quinta-feira, 2 de junho de 2016


O TESTAMENTO 

(Di Prinzio – 1980) 

Texto elaborado por PEDRO NEVES

“É o momento da espoliação e abandono dos metais, da morte profana, da profanidade ao renascimento como neófito (novato), através da iniciação no Templo”. 

Interpretação livre da obra de Alfredo Di Prinzio, Por Pedro Neves. 

O Candidato à iniciação maçônica, tem como primeira prova, fazer o seu testamento na câmara de reflexões, que representa a cripta, local que simboliza a morte e o renascimento para uma nova vida. Despojado de metais, simboliza que estará livre das tentações mundanas que o levam a refletir sobre a morte e a vida. 

No TESTAMENTO, o candidato deverá responder livremente, as seguintes perguntas: 
Quais são vossos deveres para com Deus? 
Quais são vossos deveres para com a Humanidade? 
Quais são vossos deveres para com a Pátria? 
Quais são vossos deveres para com a Família? 
Quais são vossos deveres para com o Próximo? 
Quais são vossos deveres para Convosco? 

Datar e Assinar. 

Na CÂMARA de REFLEXÕES, existem frases e símbolos. 
“Se a curiosidade aqui te conduz, retire-se!” 
“Se sentes medo, não vás adiante!” 
“Se tens coragem, serás purificado pelos elementos, sairás das trevas e verás a luz!” 

O GALO simboliza a vigilância e perseverança que devemos ter como maçons, sempre anunciando o alvorecer de um novo dia. 

V.I.T.R.I.O.L : SIGNIFICA “Visita Interiora Terrae, Rectificandoque Invenies Occultum Lapidem” (Visita o Interior da Terra e, Pondo-se de pé Encontrarás a Pedra Oculta.). 

AMPULHETA - típico marcador de tempo antigo (relógio) e ALFANGE (morte), nos leva a pensar que o tempo passa e a morte nos espera, temos obrigação de usarmos o tempo de maneira eficaz. Ele pode ser o melhor amigo ou o pior inimigo. 

A VELA – único ponto de luz para iluminar o novo caminho que iremos trilhar, devemos mantê-la sempre acesa. 

A JARRA de ÁGUA (elemento essencial à vida), O PÃO (trigo), simbolizam o alimento para o espírito e a matéria, para dar forças ao candidato nas provas a que será submetido. 

O CRÃNIO e o ESQUELETO – Emblemas da morte, para nos lembrar que viemos do pó e ao pó retornaremos. 

O TINTEIRO e a PENA (caneta) – com que o candidato irá escrever o seu testamento no papel. 
O símbolo de SATURNO representa o CHUMBO como metal, emblema da morte do profano que irá renascer espiritualmente, simbolizando a transformação do chumbo em ouro, ou seja, o surgimento de um novo homem. 

O símbolo do AR representa calor e umidade, em geral, considera-se o ar como o primeiro elemento. O ar comprimido, ou concentrado, cria o calor e o fogo, do qual todas as formas de vida derivam. O ar está essencialmente relacionado com três conjuntos de idéias: o respiro criativo da vida, a palavra criadora; o vento (ar dinamizado), conectado em muitas mitologias com a idéia de criação; e, finalmente, o próprio espaço, como meio onde se produzem os movimentos e onde emergem os processos da criação e desenvolvimento da vida. Luz, luminosidade, bem como o sentido do olfato estão relacionados com o importante simbolismo do ar. 

Os três pequenos POTES são os princípios representados pelo SAL (sabedoria e ciência, eternidade, neutro), ENXOFRE (espírito presente, ativo e masculino), MERCÚRIO (matéria, feminina). 

O PAVIMENTO DE MOSAICO representa o preto e o branco, os pares opostos. E a eterna dualidade que há nos caminhos em todas as etapas de nossa existência, o Positivo e o Negativo, o Belo e o Feio, o Grande e Pequeno, Sabedoria e ignorância, Dia e Noite, Luz e Trevas, o Bem e o Mal, Honras e Calúnias, êxito e Fracasso, Direita e esquerda, Sono e Vigília, Dor e Prazer, Amar e Odiar, Nascer e Morrer. 

A MESA e a CADEIRA estão sobre a dualidade do pavimento de mosaico, para que possamos refletir sabiamente. 

O ESQUADRO e o COMPASSO formam a luz que emana por sobre a cripta de onde o candidato renascerá e será um novo homem. 


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PEDRO NEVES . ` . M . ` . I . ` . 33 . ` . 
www.pedroneves.recantodasletras.com.br 

BIBLIOGRAFIA DA SÉRIE MAÇONARIA ARTE E SIMBOLISMO
- RITUAL DE APRENDIZ MAÇOM - GLMMG, DEZEMBRO DE 1981.
- RITUAIS DOS GRAUS SUPERIORES DO REAA - SUPREMO CONSELHO 
- MANLY, P. Hall, Hermetic, Qabbalistic, and Rosacrucian Symbolical Philosophy, 1928.
- BLAVATSKY, Helena P, Síntese da Doutrina Secreta - 1973
- BOUCHER, Jules - A Simbólica Maçônica - 1979.
- PLANETA, Revista - 128-A - 2ª Edição 1972.
- PLANETA, Revista - 152-c - 1985.
- HIRAM, Revista - Nº 6 - Dicembre 1980

Pedro Neves

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