lo que se une a la Segunda Cruzada, en 1146, con la idea de conseguir el señorío feudal. Raimundo III de Trípoli le promete un rico matrimonio con su vasalla Lucía de Botrun pero el rey cambia de parecer y prefiere aceptar la oferta de un rico comerciante pisano. Esto convierte a Ridefort en su mortal enemigo. Posteriormente se alía con Guy de Lusignan e ingresa en la Orden del Temple llegando a ser Senescal en 1183 y logra ser elegido Gran Maestre en 1184. Tras la muerte de Balduino IV en 1185 et de Balduino V poco después, en 1186, Ridefort arrebata la corona del Reino de Jerusalén a Raimundo III en beneficio de su aliado Guy de Lusignan. Las temerarias campañas que impulsa contra Saladino resultan desastrosas y causan numerosas pérdidas humanas en ambos bandos. A su muerte ante la ciudad de San Juan de Acre, el 1 de octubre de 1189, los cuatro Estados Latinos están exhaustos y desangrados y la suerte de los combates es incierta.

Robert de Sablé 


Escudo de Armas de Robert de Sablé

Robert de Sablé es el décimo primer Gran Maestre de la orden de los Templarios. Es un noble del que no se conocen bien sus orígenes. Parece que estuvo casado dos veces y tuvo tres hijos (dos niñas y un varón) antes de entrar en la Orden del Temple.Después de la muerte de Gérard de Ridefort, los Templarios dejan vacante el cargo de Gran Maestre varios meses y aprovechan para reformar algunos puntos de la Regla relativos a las medidas disciplinarias a adoptar ante un posible incumplimiento del Gran Maestre de sus propias responsabilidades. No es por ello probable que en octubre de 1190 fuera elegido Robert de Sablé, ya que había sido admitido en junio de 1189. No obstante, Guillermo de Tiro sitúa su elección a principios de 1190. Amigo del rey de Inglaterra, Ricardo Corazón de León, participa en la toma de San Juan de Acre, el 13 de julio de 1191 después de la batalla de Arsuf donde Saladino sufre una gran derrota. Robert de Sablé toma parte en todos los combates contra Saladino. Muere en enero de 1193, cuando se firma la tregua de tres años entre Ricardo y el sultán de Egipto, que permite a los peregrinos poder visitar Jerusalén.

Gilbert Hérail

Escudo de Armas de Gilbert Hérail 

Gilbert Hérail (o Erail o Horal) nació en 1152 y posiblemente en el Reino de Aragón; pero se ignora la fecha y lugar de su nacimiento. Ingresa tempranamente en la Orden del Temple, de forma que ya es Gran Comendador de la misma cuando es elegido Gran Maestre del Temple en febrero de 1193, tras la muerte de Robert de Sablé. Por tanto, fue el duodécimo Gran Maestro Templario. Un año después de su elección, en 1194, el Papa Celestino III confirma todos les privilegios otorgados al Temple por medio de la bula Omne datum optimum que Anastasio IV había dictado en 1154. Gilbert Hérail desea mantener el periodo de paz entre cristianos y musulmanes logrado por el acuerdo de paz que Ricardo Corazón de León ha suscrito con Saladino, y gracías a una política de equilibrio. Esto le atraerá las iras del Papa Inocencio III que ve en ello una traición a la Iglesia. A causa de esta querella con Inocencio III, el resultado de la tensiones entre Templarios y Hospitalarios se decide en favor de estos últimos, que aprovechan para recuperar tierras y castillos. Durante su mandato la Orden del Temple participará en la Reconquista española. En agradecimiento por los servicios prestados, el rey Alfonso II de Aragón, en 1196, donará a los templarios la fortaleza de Alfambra. Gilbert Hérail fallece en diciembre del año 1200 en el inicio de la Cuarta Cruzada. 


Philippe de Plaissis 

Escudo de Armas de Philippe du Plaissis 

Philippe du Plaissis (o du Pleissiez, o du Plaissiez) fue un caballero francés nacido en Anjou (PlessisMacé) en la segunda mitad del siglo XII que ingresó la Orden del Temple durante la tercera cruzada en 1189. Su elección a la cabeza de la orden tuvo lugar entre enero y marzo de 1201, ya que uno de sus primeros actos como Gran Maestre fue la firma de un acuerdo con la Orden del Hospital, sobre el riego de tierras y el uso de los molinos que las dos órdenes poseían en el condado de Trípoli, que lleva la fecha de 17 de abril de 1201. Desde el comienzo de su mandato se ve enfrentado al rey de la Pequeña Armenia, pues éste se había apoderado de una fortaleza templaria situada en el principado de Antioquía. Después de una causa llevada a cabo por el Papa Inocencio III, los templarios son expulsados de la Pequeña Armenia y sus bienes confiscados. En 1201, Egipto y después Siria son asolados por una epidemia de peste y en 1202 se produce un fuerte terremoto. La paz resulta necesaria para reconstruir las ciudades y pueblos destruidos. Philippe du Plaissis negocia una tregua con los musulmanes en la cual rechaza asociar a los caballeros teutónicos. Cuando los Hospitalarios negocian también una tregua, ésta es rechazada a su vez por los Templarios. Estos conflictos internos provocan la intervención del Papa. En efecto, la Orden del Temple ha contado siempre con el apoyo del papado (el 1 de febrero de 1205 Inocencio III confirma la bula de Anastasio IV Omne datum optimum) lo que provoca, sin embargo, constantes quejas de obispos y príncipes contra los templarios. No obstante, en 1208, Inocencio III se dirige a Philippe du Plaissis para recordarle que la obediencia es uno de los tres votos que pronuncia el templario en su ingreso en la Orden y que su no cumplimento le hace apóstata. No parece que esta amonestación sea realmente escuchada por una orden que recluta a numerosos caballeros y que se enriquece con cuantiosas donaciones. El registro de Reims fija la muerte de Philippe du Plaissis en el 11 de los idus de noviembre, es decir el 12 de noviembre de 1209.

Guillaume de Chartres 

Escudo de Armas de Guillaume de Chartres. 

Guillaume de Chartres fue el décimocuarto Gran Maestre de la Orden del Temple. Era hijo del conde de Bar-sur-Seine, pero se ignora tanto la fecha de su nacimiento como la vida que llevó hasta el año 1210, en que fue elegido Gran Maestre. Poco después asiste a la coronación como rey de Jerusalén de Jean de Brienne (el cual contaba con el apoyo de Felipe Augusto). La situación de los príncipes cristianos en Palestina es bastante precaria y en el cuarto concilio de Letrán (noviembre 1215) el Papa Inocencio III exhorta de nuevo a los soberanos europeos para que inicien una nueva cruzada. Guillaume de Chartres participa con sus templarios en esta Quinta Cruzada (1217/1221); pero las disputas entre los jefes cruzados ante el sitio de Damietta impiden obtener resultados significativos. Una epidemia de peste acaba con la vida de numerosos cruzados, entre ellos Guillaume de Chartres que fallece en enero o febrero de 1219. Los templarios participan en todas las batallas contra los musulmanes que se desarrollan en España y la Orden recibe numerosas donaciones que acrecientan su poder y riqueza. En 1211, Guillaume de Chartres había conseguido otro éxito importante pues el castillo de Gastein, que había sido tomado por les musulmanes en 1190, es reconquistado por el rey de la Pequeña Armenia, y después de un arbitraje papal es devuelto a los Templarios.

Pedro de Montaigú 


Escudo de armas de Pedro de Montaigú 

Pedro de Montaigú fue el décimoquinto Gran Maestre de la Orden del Temple. De origen aragonés, fue elegido como Gran Maestre durante el sitio de Damietta en 1218. Sin embargo, el nuevo maestro fue informado bastante después de su elección, ya que en noviembre de 1218 todavía firma como Prefecto de Provenza y España. Fallece en 28 de enero de 1232. Armand de Périgord Escudo de Armas de Armand de Périgord. Armand de Périgord (o Hermann de Pierre-Grosse) (1178-†1247?), pertenecía a la familia de los condes de Périgord y fue el décimo sexto Gran Maestre de la Orden del Temple. Entre 1205 y 1232, año en el fue elegido Gran Maestre de la Orden, había sido maestre de la provincia de Apulia y de Sicilia. Organizó el ataque de Canaá, de Safita y de Séforis, combatiendo a los musulmanes en la región del lago de Tiberíades. Todas estas empresas se saldaron con un estrepitoso fracaso y redujeron el poderío de la Orden. En 1236, en la frontera entre Siria y Cilicia, 120 caballeros, arqueros y turcoples fueron sorprendidos en una emboscada cerca de la ciudad de Qasr Darbsâq (la actual Terbezek). Al comienzo de la batalla que se produjo a continuación, los templarios atacaron la fortaleza, pero encontraron una fuerte resistencia y cuando llegaron las fuerzas de socorro enviadas desde Damasco para ayudar a los sitiados, los caballeros fueron masacrados. Solamente sobrevivieron una veintena de ellos que pudieron refugiarse en su castillo de Bagras, a unos 20 kilómetros de allí. En septiembre de 1239, Armand llega a San Juan de Acre. Allí llega a un acuerdo con el sultán de Damasco, siguiendo el ejemplo de los Hospitalarios que habían suscrito un tratado con el Sultán de Egipto. En 1244 , el Sultán de Damasco solicita la ayuda de los templarios para rechazar a las hordas de Jwarizm que intentaban ocupar el Asia Menor. En octubre de 1244, las fuerzas federadas de Templarios, Hospitalarios y los Caballeros Teutónicos, de acuerdo con el ejército del Sultán de Damasco, se enfrentaron al Sultán de Egipto, aliado a su vez del imperio de Jwarizm, en la batalla la batalla de la Forbie, cerca de Gaza. La coalición de cristianos y musulmanes sirios fue vencida, dejando más de 30.000 muertos sobre el campo de batalla. Algunos caballeros del Temple y del Hospital llegaron a refugiarse en San Juan de Acre, que permanecía aún en poder de las fuerzas cristianas. La suerte que corrió Armand de Périgord es incierta: no se sabe si fue muerto en la batalla o capturado. Según esta última versión, murió en cautividad en el año 1247. Richard de Bures Richard de Bures, Gran Maestre de la Orden del Temple de 1244 a 1247. Tras la desaparición de su predecesor Armand de Périgord, parece ser que fue elegido de manera temporal a la espera de una elección oficial. No existe apenas información sobre su vida salvo que era el señor de Chastel Blanc cuando fue elegido Gran Comendador de la Orden; pero nada se sabe sobre su elección como Gran Maestre. En efecto, la muerte de Armand de Périgord había sido conocida desde hacía algún tiempo, por lo que Richard de Bures fue citado como superior de los Templarios; pero sin haber sido elegido oficialmente Guillaume de Sonnac Escudo de Armas de RGuillaume de Sonnac. Guillaume de Sonnac se convierte en Gran Maestre de la Orden del Temple entre 1243 y 1247. Se sabe que participó en la toma de Damietta y que murió en la batalla de Al Mansurah, el 11 de febrero de 1250, después de haber perdido un ojo el 8 febrero, durante los primeros combates de dicha batalla. Pertenecía a la familia Sonnac, uno de los linajes más destacados de la región del Rouergue Renaud de Vichiers Escudo de Armas de Renaud de Vichiers. Renaud de Vichiers (o de Vichy) es el décimo noveno Gran Maestre de la Orden del Temple. Originario de la región de Champaña, detentó sucesivamente los cargos de Preceptor de Francia y Gran Mariscal de la Orden, siendo elevado a la dignidad de Gran Maestre para suceder a Guillaume de Sonnac, que había sido muerto en Egipto en la batalla de Al Mansurah. Contribuyó con sus consejos a que San Luis, después de su cautiverio tras el desastre de Al Mansurah, permaneciera en Tierra Santa reorganizando las posesiones francesas. Renaud de Vichiers falleció el 20 de enero de 1256. Thomas Bérard Escudo de Armas de Thomas Bérard Thomas Bérard (ou Bérault ou Béraud) es el vigésimo Gran Maestre de la Orden del Temple. Se duda sobre su origen. Para unos era italiano y para otros inglés. Sucedió, en 1256, al gran maestre Renaud de Vichiers. Ejerció sus altas funciones en las más tristes circunstancias, sucesivamente hipotecado en las querellas de su orden con la de los Hospitalarios, y siendo testigo de los progresos del sultán mameluco Baibars al-Bunduqdari, quien, poco a poco, obligó a los cristianos de Palestina a encerrarse tras los muros de San Juan de Acre, último baluarte del Reino de Jerusalén. El gran maestre Thomas Bérard murió en 1273. Guillaume de Beaujeu Escudo de Armas de Guillaume de Beaujeu. Guillaume de Beaujeu fue el vigésimo primero Gran Maestre de la Orden del Temple. Procedía de la región de Beaujolais. El 13 de mayo de 1273 es elegido gran maestre, siendo Comendador de la Apulia, y, por tanto, no se encontraba en Tierra Santa, a la que llegó al año siguiente dirigiéndose a San Juan de Acre, que era la única ciudad que permanecía en manos cristianas en Oriente. Cuando en 1291, el sultán de Egipto Malik al-Ashraf asedia esta plaza, Guillaume de Beaujeu consigue, por su talento guerrero y su carisma, que todos los defensores que permanecen en Tierra Santa se sitúen bajo su mando. Realiza prodigios de heroísmo en la salida que efectúa intentando destruir las máquinas de guerra enemigas; pero fracasa y recibe una herida mortal. Su muerte se produce el 18 de mayo de 1291. Sólo resiste un pequeño grupo de caballeros a las órdenes del mariscal Pierre de Sevry y del comendador Thibaud Gaudin, quien sucedería a Guillaume de Beaujeu como gran maestre. Pierre de Sevry es decapitado en una negociación con el sultán que resulta ser una auténtica traición. Thibaud Gaudin se retira con los últimos templarios en principio hacia Château-Pèlerin y finalmente a la isla de Chipre. Thibaud Gaudin Escudo de Armas de Thibaud Gaudin. Thibaud Gaudin fue el vigésimo segundo Gran Maestre de la Orden del Temple. Gran Comendador del Temple en el momento de la muerte de Guillaume de Beaujeu, asume el mando de las tropas restantes tras el asedio a San Juan de Acre en 1291, y se retira hacia Sidon. Embarca con los templarios supervivientes hacia el castillo de Sagette, donde es elegido Gran Maestre en agosto de 1291. Su mandato fue bastante corto al morir el 16 de abril de 1292. A finales de 1292 le sucede Jacques de Molay que será el último Gran Maestre del Temple. Jacques de Molay Jacques Bernard de Molay (Hacia 1240 y 1244, † 18 de marzo de 1314). Noble franco y último Gran Maestre de la Orden del Temple. Jacques de Molay Estudiosos nobiliarios incluyen a Molay en la genealogía de Lonvy, al ser Molay una población del Señorío de Rahon, propiedad del padre de Jacques de Molay. Jacques Bernard de Molay nació en Borgoña entre los años 1240 y 1244 (Aunque hay ciertas versiones que especifican que fue en el año 1243 y otros en el 1244, en la ciudad de Vitrey, departamento de Haute Saone) hijo de Juan, Señor de Lonvy, heredero de Mathe y Señor de Rahon, gran población cerca de Dole de la cual dependían muchas otras, pero principalmente Molay, y esta a su vez, era una parroquia de la Diócesis de Besanzon, en el Deanato de Nenblans. En 1265, en la ciudad de Beaune, Francia, se unió a la Orden de los Pobres Caballeros de Cristo del Templo de Salomón conocidos comúnmente como Caballeros Templarios, u Orden del Temple, recibiéndole el Fraile Imbert de Perand, visitador de Francia y del Portu, en la capilla del Temple de la residencia de Beaune. En 1293, figura con el título de Gran Maestre tras la muerte de Thibaud Gaudin el 16 de abril de 1292, así se convirtió en el 23° y último Gran Maestre. Organizó, entre 1293 y 1305, múltiples expediciones contra los musulmanes y logró entrar en Jerusalén en el año 1298, derrotando al Sultán de Egipto, Malej Nacer, en 1299 cerca de la ciudad de Emesa. En 1300 organizó una incursión contra Alejandría y estuvo a punto de recuperar la ciudad de Torsota, en la costa Siria, para la cristiandad. Escudo de Armas de Jacques de Molay En 1307, contando con el respaldo del Papa Clemente V, el rey Felipe IV de Francia ordena la detención de Jacques de Molay bajo la acusación de sacrilegio contra la Santa Cruz, simonía, herejía e idolatría (ver Baphomet). Molay confesó bajo tortura, aun cuando con posterioridad se retractó, y por ello en 1314 fue quemado vivo frente a la Catedral de Notre Dame, donde se retractó públicamente de nuevo de cuantas acusaciones se había visto obligado a admitir, proclamó la inocencia de la Orden y, según la leyenda, maldijo a los culpables de la conspiración. En el plazo de un año, dicha maldición se cumplió con la muerte de Felipe IV (de un accidente cerebro vascular durante una expedición de caza) y de Clemente V.