segunda-feira, 1 de janeiro de 2018


QUAL A LOJA MAÇÔNICA MAIS ANTIGA DO MUNDO?
KILWINNING OU ENDINBURGH?

Extraído do blog O Prumo de Hiran (Luciano R. Rodrigues)

Por vezes li artigos afirmando que a loja mais antiga do mundo seria a Lodge Mother Kilwinning Nº 0, na cidade de Kilwinning, sudoeste da Escócia, mas o que a história pode nos provar, é um pouco diferente.

Apesar desta loja afirmar que foi fundada durante a construção da abadia local (Kilwinning Abbey) em 1140, o seu registro mais antigo data do ano de 1642. Em 1641 um incêndio destruiu a sede da família dos Condes de Eglinton, local onde ficavam armazenados todos os documentos da loja, que foram integralmente perdidos, junto com a histórica origem da loja.

Até 1736 o assunto antiguidade não foi debatido pois foi neste ano que a Grande Loja da Escócia foi fundada e criou o seu registro de lojas.

Outra loja chamada Lodge of Edinburgh Nº1, em Edimburgo, capital da Escócia, reivindicou para si, o título de loja mais antiga do mundo devido ao fato da loja anterior não ter documentos comprobatórios de sua antiguidade e esta ter suas atas preservadas.

A ata maçônica mais antiga da Lodge of Edinburgh Nº1, data de 31 de julho de 1599, sendo assim o registro mais antigo de uma loja maçônica.

Nas cinco primeiras páginas desta antiga ata, estão incorporados os Estatutos Schaw, que são datados de 28 de dezembro de 1598. Deve-se notar, contudo, que a partir desses registros, não existe nenhuma evidência conclusiva de que a loja foi realmente constituída nesta data, nem que seja, na realidade, a loja mais antiga.

Os Estatutos Schaw (parte das Old Charges) são atribuídos a William Schaw, que era Mestre de Trabalho da Sua Majestade e General Warden do Craft. Nestes Estatutos, ele declarou que estes decretos foram emitidos por ele, para a regulação das lojas, considerando a Lodge of Edinburgh, a primeira e principal loja da Escócia.

Lodge of Edinburgh Nº1 foi chamada inicialmente de “The Lodge of Edinburgh” e manteve este nome até a Grande Loja da Escócia confirmar a sua carta constitutiva, designando-o como “The”Lodge of Edinburgh (Mary’s Chapel) Nº 1

Hexagrama Maçônico na entrada da Lodge of Edinburgh nº1

Primeiro maçom especulativo na Escócia

No ano de 1600, os registros da Lodge of Edinburgh nos informam que começaram a admitir maçons não-operativos. Em junho de 1600, o Laird de Auchinleck foi feito um membro especulativo, o primeiro registro autêntico da iniciação de tal membro. Laird é uma denominação de proprietário de grandes terras, equivalente a Esquire na Inglaterra. Esta data é usada para marcar a passagem da Maçonaria operativa para a especulativa, na Escócia.

Fundação da Grande Loja da Escócia

Com fundação da Grande Loja da Escócia em 1736, e como o título de loja mais antiga foi dada a Loja de Edimburgo, isso não foi bem aceito pela Loja de Kilwinning que retirou a sua filiação e declarou sua independência, como Soberana Grande Loja de Kilwinning, concedendo cartas constitutivas para funcionamento de outras lojas, fato este que já acontecia antes de 1736. Ela concedeu cerca de 70 autorizações para outras lojas, mas por conta de secretários não muito competentes, estes registros foram incompletos e por esta loja funcionar em uma pequena aldeia de Ayrshire, era muito difícil manter os seus trabalhos como um Grande Loja. Devido a estes percalços, em 1807, esta Grande Loja contava apenas com 6 lojas, que neste mesmo ano, entraram em acordo com a Grande Lojas da Escócia e foram absorvidas. Dentre as negociações para esta absorção, a Grande Loja da Escócia permitiu a Loja Kilwinning de utilizar palavra “mãe” em seu nome e ficar no topo da listagem de lojas, passando a se chamar Lodge Mother Kilwinning Nº 0 e o Mestre da Loja Kilwinning nomeado Grão-Mestre Provincial de Ayrshire.

Concluindo, acredito que nenhuma destas duas lojas foram as primeiras lojas maçônicas no mundo, nem na Escócia, pois existem diversos outros fatos que nos faz crer que muito antes disso já existiam outras lojas maçônicas, como por exemplo, uma placa existente na loja Melrose (Escócia) datada do ano de 1136. Contudo, loja mais antiga em funcionamento, com atas preservadas, é sem dúvidas a Lodge of Edinburgh (Mary’s Chapel) Nº 1.

Localização das lojas:

Lodge Mother Kilwinning Nº 0

 Lodge of Edinburgh (Mary’s Chapel) Nº 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário