domingo, 28 de maio de 2017



A TEORIA DA TRANSMISSÃO TEMPLÁRIA
ALVERGNE – MULL


O GRÃO-MESTRE DE AUVERGNE

Ward conta uma lenda maçônica em que o Grão-Mestre Templário de Auvergne, Pierre d´Aumont, fugiu para a Escócia em 1307. Ele estava acompanhado por dois Comandantes e cinco Cavaleiros, e aportou na ilha de Mull, onde eles se disfarçaram como maçons operativos. No Dia de São João[1], no verão de 1313, eles formalmente restabeleceram sua Ordem e elegeram d´Aumont como seu Grão-Mestre. Desde que seu disfarce local dependia de onde os maçons estavam sendo levados, eles se autodenominaram maçons e adaptaram seus rituais Templários para fazer uso das ferramentas de um profissional da Maçonaria. Eles se mudaram para Aberdeen em 1361, e de lá a Maçonaria se espalhou por toda a Europa. Ward achou essa história nos rituais do Rito Maçônico da Estrita Observância.

Ele diz que, se um contingente de nove Cavaleiros Templários fugiu da França para a Escócia, eles certamente teriam fortalecido os Templários locais, e isso poderia explicar por que Larmenius se alertou contra eles na Carta. Naturalmente que ele ficaria mais chateado pelos Cavaleiros franceses que desertaram de seus Companheiros do que pelos Templários escoceses que o golpearam por conta própria em um momento difícil.

Mas Ward está mais preocupado com todas as teorias de transmissão e lendas, para falar apenas sobre os Cavaleiro. E sobre os Sacerdotes Templários? Certamente iriam tentar preservar alguns mistérios templários secretos e seria mais fácil para eles escapar do que foi para os Cavaleiros. Os Sacerdotes da Ordem dos Templários estavam acostumados a trabalhar com os maçons operativos. Quando as igrejas dos Templários estavam sendo construídas ou alteradas, teriam sido os Sacerdotes Templários que supervisionariam o trabalho. E teria sido um passo perfeitamente natural para falar com os maçons responsáveis pela escultura sobre o profundo significado dos símbolos que estavam sendo definidos em pedra. Os Sacerdotes Templários teriam sido bem equipados para discutir o simbolismo maçônico com os operativos, e esse interesse comum poderia ter levado a uma melhor compreensão. Quando a Ordem foi dissolvida, em 1313, alguns Sacerdotes Templários poderiam muito bem ter visto uma forma de salvar seu ritual e misticismo. Se tal movimento havia começado entre os maçons, ele teria crescido e uma Loja ambulante de maçons operativos estaria agora conhecendo os segredos e sinais para testar outros Sacerdotes Templários sobreviventes. Como mais dispostos Templários que foram descobertos, eles poderiam ser tomados para a nova Sociedade de maçons.

Havia muitos tipos de sociedades secretas e místicas na Idade Média, e nesse ambiente o início de uma Loja de maçons especulativos, trabalhando alguns dos Ritos Templários, poderia florescer. Mas Ward pergunta: quanto de nosso presente ritual maçônico pode ser mostrado por ter sido originado com esses antigos Sacerdotes Templários?

SIMBOLISMO TEMPLÁRIO

Mantas maçônicas, cintos de espada e túnicas são como aqueles usados na Idade Média, mas eles foram adotados em tempos relativamente recentes. Talvez eles pareçam corretos, porque o indivíduo que os concebeu se baseou em conhecimento histórico dos Templários.

Quando Ward olhou, em seu início, para os paramentos maçônicos templários, ele encontrou os Irmãos vestindo aventais e faixas. A cruz da Ordem dos Templários mudou várias vezes. As bandeiras que tremulavam em preceptórios modernos são iguais às antigas, mas quando elas foram revividas? Elas poderiam ter sido transmitidas ao longo dos séculos, mas nunca foram secretas. Se alguém queria reviver a Ordem do Templo, não seria difícil conseguir as bandeiras corretas. Certamente o estandarte preto e branco tem um significado esotérico. E Ward acrescenta que seu estudo do simbolismo estelar mostra que ele tem um significado cósmico. O simbolismo da luz e escuridão, dia e noite, sugere o alcance do sistema solar, que é delimitado em seu limite mais externo pela esfera de Saturno, ao qual é atribuída a cor preta. A esfera interna é a da Lua, cuja cor é o branco. Assim, a bandeira preta e branca significa a ligação do Céu e da Terra, ou a unificação do homem e do Universo. Uma cruz vermelha em um campo branco era a outra bandeira dos Templários, e esse simbolismo da cruz cósmica, Walrd diz, mostra o mundo material envolvido dentro do mundo espiritual.

O Selo Templário mostra dois Cavaleiros montando um cavalo. Ward diz que seu significado exotérico é que os Cavaleiros eram tão pobres e humildes que poderiam pagar apenas um cavalo entre si, mas ele oferece outra interpretação. A história menos inocente diz que dois Templários estavam montados em um cavalo de batalha, e um na frente elogiou-se à Cristo, ao passo que o cavaleiro atrás se elogiou àquele que melhor poderia ajudar. O primeiro cavaleiro foi ferido, enquanto o outro escapou ileso. O último era um demônio, e disse ao seu companheiro humano que, se os Cavaleiros só acreditassem nos poderes do mal, a Ordem iria florescer. Ward acredita que essa história é uma invenção dos inimigos dos Templários. Ele sente que o Selo pode ter sido uma referência para os gêmeos que realmente representam a dualidade da alma humana; os personagens estelares Castor e Pólux.

Este Selo foi mais tarde substituído pelo do cavalo alado, que é um símbolo da iluminação. O agnus Dei (Cordeiro de Deus) foi outro emblema usado pelos Templários. Ao mesmo tempo, este tinha sido um símbolo de Mitra – o carneiro e a espada, ou cruz -, mas o fato de que ele foi adotado pelos cristãos facilmente responde por seu uso por uma Ordem declaradamente cristã.

VESTÍGIOS DE CERIMÔNIAS TEMPLÁRIAS EM RITUAIS MAÇÔNICOS TEMPLÁRIOS?

Warld pensa que algumas partes dos paramentos maçônicos e do ritual foram criados a partir dos fatos comumente conhecidos sobre os Templários. Ele cita o Selo, os estandartes e os uniformes, e diz que qualquer arqueólogo inteligente poderia ter recriado a antiga cerimônia templária dos Regulamentos e das Confissões. Muito mais interessante para ele, entretanto, era o Ritual Maçônico Templários. Ward comenta sobre como ele é cheio de anacronismos[2] curiosos, que misturam o antigo com ideias modernas. O ritual é dividido em três seções para combinar os três estágios na carreira de um Cavaleiro: Noviço, Escudeiro e Cavaleiro.

O beijo posteriormente é similar em intenção ao ritual usado no Grau de Cavaleiro Prussiano do Rito escocês Antigo e Aceito, quando o punho da espada do superior é beijado. A meditação de que o Grau tem a sensação do ritual antigo, mas o Anátema (beber de um copo não feito por mãos humanas), continua a ser um ritual desagradável peculiar, que só recentemente foi alterado. Antes disso, em algumas versões, o ex-dono do crânio era convidado para assombrar qualquer um que quebrasse o juramento selado por beber e partilhar dele. Esse sabor de necromancia medieval não parece ser obra do século XVIII. (Ward, no entanto, critica o fato de que o Ritual Inglês tenha passado por uma revisão por pelo menos cinco vezes, e as mudanças podem muito bem ter destruído muitas pistas valiosas para uma possível origem dos ritos templários.)

Ward expande o brinde ritualístico “para todos aqueles valentes” que já tenham bebido em um crânio, qualquer candidato ao Templarismo que hesitou beber foi ameaçado com as espadas dos Cavaleiros ao redor. Ele diz que isso ainda é feito nos Estados Unidos. Mas, ele pergunta, a quem esse crânio representa? Alguns rituais referem-se a Simão, o traidor. Quem era esse traidor? Refere-se ao Simão que carregou a cruz de Jesus, ou ao Simão que os gnósticos dizem que morreu na cruz no lugar de Cristo? O crânio aparece pela terceira vez no altar, com os fêmures cruzados que compõe os emblemas da mortalidade. Por que isso? É para nos lembrar que há um sentido exotérico dentro da história do Calvário, ou está insinuando uma lenda medieval templária mencionada aos autos do julgamento dos Templários?

Ward conta a história da seguinte forma:

“Uma grande dama de Maraclea foi amada por um Templário, um lorde de Sidon, mas ela morreu em sua juventude, e, na noite de seu enterro, esse amante ímpio rastejou para a sepultura, desenterrou o corpo dela e a violou. Então uma voz a partir do vazio ordenou-lhe voltar daí a nove meses, pois ele iria encontrar um filho. Ele obedeceu a essa injunção e na hora marcada, abriu a tumba novamente e encontrou uma cabeça nos ossos da perna do esqueleto (crânio e ossos cruzados). Então, a mesma voz ordenou-lhe para que “o guardasse bem, pois isso seria o doador de todas as coisas boas”, e então ele os levou embora com ele. Isso se tornou seu gênio protetor, e ele foi capaz de derrotar seus inimigos apenas mostrando-lhes a cabeça mágica. No devido tempo, ela passou para a posse da Ordem dos Templários”.

Ward diz que esse como lembra as acusações que foram feitas contra os Templários de eles adorarem uma cabeça. Muitos Cavaleiros disseram que algum tipo de cabeça existia, e alguns comentaram que eles pensavam que era na forma de um crânio. Os comissários papais em Paris encontraram um crânio quando revistaram o Templo em Paris.

Mas o que essas lendas de um crânio mágico significam? Ward pensa que podem ter sido adulterados os relatos de algumas cerimônias de iniciação, as quais foram, repetidas por curiosos ignorantes, e que mentes vulgares as fizeram horríveis. Ele explica como a lenda do mistério egípcio de Osiris conta como Ísis encontrou o corpo morto de Osíris e teve relações sexuais com o cadáver. Dessa união, Hórus o vingador de Osíris, nasceu. Para evitar que algo assim o ameaçasse novamente, Set, o assassino de Osíris, cortou o corpo em pedaços e o espalhou por todo o Egito.

Ward sugere que uma cerimônia de Templários poderia representar um casamento místico, usando-o como um símbolo de se chegar a um estado de união divina. Ela engloba a morte e o túmulo, com o renascimento após a tumba. O corpo, que é do sexo feminino, morre, mas o espírito, que é masculino, rejuvenesce e começa uma nova vida. Exibidos na sala onde é promulgada essa jornada mística estão os antigos emblemas da morte, uma caveira e ossos cruzados. Mas, em todas as tradições de mistério do mundo, esses emblemas da morte levam a um novo nascimento, e por isso eles também são emblemas da vida. Ward pergunta: é o moderno ritual maçônico templário a última relíquia de uma antiga cerimônia? É o nome Simão apenas uma corruptela do título do lendário lorde Templário Sidon?

Ele ressalta que o sinal penal do Grau Maçônico dos Templários tem um duplo significado, e se refere à pena de Ordem. Os raios escaldantes são o fogo que não se apaga, o que implica que a alma não terá descanso até o dia do Juízo Final, enquanto a segunda parte da pena fixa a cabeça entre a Terra e o Céu, alugado como um espírito infeliz, que na lenda medieval vagueia no vazio, incapaz de entrar no inferno ou no céu.

Ward também se refere a uma história interessante que ele ouviu em uma cidade na Hungria. Nessa cidade existe uma antiga construção que pertenceu aos Templários. Os camponeses contam uma história estranha de um fantasma de um Templário que costumava aparecer no salão de vez em quando, e que ele tinha sido visto por alguns deles. O fantasma sempre aparecia em uma posição peculiar. Os camponeses descreveram a posição e Ward diz que, quando foi instalado Templário Maçônico, ele percebeu que a posição tomada pelo fantasma era a mesma que a mostrada a ele pelo Preceptor como o Grande sinal da Ordem

Agora ele pergunta, quais as possíveis explicações existentes para essa lenda? (O Grau Maçônico Templário Inglês não existe na Hungria. Ward sugere duas:

“- era um fantasma que aparecia, apenas como relatado. Se assim for, o antigo Templário usou o sinal maçônico dos Templários e atribuiu grande importância a ele.

- A tradição templária perdura nessa parte do mundo, e lembranças sombrias do ritual e o sinal sobrevivem entre os camponeses, alguns dos quais podem ser descendentes de Irmãos Serventes Templários. ”

De qualquer forma, o resultado é o mesmo. Isso implica que esse sinal é derivado do Templarismo medieval, e o mesmo seria considerado uma heresia, se não uma blasfêmia, pelos Inquisidores. Eles teriam usado como prova da acusação de zombar da cruz. Seu significado esotérico entre os Cavaleiros é que todos os homens devem sofrer como Ele fez, na cruz eterna da raça humana. Mas tal postura teria sido classificada como uma heresia aos olhos do papado medieval. Simbolicamente, ele implica que é pelo sofrimento que a humanidade alcançará a perfeição, em vez de um sacrifício vicário. Isso é uma condenável heresia para a cúria papal.

Ward explica que, como durante a iniciação dos Cavaleiros medievais, eles eram privados de tudo, exceto de suas roupas íntimas. Ele relata como Thomas Wafsingham, em sua vida de Edward II, disse: “Na recepção de Hugo de Burns, ele removeu todas as roupas que usava, exceto suas roupas íntimas”, mas Geraldus de Pasagio disse: “que ele tirou as roupas coloridas que ele estava usando por trás do altar, exceto a camisa, calção, meias e botas... e vestiu uma peça de vestuário de pelo de camelo”. Johannis de Turno e Willian de Raynbur, falando durante seus julgamentos, também disseram que esse era o procedimento comum para se iniciar um Cavaleiro Templário. Durante a cerimônia, o Preceptor iria vestir o candidato com o manto da Ordem e colocar um barrete, um tipo de boné, sobre sua cabeça. Após esse investimento com os paramentos, as cerimônias secretas eram realizadas.

Essa cerimônia aconteceu um pouco antes do amanhecer, e o Templo era iluminado por duas velas. Estava vigiado por dois guardas armados com espadas na porta, e um terceiro colocado no telhado pelo lado de fora. Os templos eram redondos e, nos edifícios a partir do telhado, o guarda sentinela tinha uma visão de todo o exterior, e assim impedia todos os curiosos. Ward acredita que o nome de “Tyler”, utilizado para o Cobridor Externo Maçônico, deriva dessa sentinela dos Templários. E ele diz que o número três desempenha um papel importante nas cerimônias dos Templários. Um novo cavaleiro fazia um voto tríplice de caridade, obediência e pobreza, e o ritual do beijo e a negação simbólica, cada um tinha três partes. Um cavaleiro era autorizado a manter três cavalos e jurava não ceder terreno para até três inimigos. Ele comia carne e dava esmolas três vezes por semana quando assistia à missa, e três vezes por ano todos os Cavaleiros se reuniam para uma cerimônia da Adoração da Cruz.

O ritual Maçônico Templário tem uma ênfase semelhante no número três, e Ward detecta muitos outros pequenos pontos de semelhança com a cerimônia medieval original, de forma que é possível recriá-lo O Grau Continental dos Templários do Rito Escocês Antigo e Aceito tradicionalmente comemora Jacques de Molay e os outros mártires ao beber a Taça da vingança. Ward suspeita que isso foi retirado do ritual inglês em tempos recentes.

Muitos cruzados trouxeram com eles costumes orientais, e os Templários não foram uma exceção. Os antigos Templários eram a única Ordem que usava barbas em uma época em que todos os outros Cavaleiros leigos europeus as evitavam. Ward pensa que eles tomaram o costume do Oriente Médio e também assumiram a ideia de que tirar suas próprias barbas era uma forma de mostrar aflição. (Isso também lhes dava a oportunidade de arrancar punhados de barba de outro homem quando estavam com raiva dele.) A Ordem Real da Escócia usa uma determinada palavra que faz alusão a essa prática, e também isso ocorre no ritual inglês dos Templários – ainda que não pareça haver nenhuma razão especial para isso, então por que é incluído? Ward diz que, se a tradição da Ordem real é certa, e seus Graus foram reorganizados por Bruce e os templários, então este uso faz sentido.

Ward diz-nos que na Inglaterra a Maçônica Ordem dos Templários é conhecida como a Ordem Unida do Templo e dos Hospitalários. É duvidoso que qualquer um dos atuais rituais do Grau de São João se origine dos reais Cavaleiros. Eles existiram até os últimos anos do século XVIII, e um corpo honorário ainda existe em Roma; e seus membros são estritamente limitados aos católicos romanos de linhagem nobre, e um de seus últimos Grandes Mestres era um Habsburgo. A Ordem dos Hospitalários era estritamente ortodoxa. De 1300 a 1800, ela travou uma ação insistente de retaguarda para apoiar sua fé e, ano após ano, eles lutaram contra a conquista turca, inicialmente a partir de Rodes. Com a queda de Rodes, Charles V concedeu Malta a eles, no início do século XVI.

Entre os modernos oficiais maçônicos existe um cujo nome é um enigma: o Turcopolier (Depositário). Ward diz que esse título foi dado ao líder do Turcopoles, uma classe eurasiática que cresceu no Oriente Médio, descendente de comerciantes europeus de mulheres asiáticas. Ward diz que todo mundo conhece a lenda de Gilvert e a princesa sarracena que o seguiu para Londres, e cujo filho era Thomas Beckett, o Feroz, martirizado como arcebispo. Ele diz que, embora os historiadores modernos sejam críticos em relação a essa bonita lenda, não há dúvida de que os Turcopoles ordinários existiam.

Os Hospitalários estavam preocupados com essas crianças mestiças e comprometeram-se a cuidar de todos os meninos não desejados, os quais trouxeram como cristãos e os treinaram para ser homens – de armas e Cavalaria ligeira. Eles usavam turbantes para ser distinguidos dos verdadeiros Cavaleiros da Ordem, porque não eram de ascendência nobre, e por isso não poderiam se tornar completos Cavaleiros. Eles eram comandados por um oficial chamado Turcopolier, e esse cargo sempre foi dado a um inglês Turcopoles lutaram muitas batalhas sangrentas e destacaram-se durante o cerco de Rodes.

Após a retirada de Malta, os Cavaleiros Hospitalários reorganizaram-se e lutaram contra os turcos em alto-mar. Isso culminou em uma luta tremenda para Malta, durante a qual os turcos sitiaram a ilha por três anos. Ward diz que sempre se entristece quando lê o relato do cerco, no que, quando se pressionou, nenhum dos Cavaleiros Ingleses tomou posição ao lado de outras nações. Ele diz que isso aconteceu porque, entre a queda de Rodes e do cerco de Malta, ocorreu a Reforma na Inglaterra, e Henry VIII dissolveu a Ordem. Henry não fez graves acusações contra a Ordem, e deu ao seu Prior uma pensão generosa, embora esse cavaleiro nunca tenha tocado em um centavo. Ele morreu no dia seguinte, quando recebeu a notícia de que a Ordem foi suprimida.

Não havia Cavaleiros ingleses no cerco de Malta, mas, quando Don Juan derrotou a frota turca e aliviou os Cavaleiros, a rainha Elizabeth ordenou um solene Te Deum para ser cantado na antiga Sr. Paul para a vitória da cristandade sobre o infiel. (A cripta e a capela-mor dos Hospitalários e grande Igreja do Priorado de São João de Jerusalém, em Clerknwell, ainda continuam de pé. Uma rua estreita em seus arredores é conhecida pelo nome de Jerusalém.)

Depois de garantir Malta, os Cavaleiros Hospitalários não ficaram ociosos. Eles iniciaram o policiamento do Mediterrâneo. Suas galeras patrulhava os mares em torno de Malta em uma batalha sem fim contra os corsários argelinos, um grupo de piratas que pilhou e, às vezes invadiu as costas do sul da Europa. Quando os últimos Cavaleiros Hospitalários faleceram, os franceses foram forçados a invadir Argel para impedir esses ataques.

Ao longo dos séculos XVII e XVIII, os Cavaleiros Hospitalários adotaram diferentes métodos para se adaptar às novas condições. Em seguida, os navios de Napoleão apareceram diante das muralhas de Valetta. A ilha não poderia ter ficado sob um longo cerco, e a frota britânica estava correndo para o resgate, mas o Grão-Mestre da Ordem se rendeu. Quando os ingleses chegaram, expulsaram os franceses, seus militares assumiram as fortalezas dos Cavaleiros, e o policiamento dos mares foi tomado pela frota britânica. Os descendentes desses Cavaleiros Hospitalários de São João de Jerusalém sobreviveram em Roma, mas, Ward diz, haviam perdido sua finalidade e sua glória.

Em 1825, um renascimento da Ordem teve lugar na Inglaterra, e George IV tornou-se seu chefe. Os Cavaleiros se reuniram na cripta de São João de Jerusalém, Clerknwell. Eles estabeleceram um trabalho de ajudar os feridos. Ward afirma que a Cruz Vermelha (isso parece improvável) e o St. John Ambulance são desdobramentos dessa Ordem. O St. John Ambulance correu as primeiras ambulâncias nas ruas de Londres, e, durante a Grande Guerra, uma dúzia de grandes moto-ambulâncias podiam ser vistas em qualquer dia perto do portão do Priorado de Sião João de Jerusalém. Mas essa Ordem não tem nenhuma ligação com a Ordem Maçônica dos Cavaleiros de Malta.

O ritual dos maçons Cavaleiros de Malta revela um desenho mais interessante em uma mesa octogonal. Enquanto partes da cerimônia podem ser baseadas em tradições da Ordem, parece a Ward que o próprio Grau é no final do século XVIII. Os Hospitalários foram ortodoxos por toda a sua história, e não usavam cerimônia de iniciação secreta. O ritual oficial dos antigos Cavaleiros ainda é usado pela Ordem em Roma, e a cerimônia da Ordem de São João, em Clerknwell, segue de perto o antigo ritual e não se assemelha a um maçônico.

Mas, diz Ward, os Templários eram diferentes. Eles tiveram uma cerimônia secreta, e, se eles a levaram para dento da Ordem de São João após sua supressão, ou de forma independente, como os maçons, eles poderiam facilmente ter sobrevivido à dissolução dos Hospitalários por causa de seu significado esotérico e simbólico.

(Texto extraído do livro “Os Segredos da Maçonaria – Robert Lomas – Editora Madras).




[1] Existem dois por ano. Dia de São João Batista, em 24 de junho, perto do solstício de verão; e outro Dia de São João, o Divno (o Evangelista), em 27 de dezembro, perto do solstício de inverno.


[2] Que está em desacordo com os usos e costumes de uma época.

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