sábado, 26 de julho de 2014

A MISSÃO DOS CONSTRUTORES


Alguns obreiros estavam aparando pedras ao pé de um enorme edifício em construção. De repente, um visitante se aproximou de um deles e lhe perguntou:

— O que estão fazendo aqui?

Um dos obreiros o olhou de forma rude e respondeu:

— Por acaso você não vê o que estamos fazendo? Estou aqui aparando pedra como escravo por um salário miserável e sem o mínimo reconhecimento. Olhe você esse cartel, tem os nomes dos engenheiros e dos arquitetos, porém nós outros, nem sombra... Estamos aqui de sol a sol trabalhando nas pedras.

O visitante se aproximou então de outro dos obreiros e lhe fez a mesma pergunta. Este, menos resmungão, disse:

- Como bem vê você, estamos aqui lapidando as pedras para levantar este enorme edifício. O trabalho é duro e mal pago, no entanto o que poderemos fazer? Não tem outra forma e tenho que levar o alimento para meus filhos.

O visitante se aproximou de um terceiro trabalhador e fez novamente a mesma pergunta: que estás fazendo? O homem, com mais entusiasmo e alegria respondeu:

- Estamos levantando um grande hospital, o melhor do mundo. As gerações futuras o admirarão e ele poderá salvar a vida de milhares de pessoas. Talvez jamais o possa usar, mas 

.........

O mesmo trabalho, o mesmo salário, a mesma ausência de reconhecimento, a mesma realidade.

No entanto existe em cada obreiro três maneiras diferentes de ver a mesma realidade, de vive-la; um deles a vê como escravidão; o outro como resignação e o último como uma apaixonantes aventura e como um desavio para si mesmo.

Deveríamos, todos, viver com ilusão, desfrutar nosso trabalho com paixão e nos sentirmos partes das boas obras.

A recompensa está naquilo que acreditamos!

Que possamos cuidar sempre de construir o melhor que pudermos, afinal somos construtores!


(Site Del Guajiro)