terça-feira, 14 de maio de 2013

SEISCENTOS ANOS DE RITUAL NA ORDEM



SEISCENTOS ANOS DE RITUAL NA ORDEM 

Por: Harry Carr





PRÓLOGO 

Irmãos, muitos de vocês devem saber que eu viajo longas distâncias no curso de minhas obrigações com conferências e quanto mais longe vou, mais abismado fico ao ver que muitos Irmãos acreditam, muito sinceramente, que o nosso ritual maçônico desceu do céu, diretamente das mãos do Rei Salomão. Eles estão muito seguros de que foi em Inglês, é claro, porque é a única língua que falam lá em cima. Eles estão igualmente seguros que tudo foi lavrado em dois tabletes de pedra, para que - os céus proíbem - nenhuma simples palavra, pudesse ser alterada; e muitos deles acreditam que o Rei Salomão, na sua própria Loja, praticava o mesmo ritual que eles praticam na deles. 

Mas não foi dessa maneira e, nesta noite tentarei esboçar para vocês a história de nosso ritual desde seu começo até o ponto em que ele foi virtualmente padronizado, em 1813; mas vocês precisam lembrar, que enquanto eu falo do ritual inglês também lhes dou a história do seu próprio ritual. Uma coisa vai ser incomum na conversa desta noite. Esta noite nós não teremos nenhum conto de fadas. Cada palavra que eu proferir será baseado em documentos que podem ser provados; e em poucas raras ocasiões quando, apesar de possuindo os documentos, não temos a prova completa e perfeita, direi em alto e bom som “nós achamos...” ou “nós acreditamos...”. Então vocês saberão que estaremos, por assim dizer, em terreno incerto – mas darei a vocês o melhor que conheço. E já que uma conversa dessa espécie deve ser um ponto de partida apropriado, vamos começar dizendo que a Maçonaria não começou no Egito, ou Palestina, ou Grécia, ou Roma. 

INÍCIO DA ORGANIZAÇÃO PROFISSIONAL MAÇÔNICA 
Começou em Londres, Inglaterra, no ano de 1356, uma data muito importante e começou como resultado de uma boa, antiquada, grande disputa acontecendo em Londres entre maçons talhadores, os homens que cortavam a pedra e os maçons assentadores e ajustadores, os homens que na verdade construíam paredes. Os exatos detalhes da rixa não são conhecidos, mas como resultado dessa disputa, 12 hábeis mestres maçons, com alguns homens famosos entre eles, se apresentaram ao prefeito e vereadores na Câmara Municipal de Londres, e com permissão oficial, esboçaram um simples código de regulamentos da profissão. 

As palavras de abertura daquele documento, o qual ainda sobrevive, dizem que aqueles homens tinham se juntado porque seu ofício nunca havia sido regulado dessa forma, como outros ofícios foram. Então aqui, neste documento, nós temos uma garantia oficial que esta foi a primeiríssima tentativa de alguma espécie de organização para os maçons e à medida que o lemos, a primeira regra que eles esboçaram nos dá um indício para demarcar a disputa que eu estava falando. Eles acordaram “que todo o homem de ofício pode trabalhar em qualquer tarefa concernente ao ramo se ele for perfeitamente habilitado e conhecedor do mesmo”. Irmãos, aquilo era a sabedoria de Salomão! Se você conhecesse o trabalho, você poderia executá-lo e ninguém poderia te parar! Se nós tivéssemos tanto bom senso hoje em dia na Inglaterra, quanto melhor nós seríamos. 

A Organização que foi acertada naquele momento e tornou-se, em vinte anos, a Companhia dos Maçons de Londres (London Masons Company), a primeira guilda de ofício de maçons e um dos ancestrais diretos da nossa Franco Maçonaria de hoje. Esse foi o verdadeiro começo. Mas a Companhia dos Maçons de Londres não era uma loja; era uma guilda de ofício e eu devo despender um bom tempo tentanto explicar como as lojas começaram, um problema difícil porque nós não termos registros da efetiva fundação das primeiras lojas operativas. 

Em resumo, as guildas eram organizações municipais, grandemente favorecidas pelas cidades porque ajudavam na administração dos assuntos municipais. Em Londres, por exemplo, de 1376 em diante, cada ofício elegia dois representantes que se tornavam membros do Conselho Comum, todos juntos formando o governo da cidade. Mas o ofício maçônico não servia para a organização da cidade. Muito de seu principal trabalho era fora das cidades – os castelos, as abadias, os monastérios, os trabalhos de defesa, os realmente grandes trabalhos de maçonaria estavam sempre longe das cidades. 

E nós acreditamos que era nesses lugares, onde não havia outro tipo de organizações de ofício, que os maçons, que eram engajados naqueles trabalhos por anos, se agregaram eles próprios em lojas, imitando guildas, para que tivessem alguma forma de autogoverno no trablaho, enquanto estavam longe de outras formas de controle profissional. 

A primeira real informação sobre lojas chega até nós de uma coleção de documentos que são conhecidos como “Antigas Obrigações” (Old Charges) ou as “Constituições Manuscritas” da maçonaria, uma coleção maravilhosa. Elas começam como Manuscrito Regius de 1390; seguido pelo Manuscrito Cooke datado de 1410, e nós temos 130 versões desses documentos correndo através do século dezoito. 

A versão mais antiga, o Manuscrito Regius, está em versos rimados e difere em alguns aspectos dos outros textos, mas em suas formas gerais e conteúdo, eles são muito parecidos. Eles começam com uma Oração de Abertura, Cristã e Trinitária e então continuam com a história da ordem, começando nos tempos da Bíblia e em terras bíblicas e traçam a ascensão da ordem e sua expansão através da Europa até atingir a França e foi então trazida através do canal e finalmente estabelecida na Inglaterra. 

Uma história inacreditavelmente ruim; qualquer professor de história cairia morto se fosse desafiado a prová-la; mas os maçons acreditavam nela. Era uma garantia de respeitabilidade como uma venerável ordem. 

Então, depois da história, encontramos os regulamentos, as verdadeiras Obrigações, para mestres, companheiros e aprendizes, incluindo diversas regras de caráter puramente moral, e isso era tudo. Ocasionalmente, o nome de um dos personagens muda, ou a nomeação de um regulamento será alterada levemente, mas tudo segue o mesmo padrão geral. 

Afora essas três seções principais, oração, história e Obrigações, em muitos deles encontramos poucas palavras as quais indicam os primórdios de uma cerimônia maçônica. Eu devo adicionar que não se pode encontrar todas as informações em um único documento; mas quando nós os estudamos como uma coleção, é possível reconstruir os esboços de uma cerimônia de admissão daqueles dias, a primitiva cerimônia de admissão na ordem. 

Nós sabemos que a cerimônia, tal como era, começava com uma oração de abertura, então havia a “leitura” da história. (Muitos documentos posteriores se referem a essa “leitura” da história). Naqueles dias, 99 maçons em 100 não sabiam ler e nós acreditamos, entretanto, que eles selecionavam seções particulares da história as quais decoravam e recitavam de memória. Ler o texto todo, mesmo que soubessem ler, tomaria muito tempo. Então a segunda parte da cerimônia era a “leitura”.

Então, encontramos a instrução, que aparece regulamente em praticamente todo documento, usualmente em Latim e diz: “Então um dos sábios segura um livro (algumas vezes “o livro”, algumas vezes “a Bíblia” e algumas vezes a “Bíblia Sagrada) e ele ou eles que serão admitidos colocarão sua mão sobre ele e as seguintes Obrigações serão lidas”. Naquela posição os regulamentos eram lidos ao candidato e tomavam seu compromisso, um simples compromisso de fidelidade ao rei, ao mestre e à ordem, que ele deveria obedecer aos regulamentos e nunca trazer vergonha à ordem. Isto era uma condução direta do compromisso da guilda, a qual era provavalmente a única forma que eles conheciam; sem babados, sem penalidades, um simples juramento de fidelidade ao rei, ao empregador (o mestre) e ao ofício.

Deste ponto em diante, o juramenteo torna-se coração e essência, o centro crucial de qualquer cerimônia maçônica. O Regius, que é a primeira das versões a sobreviver, enfatiza isso e vale a pena citar aqui. Depois da leitura das Obrigações do Manuscrito Regius, temos estas palavras: “E todos os pontos acima, a todos eles, ele precisa jurar. E todos jurarão o mesmo juramento dos maçons, sejam eles determinados, sejam eles relutantes”.

Gostassem ou não, havia apenas uma chave que abriria a porta para dentro da ordem e esta era o juramento do maçom. A importância, a qual o Regius anexa a ele, nós encontramos repetidas vezes, não nas mesmas palavras, mas a ênfase está sempre lá. O juramento ou compromisso é a chave para a cerimônia de admissão.

Assim descrevi para vocês, a mais antiga cerimônia e agora posso justificar o título de meu trabalho, “Seiscentos Anos de Ritual da Ordem”. Temos 1356 como a data do início da organização do ofício maçônico e por volta de 1390 a mais antiga prova que indica uma cerimônia de admissão. Devido à diferença, em algum lugar entre essas duas datas, foi onde tudo começou. Isto é quase exatamente 600 anos de história provável e nós podemos provar cada etapa de desenvolvimento dali em diante.

Maçonaria, a arte da construção, começou milhares de anos antes disso, mas, para os antecedentes de nossa própria Maçonaria, só podemos voltar à linha direta da história que pode ser provada e é 1356, quando realmente começou na Bretanha.

E agora há um outro ponto que precisa ser mencionado antes que eu vá adiante. Eu tenho falado de um tempo quando havia um grau. Os documentos não dizem que havia somente um grau, eles simplesmente indicam apenas uma cerimônia, nunca mais que uma. Mas acredito que não poderia ser para o aprendiz, ou aprendiz iniciado; deveria ser para o companheiro do ofício, o homem que era completamente treinado. As Antigas Obrigações não dizem isso, mas há ampla prova externa da qual tiramos essa conclusão. Temos muitas ações judiciais e decisões legais que mostram que nos anos 1400 um aprendiz era um bem pessoal de seu mestre. Um aprendiz era peça de equipamento, que pertencia a seu mestre. Ele podia ser comprado ou vendido da mesma forma que o mestre compraria um cavalo ou uma vaca e sob essas condições, é impossível que um aprendiz tivesse qualquer status na loja. Isso veio muito depois. Assim se nós pudermos imaginar nós próprios de volta no tempo quando então havia um só grau, ele deveria ser para o maçom completamente treinado, o companheiro da ordem.

Quase 150 anos haveriam de passar até que as autoridades e o parlamento constatassem que talvez um aprendiz fosse na verdade um ser humano também. No início dos anos 1500 temos na Inglaterra toda uma coleção de estatutos de trabalho, leis trabalhistas, as quais começam a reconhecer o status de aprendizes e naquele tempo começamos a encontrar evidências de mais de um grau.

De 1598 em diante, temos atas de duas Lojas Escocesas que praticavam dois graus. Nós voltaremos a isso mais tarde. Antes dessa data não há vestígios de graus, exceto talvez num documento Inglês, o Manuscrito Harleian, nº 2054, datado de 1650, mas acredita-se ser uma cópia de um texto do final dos anos 1500, agora perdido.


PRIMEIRA ALUSÃO A DOIS GRAUS 
O Harleian MS é uma versão perfeitamente normal das Antigas Obrigações, mas amarrado a ele há uma nota na mesma caligrafia contendo uma nova versão do juramento do maçom de particular importância, por que mostra uma grande mudança das formas anteriores de compromisso. Aqui está: (There is his all words & signes of a free Mason to be revailed to you wich you will answer. Before God at the Great & terrible day of judgment you keep secret & not to revaile the same heares of any person but to the M´s & fellows of the sai Society of free Masons so help me God xc.) 

Irmãos, eu sei que recitei para vocês rápido, mas agora vou ler a primeira linha novamente: 

“Há algumas palavras e sinais de um franco maçom a serem reveladas a você...” “Algumas palavras e sinais...” plural, mais que um grau. E aqui num documento que deve ser datado de 1550, temos a primeira alusão da expansão das cerimônias em mais de um grau. Poucos anos depois temos atas que provam a prática de dois graus. Mas percebam, Irmãos, que as cerimônias deve também ter começado a assumir uma forma mais moderna. 

Elas provavelmente começavam com uma prece, uma narração de parte da “história”, a postura livro-nas-mãos para a leitura das Obrigações, seguidas de um compromisso e então a transmissão das palavras e sinais secretos, quaisquer que fossem. Não sabemos quais eram, mas sabemos que em ambos os graus as cerimônias começavam a tomar a forma de nossas modernas cerimônias. Tivemos que esperar muito tempo antes de encontrar o conteúdo, os verdadeiros detalhes dessas cerimônias, mas realmente os encontramos ao final dos anos 1600 e este é meu próximo tema. Lembrem-se, Irmãos, nós ainda estamos com apenas dois graus e eu vou agora tratar com os documentos que verdadeiramente descrevem essas duas cerimônias, como primeiro apareceram no papel. 


O MAIS ANTIGO RITUAL PARA DOIS GRAUS 
A mais antiga prova que temos, é um documento datado de 1696, belamente escrito à mão e conhecido como Edingurgh Register House Manuscript, por que foi achado no Escritório de Registros Públicos de Edinburgh (Public Record Office Of Edinburgh). Tratarei primeiro da parte do texto que descreve as reais cerimônias. Tem o título de “A FORMA DE TRANSMITIR A PALAVRA MAÇÔNICA” que é um modo de dizer que é a maneira de se iniciar um maçom. Começa com a cerimônia que faz do aprendiz um “aprendiz iniciado (geralmente três anos depois do começo de seu contrato), seguida pela cerimônia para admissão do mestre maçom ou do companheiro da ordem”, o título do segundo grau. Os detalhes são fascinantes, mas eu posso descrevê-los apenas brevemente e sempre que puder, usarei as palavras originais, para que vocês possam ter o sentido da coisa. 

Dissemos que o candidato “era colocado de joelhos”, (coisa pesada, grosserias mesmo se vocês preferem; aparentemente eles tentavam aterrorizar o discernimento dele) “após muitas cerimônias para assustá-lo”, ele pegava o livro e naquela posição, fazia o juramento e aí está a mais antiga versão do compromisso de um maçom descrito como parte da cerimônia completa. 

“Pelo próprio Deus e você responderá a Deus quando estiver nu perante ele, no grande dia, você não revelará qualquer parte do que vai ouvir ou ver nessa hora por palavra ou escrita nem escrever em qualquer tempo nem desenhar na neve ou areia, nem falará sobre isso a não ser a um maçom iniciado, assim Deus o ajude”. 

Irmãos, se vocês estiverem ouvindo cuidadosamente, vocês acabaram de ouvir a mais antiga versão das palavras “escrever, esculpir, marcar, entalhar diferente de delinear”. A primeiríssima versão é esta que eu acabei de ler, “não escrever nem por em palavras, não desenhar com a ponta da espada ou outro instrumento na neve ou areia”. Percebam, Irmãos, não havia penalidade na obrigação, apenas uma justa e plena obrigação de segredo. 

Depois que ele tinha terminado a obrigação o mais jovem era retirado da loja pelo último candidato, a última pessoa que tinha sido iniciada antes dele. Fora da porta da loja era-lhe ensinado o sinal, posturas e palavras de entrada (não sabemos quais eram, até que ele volte). Ele voltava, tirava seu chapéu e fazia “uma ridícula reverência” e então dava as palavras de entrada, as quais incluíam uma saudação ao mestre e aos irmãos. Aquilo acabava com as palavras “sob não menos dor que cortar minha garganta” e há uma espécie de anotação que diz “você deve fazer o sinal quando disser isso”. Esta é a mais antiga aparição em qualqeur documento, do sinal do aprendiz iniciado. 

Agora Irmãos, esqueçam tudo sobre suas lojas lindamente mobilidadas; estou falando de maçonaria operativa, quando a loja era ou uma pequena sala no fundo de um bar, ou sobre o bar, ou mesmo uma divisória anexa a um grande edifício onde trabalhavam; e se tivesse uma dúzia de maçons ali, seria uma boa audiência. Então, após o rapaz ter dado o sinal, ele era trazido ao Mestre para a “incumbência”. Aqui está o Mestre, aqui pertinho está o “Instrutor” e ele, o instrutor, sussurra a palavra no ouvido de seu vizinho, que sussurra a palavra ao homem em seguida e assim vai, em volta da loja, até que chega ao Mestre. E o Mestre dá a palavra ao candidato. Neste caso, há uma espécie de anotação bíblica, que mostra, longe de qualquer dúvida, que a palavra não era uma palavra, mas duas, B e J, nome de duas colunas, para o aprendiz iniciado. Isto será muito importante mais tarde, quando começarmos a estudar a evolução para três graus. No sistema de dois graus havia duas colunas para o aprendiz. 

Este era realmente o trabalho completo, mas era seguido por um conjunto de simples perguntas e respostas intitulado “ALGUMAS PERGUNTAS QUE OS MAÇONS USAM COLOCAR ÀQUELES QUE TERÃO A PALAVRA ANTES DE CONHECÊ-LA”. Isso incluía umas poucas perguntas para testar um estranho de fora da loja e esse texto nos dá a primeira e mais antiga versão do catecismo maçônico. Aqui estão algumas das quinze perguntas: “Você é um maçom? Como eu saberei? Quando você foi iniciado? O que torna uma loja verdadeira e perfeita? Onde foi a primeira loja? Há alguma luz em sua loja? Há alguma jóia em sua loja?” Os primeiros tênues princípios do simbolismo maçônico. É incrível como eram poucos no início. Ali, Irmãos, 15 perguntas e respostas, as quais deveriam ser respondidas pelo candidato; ele não tinha tido tempo para aprender as respostas. E aquilo era a completa cerimônia de iniciação de aprendiz. 

Agora lembrem-se, Irmãos, estamos falando sobre maçonaria operativa, nos dias em que os maçons ganhavam a vida com maço e cinzel. Sob essas condições o segundo grau era obtido sete anos depois da data de iniciação, quando o candidato volta para ser feito “mestre ou companheiro”. Dentro da loja esses dois graus eram iguais, ambos maçoms completamente treinados. Fora da loja, um era empregador, outro empregado. 

Se ele era filho de um Burguês Livre da cidade, ele poderia tomar sua Liberdade e se estabelecer como mestre imediatamente. De outra forma, ele teria de pagar pelo privilégio e até então, o companheiro permanecia um empregado., Mas dentro da loja, ambos tinham o mesmo segundo grau. 

Então, depois do término de seus contratos de aprendizado e depois de servir mais um ano ou dois por “carne e honorários” (isto é, acomodação mais salário), ele se achegava então para o segundo grau. Ele era “colocado de joelhos e fazia seu juramento mais uma vez”. Era o mesmo compromisso que ele assumira como aprendiz, omitindo apenas três palavras. Aí ele era retirado da loja pelo Mestre mais recente e lá eram-lhe ensinados os sinais, postura e palavras de passe (ainda não sabemos quais eram). Ele voltava e dava o que é chamado de “sinal de mestre”, mas não é descrito, então não posso falar sobre isso. Depois ele era trazido para o compromisso. E então, o Mestre mais recente, o parceiro que o tinha levado para fora, sussurra a palavra para o vizinho, cada um à sua vez passa em volta da loja, até que ela chega ao Mestre, e o Mestre, nos cinto pontos da perfeição – segundo grau, Irmãos – dava a palavra ao candidato. Os cinco pontos naquels dias – pé com pé, joelho com joelho, coração com coração, mão com mão, ouvido com ouvido – assim que era nessa primeira aparição. Sem lenda de Hiram, sem babados, só os CPDP e uma palavra. Mas nesse documento a palavra não era mencionada. Ela aparece logo em seguida e eu tratarei disso mais tarde. 

Havia duas perguntas de teste para o grau de companhiero e esta era a quantidade. Dois graus, lindamente descritos, não apenas nesse documento mas em dois outros textos irmãos: o Manuscrito Chetwode Crawley, datado por volta de 1700 e o Manuscrito Kevan, descoberto recentemente, datado de mais ou menos 1714. Três documentos maravilhosos, todos do sul da Escócia, todos contando exatamente a mesma história – material maravilhoso, se ousarmos confiar neles. Mas sinto dizer aos Irmãos que nós, como cientistas em maçonaria, ousamos não confiar neles, por que foram escritos violando um juramento. Colocando mais simplesmente, quanto mais eles nos dizem, menos confiáveis são, a não ser que por alguma casualidade ou por algum milagre, pudermos provar, como devemos fazê-lo, que esses documentos foram de fato usados numa loja; caso contrário, são inúteis. Nesse caso, por um muito feliz acaso, conseguimos as provas e faz-se uma história adorável. É isto que vocês terão agora. 

Lembrem-se, Irmãos, nossos três documentos são de 1696 a 1714. Bem no meio desse período, no ano de 1702, um pequeno grupo de cavalheiros escoceses decidiu que queriam ter uma loja em seu próprio quintal, por assim dizer. Eram cavalheiros que viviam no sul da Escócia por Galashiels, umas 30 milhas a sudoeste de Edinburgh. Eram todos notáveis proprietários daquela área – Sir John Pringle de Hoppringle, Sir James Pringle seu irmão, Sir James Scott de Gala seu cunhado, mais cinco outros vizinhos se juntaram e decidiram formar uma loja só para eles, na vila de Haughfoot, perto de Galashiels. Escolheram um homem com bela caligrafia para ser escrevente e pediram a ele para comprar um livro de atas. Ele comprou. Um adorável livrinho encadernado em couro (tamanho em oitavo) e pagou “catorze shillings” escoceses por ele. Eu não entrarei agora nas dificuldades do sistema monetário, mas hoje seria alguma coisa equivalente a vinte e cinco centavos. Sendo escocês, ele anotou cuidadosamente a quantia e a registrou no seu livro de atas, para ser reembolsado na primeira obrigação financeira da sociedade. Então, para facilitar a primeira reunião da loja, ele começou com o que seria a folha um, com algumas notas, não sabemos os detalhes. Mas ele continuou e copiou na íntegra um desses rituais escoceses, completo do começo ao fim. 

Quando terminou, ele havia preenchido dez páginas e as últimas vinte e nove palavras do ritual eram a s primeiras cinco linhas no topo da página onze. Agora ele era um escocês e eu lhes disse que ele tinha pago “catorze chillings” por aquele livro e a idéia de deixar três quartos de página vazios, ofendia sua avareza. Então, para evitar o desperdício, abaixo das vinte e nove palavras, ele colocou um título “O Mesmo Dia” e foi direto na ata da primeira reunião da loja. Espero que vocês possam imaginar tudo isso meus Irmãos, por que eu descrevi a história da “Loja de Haughfoot”, a primeira Loja totalmente não operativa na Escócia, trinta e quatro anos mais velha que a Grande Loja da Escócia. As atas foram lindamente conservadas por sessenta e um anos e eventualmente em 1763, a Loja foi engolida por uma das lojas maiores da redondeza. O livro das atas foi para a Grande Loja de Selkirk, desceu de Selkirk para Londres para que eu escrevesse a história. 

Não sabemos quando isso aconteceu, mas alguma vez, durante aqueles sessenta e um anos, alguém, talvez um dos últimos secrtários da loja, deve ter aberto aquele livro de atas, bateu os olhos nas páginas de abertura e deve ter tido um ataque! Ritual num livro de atas! Fora! E as primeiras dez páginas desapareceram; estão completamente perdidas. Aquele açougueiro deveria ter levado a página onze também, mas nem mesmo ele, teve coração para destruir a ata da primeiríssima reunião daquela maravilhosa loja. Assim foi que a ata da primeira reunião que salvou aquelas vinte e nove palavras douradas no topo da página onze e as vinte e nove palavras são virtualmente idênticas com a porção correspondente do manuscrito de Edinburgh House Register e seus dois textos irmãos. Aquelas preciosas palavras são uma garantia que o outro documento é confiável e isso nos dá um ponto inicial maravilhoso para o estudo do ritual. Nós não temos apenas os documentos que descrevem a cerimônia; temos também uma espécie de medida de comparação pela qual podemos julgar a qualidade de cada novo documento à medida que chega e nesse ponto, eles realmente começam a chegar. 

Agora, Irmãos, deixem-me alertá-los de que até aqui estamos falando de documentos escoceses. Os ceús abençoem os escoceses! Eles cuidaram de cada fragmento de papel e se não fosse por eles nós praticamente não teríamos história. Nossos primeiros e melhores materiais são praticamente escoceses. Mas, quando os documentos ingleses começarama aparecer, parecem encaixar. Eles não apenas se harmonizam, frequentemente preenchem os vazios nos textos escoceses. Daqui para frente vou nomear o país de origem dos documentos que não forem ingleses. 

Dentro dos poucos anos seguintes, encontramos um número valioso de documentos de ritual, incluíndo alguns da mais alta importância. O primeiro desses é o Manuscrito Sloan, datado de 1700, um texto inglês, hoje na British Library. Ele dá várias “amarrações” que não tinham aparecido em nenhum documento antes. Dá uma nova forma ao compromisso do maçom o qual contém as palavras “sem equívoco ou reserva mental”. Isso aparece pela primeira vez no Manuscrito Sloane, e Irmãos, desse ponto em diante, cada detalhe de ritual que eu lhes der, será uma “primeira vez”. Não posso dizer precisamente quando uma prática particular verdadeiramente começou. Simplesmente direi que este ou aquele item aparece pela primeira vez, dando-lhes o nome e data do documento pelo qual isso pode ser provado. 

Se vocês concordarem com isso, perceberão – e eu imploro que pensem nisso dessa maneira - que vocês estão observando uma pequena planta, um viveiro da Maçonaria e cada palavra que eu mencionar, será um novo movimento, uma nova folha, uma nova flor, um novo galho. Vocês estarão observando o ritual crescer; e se vocês virem desse modo, meus Irmãos, saberei que não estarei perdendo meu tempo, por que esta é a única maneira de ver. 

Agora, voltando ao Manuscrito Sloane que não tenta descrever uma cerimônia completa. Ele tem uma fantástica coleção de “amarras” e outros estranhos modos de reconhecimento. Tem um catecismo de vinte e duas Perguntas e Respostas, mutias delas similares às dos textos escoceses e há uma nota que parece confirmar duas colunas para o Aprendiz, 

Um parágrado posterior fala de uma saudação (?) para o Mestre, uma curiosa postura de “abraço”, com “a garra de mestre pelas suas mãos direitas e a ponta dos dedos de uma das mãos esquerdas tocam na Espinha um do outro...” Aqui a palavra é dada como “Maha – Byn”, metade num ouvido e metade no outro, para ser usada como palavra de teste. 

Esta foi a primeira aparição em qualquer de nossos documentos e se você esta testando alguém, você deveria dizer “Maha” e o outro teria que dizer “Byn”; se ele não disesse “Byn”, você não teria negócios com ele. 

Falarei sobre diversas outras versões à medida que brotarem mais tarde, mas devo enfatizar que aqui está um documento inglês preenchendo os vazios em três textos escoceses e isto acontece a toda hora. 

Agora temos outro documento escocês, o Manuscrito Dumfries nº 4, datado de 1700. Ele contém um monte de material novo, mas eu posso mencionar poucos desses itens. Uma dessas questões é: “Como você foi trazido”? “Vergonhosamente com uma corda em volta do pescoço”. Este foi o primeiro “cable-tow”; e uma resposta posterior diz que a corda “é para me enforcar se eu trair minha confiança”. O Dumfries também menciona que o candidato recebe o “Segredo Real” ajoelhado “sobre seu joelho esquerdo”. 

Entre muitas Perguntas e Respostas interessantes, ele lista algumas penalidades mais usuais daqueles dias. “Meu coração tirado vivo, minha cabeça decepada, meu corpo enterrado na marca da maré”. “Na marca da Maré” é a primeira versão de “à distância de um cabo da praia”. Irmãos, há muito mais, mesmo em data tão antiga, mas deve ser breve e eu darei a vocês todos os itens importantes à medida em que nos movemos ao próximo estágio. 

Entretanto, essa era a situação no tempo que a primeira Grande Loja foi fundada em 1717. Tínhamos apenas dois graus na Inglaterra, um para o aprendiz e o segundo era para o “mestre ou companheiro”. Dr. Anderson, que compilou o primeiro Livro das Constituições Inglesas em 1723, descreveu o segundo grau inglês como “Mestre e Companheiro”. O termo escocês já tinha invadido a Inglaterra. 

O próximo grande estágio na história do ritual é a evolução do terceiro grau. Na verdade, nós sabemos muita coisa do terceiro grau, mas há algumas terríveis lacunas. Não sabemos como ele começou ou por que começou e não podemos ter certeza quem começou! À luz de uma vida de estudos, vou dizer-lhes o que sabemos e vamos tentar preencher as lacunas. 

Seria muito fácil, claro, se pudéssemos esticar as mãos e puxar um grande livro de atas e dizer: “bem, este é o mais antigo terceiro grau que aconteceu”, mas isso não funciona dessa forma. Os livros de atas veieram bem mais tarde. 



ALGUMAS ALUSÕES A TRÊS GRAUS 

As primeiras menções do terceiro grau aparecem em documentos como aqueles dos quais temos falado – principalmente documentos que foram escritos como ajuda-memória pelos homens que os possuíam. Mas temos que usar as revelações também, revelações impresas por lucro ou rancor – e teremos algumas alusões muito úteis do terceiro grau bem antes que verdadeiramente aparecessem na prática. E assim, começaremos com um dos melhores, um pequeno e lindo texto, uma única folha de papela, conhecida como “Trinity College, Dublin, Manuscript”, datado de 1711, encontrado entre papéis de um famoso doutor e cientista irlandês, Sir Thomas Olyneaur. Este documento é encabeçado por uma espécie de Tau Triplo e abaixo as palavras: “sob uma pena não menor”. Isso é seguido por um conjunto de onze Perguntas e Respostas e percebemos imediatamente qua alguma coisa está errada”. Nós já temos três conjuntos perfeitos de quinze perguntas, então onze perguntas deve ser perfeitamente normais, apenas não o suficiente delas. Então, depois de onze perguntas, esperaríamos que o escritor nos desse uma descrição do todo ou parte da cerimônia, mas em vez disso, ele dá uma espécie de catálogo das palavras e sinais do Maçom. 

Ele dá o sinal do Aprendiz com a palabra B. 

Ele dá as “articulações (de ossos) e tendões” como o sinal de “companheiro”, com a palavra “Jachquim”. O “sinal de Mestre é espinha (backbone)” e para ele (i.e. o MM) o escritor dá a pior descrição do mundo para os CPDP. (Parece claro que nem o autor da peça, nem o escritor do Manuscrito Sloane, jamais ouviram falar dos Pontos do Companheiro ou souberam descrevê-los.) Aqui, como eu demonstro, estão as palavras exatas, não mais, não menos: 

Aperte o mestre em sua espinha, ponha seu joelho entre os dele e diga Matchpin. 

Isso, meus Irmãos, é nossa segunda versão da palavra do terceiro grau. Começamos com “Mahabyn” e agora “Matchpin”, horrivelmente corrompida. Deixem-me dizer agora, alto e claro, ninguiém sabe qual palavra correta era. Era provavelmente de origem hebraica originalmente, mas todas as primeiras versões são degradadas. Poderíamos trabalhar para trás, traduzindo do inglês, mas não poderíamos estar certos de que nossas palavras em inglês estão corretas. Então, aqui no Manuscrito “Trinity College, Dublin, MS”, temos graus separados; aprendiz, companheiro e mestre. Não é prova para três graus em prática, mas mostra que alguém estava brincando com a idéia em 1711. 

A peça seguinte de prova neste tema vem da primeria revelação escrita e publicada para entretenimento ou por rancor, num jornal inglês, The Flyng Post. O texto é conhecido como uma “investigação do Maçom”. Nesse tempo, 1723, o catecismo era muito mais longo e o texto continha diversas peças de rima, todas interessantes, mas apenas uma de particular importância ao meu presente propósito e aqui está: 

“Um Maçom iniciado tenho sido, Boaz e Jachin eu tenho visto; Companheiro fui finamente jurado e conheço a Pedra Polida, Diamante e Esquadro: conheço bem a Parte do Mestre completa, como Maughbin honesto dirá você”. 

Percebam, Irmãos, ainda há duas colunas para o Aprendiz e novamente alguém está dividindo os segredos Maçônicos com três partes para três categorias diferentes de Maçons. A idéia de três graus está no ar. Ainda estamos procurando atas, mas elas ainda não apareceram. A seguir temos outro documento inestimável, datado de 1726, o Manuscrito Graham, um texto fascinamente que começa com um catecismo de treze personagens bíblicos, cada história com uma espécie de tessitura Maçônica no seu todo. Uma lenda fala como três filhos foram ao túmulo do pai, tentar se poderiam encontrar alguma coisa sobre ele, que os conduzisse ao segredo virtuoso que esse famoso pregador tinha. Eles abriram a tumba, nada encontrando, salvo o corpo morto quase totalmente consumido, agarraram um dedo que saiu de junta a junta então num puxão no cotevelo eles levantaram o corpo morto e o sustentaram pé por pé, joelho por joelho, peito por peito, face por face e mãos às costas e imploraram socorro ao pai... então um disse ainda tem tutano nesse osso e o segundo disse, mas é um osso seco e o terceiro disse ele cheira mal e eles concordaram em dar um nome como é conhecido da franco maçonaria até esses dias... 

Esta é a primeira história de uma exaltação num contexto Maçônico, aparentemente um fragmento da lenda Hirâmica, mas o velho senhor no túmulo era Pai Noé, não Hiram Abif. 

Outra lenda diz respeito a “Bazalliell”, o maravilhoso artesão que construiu o Templo móvel (Tabernáculo) e a Arca da Aliança para os israelitas durante sua peregrinação no deserto. A história é que perto da morte, Bazalliell pediu que uma lápíde fosse erigida em seu túmulo, com uma inscrição “de acordo com seu desejo” o que foi feito como segue: 

Aqui jaz a flor da maçonaria superior a muitos outros parceiros de um rei e dois príncipes, um irmão. Aqui jaz o coração que todos os segredos guardou. Aqui jaz a língua que nunca revelou. 

As duas últimas linhas não poderiam ser mais apropriadas se especialmente escritas para Hiram Abif, são virtualmente um resumo da lenda de Hiram. 

No catecismo, uma resposta fala por aqueles que...tendo obtido uma voz tríplice por ser iniciado, elevado e exaltado e confirmado por três diversas Lojas... 

“Iniciado, elevado e exaltado” é claro o suficiente. “Três diversas Lojas” significa três graus separados, três cerimônias separadas. Não há dúvida de que tudo isso é uma referência a três graus sendo praticados. Mas nós ainda queremos atas e ainda não as temos. E sinto muito em dizer-lhes que as primeiras atas que registraram um terceiro grau, fascinante e interessante como são, referem-se a uma cerimônia que nunca aconteceu numa loja; ocorreu às margens de uma Sociedade Musical Londrina (London Musical Society). É uma adorável história e é isso que terão agora. 

Em dezembro de 1724 houve uma reunião numa pequena e agradável loja na Taverna Queen`s Head, na Rua Hollis, Strand, cerca de trezentas jardas do atual Fremasons`Hal. Gente legal; o melhor da sociedade musical, arquitetônica e cultural eram membros desa loja. Nessa anoite em particular, na qual estou interessado, Sua Graça, o Duque de Richmond era Venerável da loja. Eu deveria acrescentar que sua Graça, o Duque de Richmond era também Grão Mestre naquela época e você poderia chamá-lo de “gente fina”. É verdade que ele era descendente da realeza bastarda, mas hoje em dia mesmo a realeza ilegítima é considerada gente fina. Um par de meses depois, sete dos membros dessa loja e um irmão que eles emprestaram de outra Loja decidiram que eles queriam fundar uma sociedade musical e de arquitetura. 

Eles deram a si um quilômétrico título latino – Philo Musicae et Architecturae Societas Apollini – que eu traduzo: “Sociedade Apoloniana para os Amantes da Música e da Arquitetura” e esboçaram um livro de regras que é indescritivelmente lindo. Cada palavra escrita à mão. Parece que o melhor estampador o escreveu e decorou. 

Essas palavras eram muito entusiásticas na sua Maçonaria e na sua sociedade musical e esboçaram esse inusitado código de regras. Uma regra era, por exemplo, que cada um dos fundadores teria seu próprio brasão de armas ornado em lindas cores nas páginas iniciais do livro de atas. Quantas lojas você conhece em que cada fundador tem seu próprio brasão? Eles amavam sua Maçonaria e fizeram outra regra, que ninguém poderia vir junto às palestras de arquitetura ou à suas noites musicais – os melhores maestros eram membros da sociedade - ninguém poderia vir, se não fosse Maçom, ele teria que ser iniciado antes para que o deixassem entrar; e o pior que eram tão ciosos sobre o status maçônico de seus membros, eles mantinha notas da biografia maçônica de cada membro assim que ele associava. É dessas notas que somos capazes de ver o que de fato acontecia. Eu poderia falar sobre eles a noite toda, mas para nossa finalidade presente, só precisamos acompanhar a carreira de um de seus membros, Charles Cotton. 

Nos registros da Sociedade Musical temos que em 22 de dezembro de 1724, “Charles Cotton Esq. foi feito Maçom pelo dito Grão-Mestre (isto é. Sua Graça o Doque de Richmond) na loja de Queen´s Head. Nada poderia ser mais regular. Então, em 18 de fevereiro de 1725...antes de fundarmos essa Sociedade, uma loja foi formada... para que Elevássemos Charles Cotton Esq...” e porque isso foi no dia da fundação da sociedade, não podermos ter certeza se Cotton foi Elevado na Loja ou na Sociedade Musical. Três meses depois, em 12 de maio de 1725, “o Irmão Charles Cotton Esq. Broth Papillion Ball foi regularmente passado a Mestre” – Não” Não poderia ser mais irregular! Aquilo era uma Sociedade Musical! – não uma loja! Mas eu lhes disse que eles eram gente fina e tinham alguns visitantes muito ilustres. Primeiro o Grande Vigilante veio vê-los. Depois, o Segundo Grande Vigilante. E depois, eles receberam uma carta vexatoria do Grande Secretário e, em 1727, a sociedade desapareceu. Nada sobrou, exceto seu livro de atas na Biblioteca Britânica (British Library). Se você alguma vez for a Londres e passar pelo Freemason´s Hall, verá um facsimile maravilhoso desse livro. Vale a pena uma viagem a Londres para vê-lo. Aquele é o registro do mais antigo terceiro grau. Eu gostaria que pudéssemos produzir um “first timer” mais respeitável, mas esse foi o mais antigo. 

Devo dizer-lhes, Irmãos, que Gould, o grande historiador maçônico acreditou, toda sua vida, que esse era o mais antigo terceiro grau do qual houvesse qualquer outro registro. Mas pouco antes de morrer ele escreveu um artigo brilhante nos tratados da Loja Quatuor Cornati e ele mudou de idéia. Ele disse: “Não, as atas estão abertas para larga interpretação e nós não devemos aceitar isso como um registro de terceiro grau”. Francamente, eu não acredito que ele provou seu caso e nesse ponto eu ouso disputar com Gould. Observem-me cuidadosamente, Irmãos, por que eu arrisco uma chance de ser abatido nesse momento. Ninguém argumenta com Gould! Mas eu aceito essa disputa porque, depois de dez meses a partir daquela data, teremos prova incontestável da prática do terceiro grau. Como poderiam esperar, abençoados sejam, ela vem da Escócia. 

Loja Dumbarton Kilwinning, agora nº 18 no registro da Grande Loja da Escócia, foi fundada em janeiro de 1726. Na reunião de fundação, estava o Venerável com sete Mestres Maçons, seis Companheiros e três Aprendizes; alguns eram maçons operativos, alguns não operativos. Dois meses depois, em março de 1726, temos essa ata: 

“Gabriel Porterfield que compareceu na reunião de janeiro como Companheiro foi unanimamente admitido e recebido como Mestre da Fraternidade e renovou seu compromisso e deu seu dinheiro de entrada”. 

Agora, percebam Irmãos, era um escocês que começou em janeiro como um Companheiro, um companheiro fundador de uma nova Loja. Então voltou em Março e renovou seu compromisso, o que significa que passou por outra cerimônia; e deu seu dinheiro de entrada, o que sifnifica que pagou por isso! Não há dúvida sobre isso. E está aí o primeiro registro cem por cento filetado a outro de um terceiro grau. 

Dois anos depois, em Dezembro de 1728, outra nova Loja, Greenock Kilwinnig, em seu primeiríssimo encontro, prescreveu taxas separadas para iniciação, elevação e exaltação. 


MAÇONARIA DISSECADA DE PRITCHARD´S 
Daí em diante temos amplas provas da prática dos três graus e então em 1730, temos a primeira revelação impressa que alegava descrever todos os três graus. Maçonaria Dissecada, publicada por Samuel Pritchard em Outrubro de 1730. Era o mais valioso trabalho de ritual que tinha aparecido até aquela data, todo em forma de perguntas e respostas (em separado, uma breve descrição) e teve uma enorme influência na estabilização de nosso ritual Inglês. 

O seu “Grau de Aprendiz” – naquela época vinte e nove perguntas – deu o nome de duas colunas ao aprendiz e a primeria delas era “letrada” (identificada por uma letra). Pritchard lidou para forçar um monte de ritual nas suas perguntas e respostas de aprendiz. Eis uma das questões para o candidato: “como ele te fez maçom?” Ouçam sua resposta: 

“Com o meu joelho nu e dobrado e corpo dentro do Esquadro, o Compasso estendido no meu Peito Esquerdo, minha mão direita nua na Santa Bíblia: ali fiz meu juramento (ou compromisso) de um Maçom”. 

Toda essa informação numa só resposta! E a pergunta seguinte era: “você pode repetir esse juramento?” com a resposta: “Eu me esforçarei” e Pritchard deu seguimento com um juramento magnifico que continha três conjuntos de penalidades (pescoço cortado, coração arrancado, corpo severamente queimado e as cinzas esparramadas). Isso é como apareceram em 1730. Documentos de 1760 os mostram separados e desenvolvidos, posteriores não nos interessa aqui. 

O “Grau de Companheiro” de Pritchard, era bem curto, somente trinta e três perguntas e respostas. Dava J sozinha para o Companheiro (não “letrada”), mas agora o segundo grau tem um monte de material novo relativo às colunas, à câmara do meio, a escada em espiral e uma longa recitação sobre a letra G, que começa com o sifnificado de “Geometria” e termina indicando: “o Grande Arquiteto e Inventor do Universo”. 

O “Grau de Mestre ou Parte do Mestre” de Pritchard, era constituído de trinta perguntas, algumas com longas respostas, contendo a mais antiga versão da lenda Hirâmica, literalmente a história completa como ocorreu naqueles dias. Incluía o assassinato pelos “três Rufiões”, os que procuraram, “Quinze amados Irmãos” que concordaram entre eles “que se não encontrassem a Palavra nele ou sobre ele, a primeira Palavra deveria ser a “Palavra do Mestre”. Mais tarde, a descoberta, “o desprendimento”, a exaltação pelos CPDP e outra nova versão da palavra do Mestre Maçom que é dita significar “O Construtor está prostrado”. 

Não há razão para acreditar que Pritchard inventou a lenda Hirâmica. À medida que lemos sua história em conjunção com aquelas coletadas por Thomas Graham em 1726, pode haver pequena dúvida se a versão de Pritchard surgiu de diversas correntes de lendas, provavelmente um resultado mais antigo da influência especulativa daqueles dias. 

Mas o terceiro grau não era uma nova invenção. Ele surgiu da divisão do primeiro grau original em duas partes, tanto que o original segundo grau com seus CPDP e uma palavra promoveu-se num terceiro lugar, tanto o segundo como o terceiro, adquirindo materiais adicionais durante o período de mudança. Isso foi alguma coisa entre 1711 e 1725, mas se começou na Inglaterra, Escócia ou Irlanda, é um mistério; nós simplesmente não sabemos. 

Voltando a Samuel Pritchard e sua Maçonaria Dissecada. O livro criou sensação; vendeu três edições e mais uma edição pirateada em onze dias. Varreu todas as outras revelações para fora do mercado. Pelos trinta anos seguintes, Pritchard foi reimpresso seguidas vezes e nenhuma outra versão tinha a menor chance; não havia nada à altura que pudesse se opor. Nós perdemos alguma coisa com isso, por que não temos registro de qualquer desenvolvimento de ritual durante os trinta anos seguintes – um grande vazio de trinta anos. Apenas um novo item apareceu em todo aquele período, a “Obrigação do Iniciado”, uma miniatura de nossa versão moderna, num lindo inglês do século Dezoito. Foi publicado em 1735, mas não sabemos quem o escreveu. 

Para informações mais frescas sobre o desenvolvimento do ritual teremos que atravessar o Canal, na França. 

EVIDÊNCIAS ADICIONAIS DA FRANÇA 
Os ingleses plantaram a Francomaçonaria na França em 1725 e ela tornou-se um elegante passatempo para a alta e a baixa nobreza. O Duque de Tal, manteria uma loja em sua casa, onde seria o Venerável para sempre e a qualquer hora ele convidava seus amigos por perto, abririam a loja e fariam mais alguns maçons. Foi assim que começou e levou dez ou doze anos para que a Maçonaria vazasse para níveis inferiores. Nesse tempo as lojas começaram a se reunir em restaurantes e tavernas, mas por volta de 1736, as coisas ficaram difíceis na França e havia o receio de que as lojas fossem usadas para complôs e conspirações contra o governo. 

Em Paris, particularmente, precauções foram tomadas. Um edital foi emitido por René Herault, Tenente-General de Polícia, que donos de tavernas e restaurantes não poderiam acomodar lojas maçônicas, sob pena de ser fechado por seis meses e multa de 3.000 libras. Temos dois registros, ambos em 1736/37, de conhecidos restaurantes que foram fechados pela Polícia por este motivo. Isso não funcionou e a razão é muito simples. No momento em que os oficiais fechavam as reuniões em tavernas e restaurantes, elas voltaram para casas particulares novamente; ficou clandestina, por assim dizer e a Polícia ficou desamparada. 

Finalmente, Heraut decidiu que poderia causar maior dano à Ordem, se ele pudesse transformá-la em motivo de riso. Se ele pudesse fazê-la ridícula, ele estava certo que poderia colocá-la fora do negócio para sempre e decidiu tentar. Ele entrou em contato com uma de suas namoradas, uma certa Madame Carton. Agora, Irmãos, eu sei que o que vou dizer-lhes vai parecer o Jornal Nacional (English News Of the Word), mas estou dando história registrada e muito importante. Então ele entrou em contato com Madame Carton, que é sempre descrita como uma dançarina da Ópera de Paris. O fato verdadeiro é que ela seguia uma profissão bem mais antiga. A descrição que dá uma melhor idéia de seu status e de suas qualidades, é que ela dormiu nas melhores camas da Europa. Ela tinha uma clientela muito especial. Não era coisa de mocidade; ela tinha cinquenta e cinco anos naquela época e uma filha com o mesmo interesse nessa linha de negócio. E eu tenho que ser muito cuidadoso com o que vou dizer, porque acredita-se que um de nossos Grãos-Mestres estava envolvido com uma ou mesmo ambas. Tudo isso estava nos jornais da época. 

De qualquer maneira, Heraut entrou em contato com Madame Carton e pediu-lhe que obtivesse uma cópia do ritual maçônico de um de seus clientes. Ele tinha a intenção de publicá-lo e, em fazendo os maçons ridículos, ia colocá-los fora de ação. Bem! Ela fez e ele fez. Em outras palavras, ela conseguiu sua cópia do ritual e passou para ele. Foi públicado primeiramente em França em 1737, sob o título de “Recepção de um Franco-Maçom”. Em um mês foi traduzido em três jornais londrinos, mas falhou na intenção de diminuir o zelo francês pela Maçonaria e teve nenhum efeito na Inglaterra. Farei um breve sumário. 

O texto, em forma narrativa, descrevia apenas uma simples cerimônia com duas colunas, tratando principalmente de liturgia (floor-work) e apenas fragmentos de ritual. O candidato era privado de metais, joelho direito nu, pé esquerdo usando alpercatas e fechado sozinho num quarto em total escuridão, para enquadrá-lo mentalmente para a cerimônia. Seus olhos eram vendados e seu padrinho batia três vezes na porta da Loja. Após diversas perguntas, era apresentado e admitido aos cuidados do Vigilante. 

Ainda vendado, era conduzido três vezes em volta do pavimento no centro da Loja e havia “chamas resinadas”. Era costumeiro em lojas francesas naqueles dias, terem uma panela com brasas vivas junto à porta da loja e no momento em que o candidato entrava, eles espargiam pó de resina na brasa viva para produzirem uma enorme chama que era para amedrontar a razão do candidato, mesmo que estivesse vendado. (Em muitos casos, não vendavam os candidatos até a hora do juramento.) 

Então, no meio de um círculo de espadas, temos a postura para a obrigação com três lotes de penalidades e detalhes de Aventais e Luvas. Isso era seguido por sinais, toques e palavras, relativos a duas colunas. A cerimônia continha diversos traços desconhecidos na prática inglesa e algumas partes da história parecem ser contadas na sequência errada, tanto que à medida que lemos, repentinamente percebemos que o cavalheiro que estava ditando tinha em mente muito mais assuntos mundanos. Então, Irmãos, esta foi a primeira revelação da França, não muito boa, mas foi o primeiro de uma torrente maravilhosa de documentos. Como antes, discutível apenas os mais importantes. 

Meu seguinte, é “O Segredo dos Franco-Maçons” (Le Secret des Franc-Maçons), 1742, publicado por Abbé Perau, que era Prior da Sorbonne, a Universidade de Paris. Um belo primeiro grau, todos em forma narrativa e cada palavra a favor da Ordem. Suas palavras para o Aprendiz e Companheiro estavam em ordem inversa (e isso tornou-se prática comum na Europa) mas dizia praticamente nada sobre o segundo grau. Descrevia minuciosamente os brindes e saudações maçônicas com uma maravilhosa descrição do “Fogo Maçônico”. Mencionava que o grau de Mestre era “uma grande lamentação cerimonial da morte de Hiram” mas não conhecida nada do terceiro grau e dizia que os Mestres Maçons tinham apenas um novo sinal e era tudo. 

Nosso próximo trabalho é “O Catecismo dos Franco-Maçons” (Le Catechisme des Franc-Maçons), publicado em 1744, por Louis Travenol, um famoso jornalista francês. Ele dedicou seu livro “Ao Belo Sexo”, que ele adora, dizendo que ele estava deliberadamente publicando esta revelação em seu próprio benefício, porque os maçons o tinham excluído e seu tom é moderadamente antimaçônico. Ele continua com uma nota “Ao Leitor”, criticando diversos itens do trablaho de Perau, mas concordando que “Le Secret” é geralmente correto. Por aquela razão (e Perau era desesperadamente ignorante sobre o terceiro grau) ele liga sua revelação ao grau de Mestre Maçom. Mas isso é seguido por um catecismo que é um composto dos três graus, indivisível, embora seja fácil ver quais perguntas pertencem ao Mestre Maçom. 

O Catecismo também contém duas excelentes gravuras do Painel do Grau, ou Desenhos do Piso, um chamado “Plano da Loja para o Aprendiz-Companheiro” combinados e o outro para “A Loja de Mestre”. 

Travenol começa seu terceiro grau com “ História de Adoniram, Arquiteto do Templo de Salomão”. Os textos franceses geralmente dizem Adoniram em vez de Hiram e a história é uma versão esplendida da Lenda Hirâmica. Nas melhores versões francesas, a palavra do Mestre (Jehova) não está perdida; os nove Mestres que foram enviados por Salomão para encontrá-lo, decidiram adotar uma palavra substituta por medo de que os três assassinos houvessem compelido Adoniram a divulgá-la. 

Isso é seguido por um capítulo separado que descreve o plano da Loja de Mestre, incluindo o Painel (Floor-drawing), e a mais antiga cerimônia de abertura de uma Loja de Mestre. Contém um curioso “Sinal de Mestre” que começa com uma mão ao lado da testa (demonstrar) e termina com o polegar na boca do estomago. E agora, Irmãos, temos uma magnífica descrição da liturgia (floorwork) no terceiro grau, a cerimônia completa, tão lindamente descrita em finos detalhes que qualquer Instrutor poderia reconstruir do começo ao fim – e cada palavra desse capítulo é material novo que nunca apareceu antes. 

Claro que há muitos itens que diferem das práticas que conhecemos, mas agora podem ver por que estou tão excitado por esses documentos franceses. Eles dão detalhes maravilhosos num tempo em que não tínhamos material correspondente na Inglaterra. Mas antes de deixar o Catecismo, devo dizer algumas palavras sobre sua figura do Painel do terceiro grau, ou Floor-drawing que contém, como tema central, um desenho de caixão, circundado por lágrimas, as lágrimas que nossos antigos Irmãos derramaram pela morte de nosso Mestre Adoniram. 

Sobre o caixão há um ramo de acácia e a palavra “JEHOVA”, “anciên mot du Maitre” (antiga palavra do Mestre), mas no grau francês não tinha sido perdida. Era o Nome Inefável, que nunca deveria se pronunciado, e aqui, pela primeira vez, a palavra “Jehova” está sobre o caixão. O diagrama, em pontos, mostra como três passos em zig-zag sobre o caixão devem ser feitos pelo candidato, avançando do Oeste para Leste e muitos outros detalhes interessantes, demais numerosos para serem mencionados. 

O catecismo, que é o último item principal no livro, é baseado (como todos os primeiros catecismos franceses) diretamente na Maçonaria Dissecada de Pritchard, mas contém um número de expansões simbólicas e explicações, resultado de influência especulativa. 

E assim chegamos à ultima das revelações francesas que devo tratar hoje que é “A Ordem dos Franco-Maçons Traídos” (L´Orde des Franc-Maçons Trahi), publicada em 1745 por um escritor anônimo, um ladrão! Não havia leis de direitos autorais naquele tempo e esse homem sabia que era coisa boa assim que viu. Ele pegou o melhor material que pode encontrar, coletou num único livro e adicionou algumas notas de autoria própria. Assim, roubou o livro de Perau, 102 páginas, o lote e o imprimiu como se fosse seu próprio primeiro grau. Disse muito pouco sobre o segundo grau (o segundo grau sempre foi um pouquinho órfão). Ele roubou o admirável terceiro grau de Travenol e adicionou algumas notas incluindo diversas linhas dizendo que antes da admissão do Candidato, o Mestre Maçom mais recente da Loja deita no caixão, sua face coberta com um pano manchado de sangue, assim o Candidato o veria ser exaltado pelo Venerável antes de avançar na sua parte da cerimônia. 

De seu próprio material, não havia muito; capítulo da Cifra Maçônica, dos Sinais, Garras e Palavras e, de costumes Maçônicos. Ele ainda incluiu dois desenhos melhorados de Painel do Grau e duas charmosas gravuras ilustrando o primeiro e terceiro graus em andamento. Seu catecismo seguia a versão de Travenol bem de perto, mas ele adicionou quatro perguntas e respostas (aparentemente uma contribuição menor), mas são de alta importância no nosso estudo do ritual: 

P – Quando um Maçom se encontrar em perigo, o que ele deve dizer e fazer para chamar os Irmãos para ajudar? 

R – Ele deve colocar as mãos unidas na testa, os dedos entrelaçados e dizer “Socorro, crianças (ou Filhos) da Viúva”. 

Irmãos, não sei se “dedos entrelaçados” são usados nos EUA ou Canadá; direi apenas que eles são muito bem conhencidos em diversas jurisdições européias e os “Filhos da Viúva” aparecem em muitas versões da lenda Hirâmica. 

Mais três novas perguntas seguem: 

P – Qual é a Palavra de Passe do Aprendiz? Resp.: T 

P – Qual a do Companheiro? Resp.? S 

P – E qual a do Mestre? Resp.: G 

Esta foi a primeira aparição de Palavras de Passe impressas, mas o autor adicionou uma nota explicativa: 

Estas três Palavras de Pase são raramente usadas, exceto na França e em Frankfurt ou Main. São da natureza de senhas militares, introduzidas como uma medida de segurança (quando tratando) com irmãos que não se conhecem. 

Nunca se ouviu de Palavras de Passe até essa data, 1745, e elas apareceram pela primeira vez na França. Voces perceberam, Irmãos, que algumas delas parecem estar em ordem errada e por causa do intervalo de trinta anos, não sabemos se elas foram usadas na Inglaterra naquele tempo ou se foram uma invenção francesa. Nesse quebra cabeças, temos uma curiosa peça de prova indireta e eu devo divagar por um momento. 

No ano de 1730, a Grande Loja da Inglaterra estava em grande confusão por causa das exposições que estavam sendo publicadas, especialmente a “Maçonaria Dissecada” de Pritchard, que foi oficialmente condenada na Grande Loja. Mais tarde, como medida preventiva, certas palavras nos primeiros dois graus foram alternadas, um movimento que deu oportunidade para o surgimento de uma Grande Loja rival. “Le Secret”, 1742, “Le Catecisme”, 1744, e o “Trahi”, 1745, deram todas aquelas palavras na nova Ordem e, em 1745, quando as Palavras de Passe fizeram sua primeira aparição na França, também apareceram na ordem inversa. Sabendo quão metodicamente a França tinha adotado – e melhorado – as práticas rituais inglesas, parece ser uma forte probabilidade que Palavras de Passe já estavam em uso na Inglaterra (talvez em ordem inversa), mas não há um documento inglês sequer que ampare essa teoria. 

Assim, Irmãos, em 1745 a maioria dos principais elementos dos graus da Ordem já existiam e quando a nova corrente de rituais ingleses começaram a aparecer nos anos de 1760, o melhor daquele material foi incorporado em nossas práticas inglesas. Mas era ainda muito cru e um grande esforço no polimento precisva ser feito. 

O polimento começou em 1769 por três escritores – Wellins Calcutt e William Hutchinson, em 1769 e William Preston em 1772 – mas Preston superou os outros. Ele foi o grande interprétre da Maçonaria e seu simbolismo, um professor nato, constantemente escrevendo e melhorando seu trabalho. Por volta de 1800, o ritual e as Conferências (Lectures) (as quais eram os catecismos originais, agora expandidas e explicadas em belos detalhes) estava tudo em seu momento mais brilhante. E então com a típica falta de cuidado inglesa, nós os estragamos. 

Vocês sabem, meus Irmãos, que em 1751 até 1813, tivemos duas Grandesa Lojas rivais na Inglaterra (a original, fundada em 1717 e a Grande Loja rival conhecida como “Antigos” (Antients), fundada em 1751 e eles se odiavam com um zelo verdadeiramente maçônico. Suas diferenças eram principalmente em assuntos menores de ritual e suas visões sobre Instalação e Arco Real. O azedume continuou até 1809 quando os primeiros passos foram tomados na direção de uma reconciliação e uma muito desejada união dos rivais. 

Em 1809, a Grande Loja original, os “Modernos (Moderns), pediram a necessária revisão e a Loja de Promulgação foi formada para votar o ritual e trazê-lo numa forma que fosse satisfatória para ambos os lados. Aquilo tinha que ser feito ou ainda teriámos duas Grandes Lojas até hoje” Fizeram um excelente trabalho e muitas mudanças foram feitas em aspectos do ritual e procedimentos; mas um grande volume de material foi descartado e seria justo dizer que eles jogaram fora o bebê junto com a água do banho. A Colmeia, a Ampulheta, a Gadanha, o Incensário, etc., os quais estavam em nossos Painéis do Grau no inicio do século dezenove, desapareceram. Devemos ser verdadeiramente agradecidos pelo esplêndido material que eles deixaram para trás. 


NOTA PARA OS IRMÃOS DOS EEUU 
Devo acrescentar aqui uma nota para os Irmãos dos EEUU. Vocês perceberão que até as mudanças que tenho descrito, tenho falado sobre seu ritual, bem como o nosso na Inglaterra. Depois da Guerra da Independência, os Estados Unidos começaram rapidamente acertar suas próprias Grandes Lojas, mas o seu ritual, principalmente de origem inglesa – Antigos como Modernos – era basicamente inglês. Suas grandes mudanças começaram por votla de 1796, quando Thomas Smith Webb, de Albany, NY, se juntou a um maçom inglês, John Hanmer, que era bem versado no sistema da Conferência de Preston (Prestonn´s Lecture). 

Em 1797, Webb publicou seu “Monitor do Franco Maçom” ou “Ilustrações de Maçonaria”, largamente baseada nas ilustrações de Preston. O “Monitor de Webb”, adaptado de nosso ritual quando, como eu disse, estava no seu melhor momento, tornou-se tão popular que as Grandes Lojas americanas, principalmente nos estados do Leste naquele tempo, fizeram tudo que puderam para preservá-lo em sua forma original; eventualmente pelo pedido de Grandes Conferencistas (Grand Lecturers), cuja obrigação em (e é), assegurar que formas oficialmente adotadas permaneçam imutáveis. 

Não posso entrar em detalhes agora, mas nos Rituais e Monitores que tenho estudado e das Cerimônias e Demonstrações que tenho visto, não há duúvidas que seu ritual é mais completo que o nosso, dando ao candidato mais explicações, interpretações e simbolismo, que normalmente damos na Inglaterra. 

Com efeito, por causa das mudanças que fizemos em nossos trabalhos entre 1809 e 18132, é justo dizer que, em muitos aspectos, o seu ritual é mais antigo que o nosso e melhor que o nosso. 

Texto traduzido e cedido pelo Ir.´. Paulo Daniel Monteiro.

José Roberto Cardoso
MM - Loja Estrela D´Alva nº 16 - GLMDF

segunda-feira, 13 de maio de 2013

A mais antiga Ata Maçônica




A MAIS ANTIGA ATA MAÇÔNICA



TRADUÇÃO


Ultimo dia de julho de 1959 


Dia do qual George Patoun, Maçom, admitiu e confessou que ele tinha ofendido o Diácono e outros membros colocando um Maçom não qualificado para trabalhar na chaminé por dois dias e meio, pela ofensa ele submeteu-se com boa voantade ao Diácono e aos demais membros colocando o seu cargo à disposição, e eles em respeito à humilde submissão de George perdoam-lhe a referida infração, determinando sempre que se ele ou qualquer outro irmão indiscrimadamente cometerem o mesmo delito, a lei deve alcançá-los, sem exceção. Isso foi feito na presença de Paul Mason, Diácono, Thomas Weir, Vigilante. John Brown, Henry Taillefer, o dito George Paton e Adam Walker 

Por isso, Adam Gibson, Secretário. Paul Mason Diácono.



AGRADECIMENTO 


Agradecimento, 

Agradeço imensamente ao Professor William Gillies da Universidade de Endimburgo e Dra. Christine Robinson Diretora do Scottish Language Dictionarie que realizaram a tradução da Ata. Inicialmente me propôs a fazer a tradução, pois pensei que a mesma est[e em inglês medieval. Engano, ela fora escrita em escocê medieval. O escocês medieval tem forte influência dos pictos e gaélicos. 

1. Os pictos eram antigos habitantes da Escócia que estabeleceram seu próprio reino e lutaram contra os romanos na Britânia. 

2. Línguas gaélicas (ou goidélicas) são um grupo de línguas originadas pelos celtas que povoaram as Ilhas Britânicas. 

Ir.´. Roberto Aguilar M. S. Silva 
ARLS Sentinela da Fronteira 53 – Mato Grosso do Sul


Copiado pelo
Ir.´. José Roberto Cardoso
Loja Estrela D´Alva nº 16