sexta-feira, 29 de setembro de 2017


Por Luciano R. Rodrigues
Extraído do blog http://www.oprumodehiram.com.br/quando-surgiram-os-pilares-colunas-e-candelabros-na-maconaria/


INTRODUÇÃO

Com a diversidade de ritos praticados no Brasil e a falta de informação sobre alguns elementos que compõem o interior de nossas lojas maçônicas, aliado a definições equivocadas dos criadores de simbolismo sem fontes concretas para apoiar seus argumentos, muitas dúvidas surgem sobre a origem e localização dos pilares, dos globos que encimam estes, assim como os candelabros e etc.

Sendo assim, fomos buscar a origem destes elementos, chegando em nossas pesquisas, até Harry Carr, um dos pesquisadores que muito contribuiu para as publicações da famosa loja de estudos ARS Quatuor Coronatorum. Com base em suas pesquisas, segue abaixo o que a história nos conta, de acordo com a documentação ainda preservada.

PILARES

Uma das explicações sobre os pilares: “…os dois grandes pilares foram colocados na entrada, no lado sul. . . eles eram ocos, para melhor servir como arquivos para a Maçonaria, pois ali foram depositados os rolos constitucionais… Esses pilares foram adornados com dois capitéis… [e] … com duas esferas onde foram delineados, mapas dos globos celestiais e terrestres, indicando a “Maçonaria universal”.

OS PRIMEIROS DOIS PILARES NA MAÇONARIA

A aparição dos dois primeiros pilares na literatura maçônica, é descrita na história lendária que faz parte do Manuscrito Cooke (1410) e muitas versões posteriores de manuscritos chamados de Old Charges. A história diz que os pilares foram feitos pelos quatro filhos de Lamech, de modo que resistissem a temida destruição do mundo por fogo ou inundação. Um dos pilares era feito de mármore, o outro de “latrus” (uma espécie de tijolo de argila seca), porque o mármore não seria destruído pelo fogo e o de “tijolo” não seria destruído pela água. Eles foram criados como um meio de preservar “as ciências conhecidas”, que teriam sido esculpidas ou gravadas nos dois pilares.

Esta lenda remonta aos primeiros escritos apócrifos e, ao longo dos séculos, surgiu uma série de variações nas quais a história dos pilares indestrutíveis permaneceu bastante constante, embora sua construção tenha sido atribuída a diferentes heróis. Assim, Josefo atribuiu-os a Seth, enquanto outra versão apócrifa diz que eles foram construídos por Enoque. Por algum motivo, não explicado com facilidade, as primeiras constituições maçônicas favorecem os filhos de Lamech como os protagonistas desta antiga lenda, que foi incorporada nos textos para mostrar como todas as ciências conhecidas foram preservadas para a humanidade por esta prática inicial do trabalho de pedreiros.

Observamos que nos primeiros manuscritos maçônicos, os pilares não aparecem como tendo conexão com o Templo de Salomão, ligação está que surge algum tempo depois. Nos séculos XIV e XV, os dois pilares de Salomão não tinham nenhum significado especial para o artesão pedreiro (maçom).

PILARES DE SALOMÃO NA MAÇONARIA

A primeira aparição dos pilares de Salomão no ritual maçônico está no Manuscrito Edinburgh Register House, de 1696, em um catecismo associado à “Palavra do Maçom”.

A primeira referência conhecida da “Palavra do Maçom” aparece em 1637, em um registro feito pelo Conde de Rothes (Escócia), e embora nenhum tipo de cerimônia seja descrito nesse registro, é razoável supor que a “Palavra do Maçom” já era uma prática conhecida naquela data. O Edinburgh Register House é o documento sobrevivente mais antigo que descreve o procedimento real das cerimônias. O texto está em duas partes. Uma seção, intitulada “A forma de dar a palavra do maçom”, que descreve o procedimento para a admissão de um aprendiz ingressado, incluindo cerimônias para assustar o candidato, um juramento, uma forma de “saudação” e certos modos físicos de reconhecimento. Há também um procedimento separado e similar para o “mestre maçom ou companheiro do ofício”. (Apenas dois graus eram conhecidos naquele momento). A segunda parte deste texto é um catecismo de dezesseis perguntas e respostas, quinze para Aprendiz e mais dois para o Mestre ou Companheiro. É provável que essas questões, juntamente com o juramento, representem o todo o “trabalho falado” das cerimônias naquela época.

As perguntas são de dois tipos:

1 – Perguntas de teste para fins de reconhecimento.

2 – Perguntas informativas para fins de instrução e explicação.

Entre estes, encontramos pequenas dicas do início do simbolismo maçônico. Uma questão do catecismo de 1696, e em seis dos textos que surgiram logo depois, é a seguinte:

Onde surgiu a primeira loja?

No pórtico do Templo de Salomão.

O Manuscrito Edinburgh Register House é um texto completo, ou seja, nenhuma parte foi perdida ou retirada por mais de 320 anos, desde que foi escrito em 1696. De fato, existem vários textos relacionados nos vinte anos posteriores, o que demonstra amplamente a sua integridade. Vale ressaltar que, em todo esse grupo de textos, os dois pilares anteriores, construídos pelos filhos de Lamech, simplesmente desapareceram. Apenas em um documento eles são mencionados.

No Manuscrito Dumfries Nº 4, de 1710, que é um documento escocês composto por 15 folhas de pergaminho costuradas, onde diversas partes ficaram ilegíveis ou apagadas, em sua primeira parte, tem a referência aos quatro filhos de Lamech e seus dois pilares, e no catecismo, os pilares são novamente mencionados:

Onde a nobre arte ou ciência foi encontrada quando se perdeu?

Foi encontrada em dois pilares de pedra, um que não afundaria, o outro que não queimaria.

Isto é seguido por uma longa passagem de interpretação religiosa, dizendo que Salomão nomeou seus próprios dois pilares em referência a “duas igrejas de judeus e pagãos”.

O curioso é que se cita os dois conjuntos de pilares no mesmo manuscrito, os pilares de Lamech e os pilares de Salomão. Isso sugere que quando as cerimônias foram moldadas para conter as colunas B e J de Salomão, o par “indestrutível” anterior foi abandonado.

Logo após a sua primeira menção nos antigos textos rituais, estes dois pilares tornaram-se uma parte regular do “mobiliário” da loja, e é possível rastreá-los desde a sua primeira aparição até o lugar atual na loja, como segue:

(1) Sua primeira aparição como parte de uma questão no catecismo, com muita evidência de que eles tinham algum significado esotérico. Os primeiros catecismos são particularmente interessantes a este respeito, porque indicam que ambos os nomes dos pilares de Salomão pertenciam à cerimônia de Admissão do Aprendiz.

(2) Eles foram desenhados no chão da loja em giz e carvão, formando parte das primeiras versões dos nossos modernos “Painéis”. Em dezembro de 1733, as atas da Old King’s Arms Lodge nº 28, registram o primeiro passo para a compra de um “Tecido de chão”. Os “Desenhos” no chão da loja, são registrados nas atas da Old Dundee Lodge nº18, a partir de 1748. A Herault Letter de 1737 descreve o “Desenho”, e as exposições francesas posteriores, a partir de 1744, contêm excelentes gravuras que mostram os dois pilares (marcados com J e B) nos desenhos de Aprendiz e Companheiro.

(3) Entre 1760 e 1765, várias exposições inglesas indicam que os Vigilantes tinham, cada um, uma coluna representando um dos Pilares, como parte de seu equipamento pessoal na loja. O parágrafo a seguir é um exemplo: “Os Wardens (Vigilantes) têm cada um deles uma Coluna em sua mão, com cerca de vinte polegadas de comprimento, o que representa as duas Colunas do Pórtico do Templo de Salomão, Boaz e Jachin. O Senior (1º Vigilante) é Boaz ou Força. O Junior (2º Vigilante) é Jachin ou Estabilidade”. (Três Batidas Distintas, 1760).

(4) Finalmente, os dois pilares aparecem como móveis bonitos, talvez de quatro a oito pés de altura, permanecendo normalmente no extremo ocidente da sala da loja. As primeiras descrições do layout da loja nos anos 1700, mostram ambos os Vigilantes no ocidente, de frente para o Presidente da Loja. Os dois pilares foram geralmente colocados perto deles, formando uma espécie de portal, de modo que os candidatos passariam entre eles em sua admissão.

Interessante citar que as lojas que se reuniam em locais alugados, como quartos, hospedarias ou tabernas, não tem registro de tais colunas em seus inventários, já as lojas mais ricas, com local próprio e os “Masonic Halls”, já constam as colunas como parte do mobiliário.

Então, nós rastreamos os dois pilares desde sua primeira aparição, como parte de uma questão no ritual, através de vários estágios de desenvolvimento, até que eles se tornaram uma característica proeminente dos móveis da loja.

Mas as práticas modernas não são uniformes em relação aos pilares. Em Londres, por exemplo, há muito poucas lojas que possuem os pilares B e J como uma coluna no interior da loja, mas elas são sempre retratadas no painel do grau de Companheiro, além de aparecer em miniatura nos pedestais dos Vigilantes.

CAPITÉIS, DECORAÇÕES E GLOBOS

As descrições bíblicas dos pilares de Salomão originam muitos problemas, especialmente no que se refere às suas dimensões e ornamentação. Para nós, os capitéis, decorações ou globos que os encimam, são de particular interesse, por causa do desenvolvimento dos rituais durante o século XVIII.

Neste problema em particular, uma grande parte depende da interpretação do texto original em hebraico. Os capitéis aparecem em 1 Reis, VII, 16: “…e ele fez dois capitéis…”. A palavra é Ko-thor-oth = capitéis ou coroas. Mais tarde, no versículo 41, sem mencionar outras obras, o texto fala de “…as duas colunas e os globos dos capitéis…”. O hebraico lê Gooloth Ha-ko-thor-oth, e a palavra Gooloth é um problema. Goolah (singular) significa uma bola ou globo; também, uma tigela ou vaso, e várias formas da mesma raiz são usadas de forma bastante livre para descrever algo redondo ou esférico.

Nossos contatos com painéis modernos, nos acostumaram com a idéia de que os dois pilares de Salomão foram encimados por capitéis, com um globo descansando em cada um, mas isso não está comprovado. Os primeiros tradutores e ilustradores da Bíblia não foram unânimes sobre este ponto, e os vários termos que eles usaram para descrever os capitéis e etc., mostram que eles não estavam absolutamente certos quanto à aparência dos pilares.

Para dar um exemplo, a Bíblia de Genebra, de 1560, uma Bíblia ilustrada muito bonita e popular, que forneceu a interpretação de alguns dos nomes próprios e parece ter sido muito usada pelos homens que moldaram o ritual maçônico.

Em Reis, VII, v.16, “…e ele fez dois capitéis…”, há uma nota de rodapé, “Ou pommels”, ou seja, de características globulares. Nesta fase, a Bíblia de Genebra indica claramente que os capitéis eram globos ou esferas, e não as cabeças em forma de coroa para os pilares, como entenderíamos ser.

Entre as ilustrações deste capítulo da Bíblia de Genebra, existem várias gravuras interessantes do Templo e seus equipamentos, incluindo um esboço de um pilar, superado por um capitel raso, com um globo ornamental no topo. Uma nota marginal para esta ilustração diz “A altura do capitel ou bola redonda sobre o pilar de cinco côvados…” Então o capitel era uma bola redonda.

Em II Crônicas, IV, v.12, a mesma Bíblia dá uma nova interpretação “… dois pilares, e os globos, e os capitéis no topo dos dois pilares…”. Aqui é evidente que os “globos” e os “capitéis” eram duas características separadas.

Quer se incline para vasos ou globos, existe ainda outra interpretação que excluiria ambos. Os relatos em ambos os livros de Reis e Crônicas, referem-se à decoração da romã que foi anexada aos “globos” ou capitéis (I Reis, VII, v. 41, 42 e II Crônicas, IV, v. 12, 13) e, a partir dessas passagens, é uma inferência perfeitamente apropriada que os capitéis fossem “em forma de tigela”, e que não haviam vasos nem globos acima deles.

Embora os globos fossem finalmente adotados em móveis e decorações maçônicas como peças chave para os Pilares de Salomão, eles chegaram muito devagar, e durante uma grande parte do século XVIII não havia uniformidade de prática nesse ponto. O Trahi, uma das primeiras exposições francesas, contém várias gravuras que pode ser u, “Painel” de uma Loja de Recepção; na verdade, eles são Painéis para o 1º e 2º graus combinados, e outro para o terceiro grau. O Painel do Aprendiz contém ilustrações dos dois pilares, marcados com as letras J e B, ambos os pilares na arquitetura Corinthian. Há também, entre uma enorme coleção de símbolos, um rascunho que é descrito no Índice como uma “esfera armilar”, uma espécie de globo usado na astronomia para demonstrar os cursos das estrelas e dos planetas.

A Lodge of Probity nº 61, Halifax (fundada em 1738), estava em declínio sério em 1829, e um inventário de suas posses foi registrado naquele momento. Um item se lê: “Caixa com Globos e Suportes”. A Phoenix Lodge nº94, Sunderland (fundada em 1755), tem um par de globos do século XVIII, cada um montado em três pernas, de pé à esquerda e à direita do pedestal do mestrado. All Souls ‘Lodge, no 170 (fundado em 1767), teve até 1888 um belo par de globos, cada um montado em uma base de tripé, claramente do estilo do século XVIII, similarmente colocado à esquerda e à direita do Venerável Mestre. A Lodge of Peace and Unity nº314, Preston (fundada em 1797), em um recente esboço de sua sala da loja, mostra um par de globos em suportes de três pernas, colocados no chão da loja, à esquerda e a direita, um pouco a frente do 1º Vigilante.

Entre a coleção única de equipamentos de lojas conhecida como “Bath Furniture”, há um par de globos, “celestiais e terrestres”, em suportes de quatro pernas e as atas que foram apresentados a Royal Cumberland Lodge em 1805. É interessante observar que o equipamento também inclui um belo par de pilares de latão, cada um com cerca de 5 pés e 9 cm de altura, como sempre no ocidente, e cada um deles encimado por uma grande tigela de latão. Estes datam do final do século XVIII.

Neste caso especialmente, como em todos os casos citados anteriormente, não há evidências de globos em cima dos pilares de B e J.

O frontispício das Constituições de Nooryouck de 1784 é um desenho simbólico em que a parte arquitetônica representa o interior do então Free Masons Hall. Ao pé da imagem, em primeiro plano, há uma mesa longa com várias ferramentas e símbolos maçônicos, com dois globos em suportes de tripé e a descrição da imagem refere-se a “…Globos e outros Móveis Maçônicos e Implementos da Loja”.

Tudo isso sugere que os globos começaram a desempenhar algum papel na loja ou no ritual, embora ainda não estivessem associados aos pilares. Mas, mesmo depois de os globos ou tigelas terem começado a aparecer nos pilares, ainda havia dúvidas consideráveis ​​sobre o que estava correto. Isso é particularmente notável nos primeiros painéis e em aventais decorados, alguns com “vasos” e outros “globos”.

Resumindo:

(1) No período de nossos primeiros documentos rituais, 1696 a 1730, não há evidências de que os globos formaram parte do catecismo ou do ritual, e é razoavelmente certo que eles eram desconhecidos como parte do mobiliário das lojas.

(2) Por volta de 1745, é provável que a esfera ou o globo tenham sido introduzidos como um dos símbolos nos “desenhos de chão” ou nos Painéis. Não há evidências para mostrar que apareceu nos catecismos. Existem vários catecismos altamente detalhados pertencentes a esse período, 1744 e mais tarde, mas os globos não são mencionados em nenhum deles. A aparência da esfera na exposição de 1745 é a única evidência que sugere que ela tenha desempenhado algum papel nas explicações mais ou menos importantes do simbolismo, que provavelmente entrou em prática neste tempo ou pouco depois.

(3) Nos anos 1760 e 1770, as Colunas de Salomão com globos, aparecem frequentemente em ilustrações de equipamentos de loja e em aventais, mas não há uniformidade de prática. Em algumas lojas (como vimos e veremos abaixo), os globos já eram uma parte reconhecida do mobiliário da loja; Em outro lugar, eles encimam os pilares, e provavelmente eram “explicados” nas “instruções da loja”. Em outros lugares, os globos eram praticamente desconhecidos.


MAPAS: MAÇONARIA UNIVERSAL

A tradição de que os globos dos Pilares de Salomão estavam cobertos de mapas celestiais e terrestres é certamente pós-bíblica, e parece ser uma parte do enfeite do ritual no século XVIII. Podemos nos perguntar como esse interesse em mapas terrestres e celestiais surgiu e parece não haver resposta segura. Os catecismos iniciais, de 1700 a 1730, todos indicam um crescente interesse no assunto, como por exemplo:

Quão a altura de sua loja?

…chega ao céu …o céu material e o firmamento estrelado.

Quão profundo?

…ao centro da Terra.

Há também as questões mais relacionadas ao Sol, Lua e o Mestre Maçom, com variações e expansões subsequentes. Estas questões pode ser que sejam as primeiras indicações para o interesse posterior em mapas, e a esfera armilar de 1745, citada acima, leva o assunto a um novo estágio.

A Summons of the Old Dundee Lodge, datado de 1717, mostrou três pilares, dois deles encimados por globos que retratam mapas do mundo e o firmamento. Um certificado emitido pela Lodge of Antiquity em 1777 exibia, um par semelhante de mapas. Uma edição de 1768 de Jachin and Boaz tem um frontispício gravado que mostra os móveis e os símbolos da loja, incluindo dois pilares superados por globos – um com marcas de mapa bastante vagas e o outro claramente marcado com estrelas. Os vários conjuntos de globos geográficos em pares descritos acima (não “globos-pilares”), indicam um profundo interesse maçônico nos globos celestial e terrestre durante o século XVIII.

Preston, em suas “Ilustrações da Maçonaria”, edição de 1775, na seção que trata das Sete Artes e Ciências Liberais, falou um pouco sobre os globos e sobre a importância da astronomia e, claro, sobre as lições espirituais e morais a serem aprendidas deles.

Tudo isso parece sugerir que os mapas começaram a aparecer neste momento, nas partes verbais do ritual.

A introdução de mapas, “celestiais e terrestres”, levou a um desenvolvimento adicional que acabou por dar à Maçonaria, uma expressão que se tornou uma espécie de marca da Maçonaria em todos os lugares. A primeira sugestão dessa expressão apareceu na “L’Ordre des francs-maçons Trahi”, em 1745, que acrescentou uma nova pergunta a essas passagens do catecismo:

E sua profundidade?

Da Superfície da Terra ao Centro.

Por que você responde assim?

Para indicar que os Maçons estão espalhados por toda a Terra, e todos juntos formam, no entanto, apenas uma Loja.

Em 1760, o Três Batidas Distintas (o ritual dos Antigos) alterou a resposta final de forma muito eficaz:

Por que sua Loja é dita da Superfície ao Centro da Terra?

Porque a Maçonaria é Universal.

Foi assim que adquirimos o slogan “Maçonaria Universal”.

Entretanto, o primeiro texto que indica claramente os mapas como parte do ritual é o Browne’s Master Key, datado de 1802, com referência à “…os globos celestes e terrestres”.


OS PILARES COMO ARQUIVOS

Os relatos bíblicos do modelo dos pilares não fazem menção de serem vazados, embora isso possa ser deduzido do fato de que, se tivessem sido sólidos, sua remoção de Zeradatha e sua construção final em Jerusalém, teria sido uma façanha excepcional da engenharia. Em Jeremias 52 v.21, se afirma que eles de forma oca, o metal tinha a espessura de “quatro dedos”, mas não há nenhuma sugestão de que isso foi feito para que os pilares possam servir como “arquivos”, ou recipientes de qualquer tipo, ou que Salomão os usou, armazenando os rolos constitucionais.

Sem dúvida, a definição dos pilares vazios, foram projetados para atender a um propósito peculiarmente maçônico.


TRÊS LUZES, TRÊS PILARES, TRÊS CANDELABROS

Dezessete documentos maçônicos sobreviveram, datados de 1696 a 1730, e fornecem a base para o nosso estudo da evolução do ritual. O primeiro deles é o Edinburgh Register House, datado de 1696, com uma descrição valiosa do sistema de dois graus daqueles dias. O último da série é o Maçonaria Dissecada, que contém o ritual mais antigo dos três graus, e a versão mais antiga da legenda de Hiram. Em todos esses textos iniciais, o ritual era principalmente na forma do catecismo, e nós fazemos uma idéia do seu desenvolvimento durante esses trinta e cinco anos quando comparamos esses dois documentos. O primeiro contém quinze perguntas e respostas para a Aprendiz, e duas para o “Mestre ou Companheiro”. O Maçonaria Dissecada tem 155 questões ao total, ou seja, noventa e dois para Aprendiz, trinta e três para Companheiro e trinta para o Mestre Maçom.


TRÊS LUZES

Doze dos rituais mais antigos contêm uma pergunta sobre as “luzes da loja”: “… Há luzes na sua loja, sim três…” [Edinburgh Register House, 1696]. As luzes logo adquirem um personagem simbólico, mas originalmente eram provavelmente velas ou janelas, com posições específicas atribuídas a eles, por exemplo, “NE, SW e passagem do oriente”, ou “SE, S e SW”, e etc., até chegar ao Maçonaria Dissecada em 1730, que diz que as luzes são três janelas no E (Leste), S (Sul) e W (Oeste) e seu objetivo é “Para iluminar os Homens para, e em seu trabalho”. M. Dissecada distingue entre luzes simbólicas e “luzes fixas”, explicando que estas são “grandes velas colocadas em altos castiçais”.

Simbolicamente, vários textos dizem que as luzes representam “o Mestre, o Vigilante e o Companheiro”. Quatro versões dizem “Pai, Filho e Espírito Santo”. Três outros dizem ser doze luzes: “Pai, Filho, Espírito Santo, Sol, Lua Mestre Maçom, Esquadro, Régua, Prumo, Linha, Maço e Cinzel”. Todos estes são do período 1724-26.

Maçonaria Dissecada diz “Sol, Lua e o Mestre Maçom” e depois da pergunta “Por que? ”, ele responde: “Sol para governar o Dia, Lua da Noite e Mestre Maçom sua Loja”. Mestre maçom neste caso se refere ao presidente da loja ou o atual Venerável Mestre.

Então nós rastreamos as luzes da sua primeira aparição em nosso ritual até o ponto em que elas adquirem o seu simbolismo moderno.

TRÊS PILARES

Uma definição moderna: Nossas lojas são apoiadas por três grandes pilares. Eles são chamados de Sabedoria, Força e Beleza. Sabedoria para construir, Força para sustentar e Beleza para adornar, mas como não temos ordens nobres em arquitetura conhecidas pelos nomes de Sabedoria, Força e Beleza, nos encaminhamos para as três mais célebres, que são, a Jônica, Dórica e Coríntia.

Os problemas relacionados ao mobiliário da loja, não terminam com os dois pilares de Salomão. Já em 1710, um conjunto inteiramente diferente de três pilares faz sua aparição nos catecismos e exposições. Eles aparecem pela primeira vez no Manuscrito Dumfries Nº4, datado de 1710:

Quantos pilares estão em sua loja?

Três.

Quais são esses?

O esquadro, o compasso e a Bíblia.

Estes três pilares não aparecem novamente nas onze versões dos catecismos entre 1710 e 1730, mas surge a questão, com uma nova resposta, na Maçonaria Dissecada:

O que apoia uma loja?

Três grandes pilares.

Como são chamados?

Sabedoria, força e beleza.

Por quê?

Sabedoria para contruir, Força para sustentar e Beleza para adornar.

Perguntas quase idênticas apareceram no Manuscrito Wilkinson, de 1727 e em toda uma série de exposições inglesas e europeias ao longo do século XVIII, invariavelmente com a mesma resposta: “Três. Sabedoria para construir, Força para sustentar e Beleza para adornar”. Mas as descrições do mobiliário da loja no início dos anos 1700, não mencionam nenhum conjunto de três, e parece evidente que essas questões pertencem a um período bastante longo, antes que houvesse alguma ideia de transformá-las em móveis reais na sala da loja

Os primeiros inventários de loja são escassos demais para nos permitir tirar conclusões definitivas da ausência de referências a itens específicos de mobiliário ou equipamento da loja. Embora seja bastante certo, portanto, que as lojas operativas iniciais eram pouco decoradas, e fica evidente, nos registros sobreviventes do século XVIII, que na década de 1750, já havia uma série de lojas razoavelmente bem equipadas.

Um conjunto de três pilares foi mencionado nos registros da Nelson Lodge em 1757, e a Lodge of Relief, Bury, comprou um conjunto de três pilares, para o Mestre da Loja e seus Vigilantes, em 1761. Até hoje, a antiga Lodge of Edinburgh (Mary’s Chapel), Nº l, agora com quase 400 anos, usa um conjunto de três pilares, cada um com cerca de três metros de altura. O pilar do Mestre fica no Altar, quase no centro da Loja, os outros dois ficam no chão à direita do 1º e 2º Vigilantes, respectivamente. (Lá, os três principais oficiais não têm pedestais).

A Maçonaria Dissecada permaneceu a principal influência do ritual inglês até 1760, quando uma nova série de exposições inglesas começaram a aparecer, exibindo uma expansão substancial nas cerimônias e na sua interpretação especulativa. Três Batidas Distintas apareceram em 1760, e J. & B. em 1762, alegando expor os rituais das Grandes Lojas rivais, dos “Antigos” e “Modernos”. Ambos agora incluíram várias perguntas e respostas novas sobre “Os três grandes pilares”, concordando que “eles representam… O Mestre no Oriente, o 1º Vigilantes no Ocidente e o 2º Vigilante no Sul”, cheio explicações de seus deveres individuais nesses cargos.

Parece provável que essas questões tenham sido originalmente destinadas apenas a marcar as posições geográficas dos pilares, mas nesse período de desenvolvimento especulativo, as explicações foram quase inevitáveis.

TRÊS CANDELABROS

Além da nota de Prichard na década de 1730 em “grandes velas colocadas em castiçais altos”, a primeira evidência de uma combinação desses dois conjuntos de equipamentos está nos registros da Lodge of Felicity nº 58, fundada em 1737, quando o Loja pediu “Três castiçais a serem feitos de acordo com as seguintes ordens, 1 Dórica, 1 Jônica, 1 Coríntia e de mogno…”. No inventário da loja em 1812, eles se multiplicaram e foram listados como “Seis castiçais grandes. De mogno com suportes de latão, feitos pelas três ordens”. Em 1739, a Old Dundee Lodge fez um conjunto similar, que está em uso ainda hoje.

A conexão talvez não seja imediatamente óbvia, mas estes foram os estilos arquitetônicos associados aos atributos dos três pilares pertencentes ao Mestre e Vigilantes, “Sabedoria, Força e Beleza”. O simbolismo maçônico dos três pilares tinha sido explicado por Prichard em 1730, e é quase certo que estas duas lojas estavam colocando suas palavras em forma prática quando tiveram seus castiçais feitos nesses três estilos.

Esses dois exemplos iniciais podem servir de ponteiro para o que estava acontecendo, mas ainda não era uma prática geral, e as evidências iniciais de seu uso combinado são escassas. Mas podemos traçar os conjuntos de três pilares desde a sua primeira aparição no ritual como uma questão puramente simbólica, na qual eles apoiam a Loja, e são chamados de “Sabedoria, Força e Beleza”. Mais tarde, eles representam os três principais oficiais, no Oriente, Sul e Ocidente. A partir do momento em que foram explicados desta forma, de 1730 a 1760, é bastante seguro assumir que eles estavam começando a aparecer nos desenhos, tapetes de chão ou painéis. Sabemos, é claro, que eles apareceram regularmente nas versões posteriores, mas o padrão geral de sua evolução parece indicar que quase certamente foram incluídos em muitos dos primeiros desenhos que não sobreviveram.

Na década de 1750 e 1760, temos evidências definitivas, que conjuntos de três candelabros (ou pilares) já estavam em uso como mobiliário em várias lojas, e isso acrescenta um forte apoio à visão de que eles já haviam aparecido nos Painéis (Tracing Boards). Quando, no final do século XVIII, as salas das lojas e os Masonic Halls estavam sendo criados para uso frequente ou contínuo, os três candelabros tornaram-se uma parte regular dos móveis, ocasionalmente por vontade própria, mas com mais frequência como bases ornamentais para as três “luzes menores”, combinando assim as duas características separadas com a que é frequentemente vista hoje.


O DESENVOLVIMENTO DO SIMBOLISMO MAÇÔNICO

O crescimento do número de símbolos, como ilustrado nas exposições francesas da década de 1740, e nas versões inglesas da década de 1760, merece algum comentário. No Grand Lodge Museum, há uma coleção de modelos de metal pintado, pertencendo aparentemente a vários conjuntos diferentes. Existem pilares com globos, um conjunto de dois pequenos pilares sem globos e um conjunto separado de três pilares. Há também um conjunto de modelos de “Capitéis”, ou seja, apenas a parte superior dos pilares, claramente projetados para adicionar os globos.

Todos estes, com muitos outros símbolos, foram utilizados nos desenhos feitos no chão da loja. Era parte do dever do Mestre explicar os “desenhos” ao candidato, imediatamente após ter sido ingressado. Parece que não houve nenhum ritual definido para este propósito, e as explicações eram, sem dúvida, improvisadas.

A partir de 1742, há evidências substanciais de que o número de símbolos aumentou consideravelmente, e isso parece indicar uma expansão real nas “explicações”, todo um fluxo de exposições inglesas que começaram a aparecer a partir de 1762, possuem algum tipo de dissertação semelhante aos símbolos contidos nos painéis.

Muitos desses símbolos antigos, que aparecem frequentemente nos painéis dos graus do século XVIII e em gravuras contemporâneas, agora desapareceram de nosso funcionamento moderno, entre eles a Trolha, a Colmeia, a Ampulheta, etc.

Neste breve texto, confinei-me apenas a alguns itens simbolizados de nossa loja atual, cujas origens podem ser obscurecidas devido à padronização, mas existe todo um mundo interessante na simbologia remanescente da maçonaria.

Um ritual do REAA em utilização hoje no Brasil nos dá a seguinte ideia: “Sustentam nossas lojas três colunas denominadas Sabedoria, Força e Beleza. Sabedoria de Salomão para construir (Jônica), Força de Hiram Rei de Tiro para sustentar (Dórica) e Beleza de Hiram Abiff para adornar (Coríntia).

Logicamente, devido a diversidade de estrutura organizacional das potências brasileiras, teremos muitas variações do simbolismo destas três colunas, mas todas convergindo para o mesmo propósito.

Bibliografia

Manuscrito Cooke – 1410
Manuscrito Edinburgh Register House – 1696
Manuscrito Dumfries Nº 4 – 1710
Manuscrito Wilkinson – 1727
Maçonaria Dissecada – Samuel Prichard – 1730
Herault Letter – 1737
Le Catéchisme des Francs-maçons – 1742
L’Ordre des francs-maçons Trahi – 1745
Three Distinct Knocks – 1760
Jachin and Boaz – 1762
Ilustrações da Maçonaria – William Preston – 1775
Browne’s Master Key – 1802
The Two Earliest Masonic MSS – Knoop, Jones and Hamer – 1938
The Early Masonic Catechisms – Knoop, Jones and Hamer – 1943
Transactions of Quatuor Coronati Lodge Nº 2076, UGLE, Vol 64 – Harry Carr – 1962

domingo, 24 de setembro de 2017



AS INICIAÇÕES DOS DRUÍDAS

Revista Hiram Abif - Edição 65 - julho de 2005
Tradução: Pedreiro de Cantaria

Desde a minha iniciação tem sido uma constante preocupação estudar as diferentes formas e representações das iniciações da antiguidade e sua relação com a Maçonaria. Em outras ocasiões, mostrei-lhes as iniciações de Eleusis, dos essênios, dos egípcios e de algumas culturas pré-hispânicas no nosso país.

No presente trabalho tenho por objetivo apresentar o que pude recompilar sobre as iniciações dos druidas, pois é importante saber sobre o nascimento e o desenvolvimento deste culto, tanto por causa da influência tão decisiva que tiveram no desenvolvimento civilizatório das hordas selvagens que perambulavam pelo norte da Europa, bem como o caráter iniciático do dito culto, que em suas origens está intimamente relacionado com o Egito e a Grécia e também pela afinidade de seus ritos e mistérios com a maçonaria moderna.

A religião e os mistérios druídicos foram importados para a Europa pelos Kimris ou Cimbres que viveram na Crimeia e que, em 600 aC. invadiram as regiões do norte e do oeste.

Gradualmente, eles se estabeleceram no vasto território que fica entre a Escandinávia e as cadeias montanhosas dos Alpes e dos Pirenéus.

Os chefes destes foram chamados Drotes na Escandinávia e DRUIDAS na Gália, e foram divididos em três classes: os Vates, os Bardes e os Eubages. Os Vates eram os guardiões dos dogmas secretos da religião e da filosofia, e preenchiam os papéis dos sacerdotes e dos juízes; sem eles os sacrifícios não podiam ser feitos aos Deuses, nem a justiça para os homens.

Os bardos eram poetas que compunham hinos e cantaravam nas cerimônias de adoração os atos heróicos da nação e os dos seus grandes homens.

Os Eubages eram os augures ou adivinhos; descobriam o futuro nas entranhas das vítimas sacrificadas, tinham a seu cargo o governo civil e da agricultura, e também organizava os calendários. Os druidas não tinham templos, pois consideravam o Universo como o único templo digno da glória de Deus e da admiração do homem. Na morte do grande sacerdote, eles escolhiam entre eles, pela pluralidade de votos, quem deveria sucedê-lo. Isso está relacionado ao costume que se tem nas Lojas atuais a respeito de quem sucede o Venerável.

Saídos das florestas, faziam suas assembleias no campo aberto; Alí eles ofereceram seus sacrifícios e realizavam suas cerimônias religiosas em torno de uma coluna de pedra ou uma grande árvore, escolhendo de preferência os carvalhos aos quais tinham uma veneração especial; não se apresentavam diante do povo a menos que tivessem algum negócio público que tornasse sua presença indispensável.

Reconheciam, também, outros deuses subalternos dependentes do Supremo Criador; acreditava na imortalidade da alma e na Metempsicose, mas o principal objetivo de seus cultos era a natureza. Como no Egito, eles comunicavam a instrução sagrada através da iniciação a todos aqueles sujeitos que pareciam aptos e dignos de recebê-la.

Para adquirir a soma do conhecimento preparatório exigido aos discípulos, era necessário, pelo menos, 20 anos de estudo profundo e contínuo; sem livros, nenhuma tradição escrita ajudou a sua memória, porque eles não queriam se expor por acaso ou por qualquer situação imprevista a um olhar profano que pudesse penetrar no segredo de seus mistérios. Após testes e exames muito rigorosos, eles concediam a iniciação aos alunos.

Desde o momento em isso acontecia, os neófitos tornavam-se iguais aos seus professores e assim como aqueles foram objeto de uma maior veneração entre as pessoas. As florestas de Dreux foram consideradas como residência e foco principal da iniciação e na Grã-Bretanha eles estabeleceram seu colégio supremo na Ilha de Man, que na época era conhecido pelo nome de Mona.

Embora existam poucas notícias sobre suas cerimônias secretas, é sabido, no entanto, que eles tinham um altar triangular, a espada de Belino (deus de sol de Belém) e um baú místico. Quando os romanos se instalaram na Gallia e na Bretanha, César ficou irritado com os druidas, e Cláudio acabou aniquilando-os com uma perseguição feroz, mas no século IV ainda havia vestígios que testemunhavam sua existência, preservando-se em todo seu vigor na Germania e na Escandinávia, onde todos os que haviam escapado do extermínio geral haviam se refugiado, de modo que, no século XII, ainda viviam lá em um estado florescente

Por essas datas, os encontramos misturados com outros ritos e é por isso que perderam sua antiga pureza. Esses ritos foram importados do Oriente pelos habitantes da tribo de Asi (asiáticos). No último século foi encontrado o EDDA, ​​livro sagrado dos escandinavos, contendo detalhes sobre as iniciações desses povos. Aqui está um trecho do que o irmão Clavel nos contou sobre isso em seu livro "A História Secreta da Maçonaria”:

“O EDDA” principia com um canto que tem por título “Os Presságios de Har”, e que sem dúvida contém uma descrição das cerimônias tradicionais para a recepção do profano. O postulante se chama GILFE, ou seja, lobo iniciado.

Ele é instruído nas ciências dos Asi (asiáticos), que ocultam o maior mistério. Os Asi, eram uma espécie de videntes e viam aparentes prodígios, eles viam um palácio cujo teto subiu até que se perca de vista, está coberto de escudos dourados. À entrada deste palácio, ele encontra um homem que se exercita no ar jogando sete floretes de cada vez.

Se reconhece, em tudo isso, um emblema comum a todas as iniciações: o palácio é o mundo; o teto é o céu; os escudos dourados, as estrelas do firmamento e os sete floretes, os sete planetas que cercam o espaço que forma o sistema ao qual pertencemos (não devemos esquecer que apenas sete corpos celestes eram conhecidos naquele momento) Se pergunta ao candidato qual é o seu nome e ele responde ser chamado Gangler, isto é, aquele que dá uma volta e distribui no caminho os objetos necessários aos homens. Assim, já vemos o candidato representando o Sol.

Este sabe que o palácio em que se encontra pertence ao Rei, título que os antigos mystagogos davam ao chefe do sistema planetário (o sol).

Em seguida descobre três tronos elevados, um em cima do outro. Ele é informado de que o personagem sentado no trono inferior é o rei e se chama HAR (sublime); que o segundo é FAFUHAR (igual ao sublime), e que o mais alto é chamado TREDIE (o número 3). Todos esses personagens são os mesmos que o neófito viu na iniciação eleusiana: o hierofante, o daudoque ou daudoco e o epibamo, que também são os mesmos que são vistos na maçonaria simbólica ou azul: o Venerável (o hierofante), o 1º Vigilante (daudoque) e o segundo Vigilante (epibano) imagens simbólicas o sol, a lua e do Grande Arquiteto do Universo.

Entre as instruções dadas ao neófito, ensina-se que o primeiro ou mais antigo dos deuses é chamado ALFADER (Pai de todos, é o Tentat dos Gauleses). Dizem que este deus tem doze nomes, que se refere aos doze atributos do sol e aos doze grandes deuses dos egípcios e romanos. Completa suas instruções, com a exposição da Teogonia e a Cosmogonia dos escandinavos.

No número de deuses desta mitologia, particularmente Balde o Bom, que morreu aos golpes do espírito maligno. É plausível que este mito funerário tenha sido posto em prática no cerimonial da iniciação escandinava, de acordo com o uso invariável de todos os mistérios antigos e modernos.

Uma circunstância que não deve ser esquecida, é que na EDDA é uma alegoria que tem uma relação especial com a lenda maçônica. Lê com efeito, no canto 21: GANGGLER a pergunta: de onde vem o cavalo SLEIPNER do qual você me fala? HAR responde: um dia um certo arquiteto, ofereceu-se aos deuses, edificar-lhes, no espaço de duas estações, uma cidade muito bem fortificada, de modo que sem medo ele estaria perfeitamente protegido de incursões de qualquer tipo de gigantes, mesmo que tivessem chegado a penetrar no recinto de MIDGAR (a morada do centro).

Mas, em recompensa, o arquiteto pediu a deusa FREYA (a Vênus escandinava, a natureza) e mais o sol e a lua. Depois de uma longa deliberação, os deuses concordaram com ele na condição de que todo o trabalho fosse concluído, sem a ajuda de qualquer pessoa, no espaço de um único inverno, e que se, durante o primeiro dia do verão, restasse algo a ser feito, ele perderia sua recompensa. Ao ouvir isso, o arquiteto pediu permissão para usar seu cavalo, e os deuses, com a proposta de LOKE (o princípio do mal), concordaram com sua demanda.

Este trato foi confirmado por muitos juramentos e deposições de muitas testemunhas, pois sem essa precaução, um gigante nunca poderia ter acreditar estar seguro entre os deuses, especialmente se THOR estivesse de volta das jornadas que ele havia realizado para o leste para derrotar os gigantes . Desde o primeiro dia, o trabalhador fez seu cavalo conduzir durante a noite, pedras de extraordinária magnitude e peso, e os deuses viram com surpresa que este animal trabalhava muito mais do que seu mestre.

No entanto, o inverno estava se aproximando e, como o arquiteto estava perto de terminar seu trabalho, a construção daquela cidade tocava também a sua perfeição e, finalmente, quando faltavam apenas três dias, o trabalho foi concluído, com exceção das portas que ainda não tinham sido colocadas.

Os deuses se encontraram no conselho e se perguntaram quem deles poderia propor que FREYA se casasse na terra dos gigantes e deixasse o céu e os espaços na Escuridão, permitindo que fossem levados ao sol e à lua , todos concordaram que LOKE era o autor de tão mau conselho e que era necessário fazê-lo sofrer uma morte cruel, encontrar alguns meios que frustrariam a recompensa prometida ao trabalhador. No momento, eles tomaram LOKE, e ele ficou assustado, e ele prometeu fazer o que quisesse, seja lá o que custasse.

Na mesma noite, o arquiteto, como de costume, levava pedra em seu cavalo; quando de repente um burro saiu da floresta chamando o cavalo com suas tranças. Nem bem tivessem acabado de perceber o cavalo, ele entrou em fúria, quebrou os freios e correu atrás do burro; o obreiro quis correr atrás do seu cavalo e não tendo conseguido encontra-lo durante toda a noite, a obra foi adiada até o dia seguinte.

Convencido, no entanto, o arquiteto de que não havia outro meio de completar a tarefa, ele tomou sua forma natural e, vendo claramente os deuses que eram, de fato, um gigante com quem eles fizeram o acordo, ignoraram seus juramentos e chamou o deus THOR, que veio imediatamente e pagou ao trabalhador seu salário, golpeando-o com o maço na cabeça, deixando-o em pedaços e depois o mergulhou em NIFTHEIM (inferno). Um pouco depois, LOKE voltou, dizendo que o cavalo do arquiteto produziu uma galinha que tinha 8 pernas.

No canto 12, se lé, ainda, que Balder possuía um palácio, onde colunas foram encontradas em que os RUNES (sinais característicos da escrita escandinava) foram gravados para evocar os mortos. Além disso, essa alegoria não é peculiar à mitologia de Odin, pois nela se encontram muuitos traços das fábulas do paganismo ".

Até aqui, o resumo feito por Clavel, mas como comentário a margem é necessário observar com respeito ao descrito acima, como quando na passagem que o burro chama com suas tranças o cavalo, a alusão é feita a chegada da primavera; e nas 8 pernas do frango, o número de sucessões das gerações.

É necessário esclarecer que as DRUIDESAS eram sacerdotisas druidas, uma espécie de magas que pertenciam a Ordem deles, mas sem suas próprias prerrogativas e divididas em três classes: as sibilas ou magas, que davam os oráculos e anunciavam o futuro. Elas deviam permanecer virgens e ter o mais escrupuloso cuidado no exercício de suas funções sacerdotais, pois o menor descumprimento era severamente punido. Muitos viveram nas selvas e em lugares remotos onde exerciam seu ministério, tendo um predomínio misterioso sobre os povos que cuidavam de sua subsistência, deixando comida para elas no lugar que designavam com toda antecipação.

As do segundo grupo podiam se casar, mas quase não tinham tempo desocupado já que a maior parte do dia e às vezes da noite, elas o ocuparam nos recintos sagrados, no serviço ao culto. Os últimos eram aqueles que desempenhavam as funções mecânicas nos Colégios Sagrados.

Após a destruição das Galias e dos Colégios Druídicos por Julio Cesar, as iniciações antigas acabarram. Sobreveio um longo sono secular. A maçonaria filosófica que não existia de fato ou de nome, foi concebida e registrada em três rituais em 1646 por Elias Ashmole, que foi quem encontnrou as bases destas antiguas iniciaiações e nelas se baseou para elaborar as liturgias dos três graus azuis, que com muito poucas variações chegaram até nossos dias nossos dias.

Em geral, é a informação coletei sobre os Druidas, no entanto, ao analisar esta informação, podemos conhecer alguma coisa sobre as origens dos nossos rituais e iniciações, para os meus IIr.´. Mestres não lhes deve deixar passar a similitude de alegorias e para meus IIr.´. Aprendizes se com esta obra lhes desperto a curiosidade pelas iniciações antigas e sua similitude com a Maçonaria Moderna, então, este trabalho cumpriu sua missão. 

Blog PEDRA BRUTA – ARLS Plutarco – Elias Calles nº 94 – GLM do Valle do México e das listas maçônicas na Web.