quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

O MAPA MAIS ANTIGO DO NOVO MUNDO NA HISTÓRIA ESTÁ GRAVADO NUMA CASCA DE OVO DE AVESTRUZ



O mapa mais antigo conhecido do Novo Mundo foi gravado pacientemente nas metades inferiores unidas pelos ovos de avestruz. Este século do século XVI ficou perdido para a história há séculos, mas voltou a iluminar alguns anos atrás em uma feira de mapas de Londres onde foi descoberto precisamente por um colecionador de mapas anônimo.

A National Geographic relata que o mapa curioso veio ao colecionador Stefaan Missine depois de ter sido comprado na feira. Missine mais tarde coordenou a análise de sua autenticidade e antiguidade, uma investigação que durou um ano.


América do Sul ("Terrae Sancta Crucis") no curioso mapa mundial gravado em ovo de avestruz. Na imagem, você também pode ver as ilhas da La Española ("Spagnolla") e Cuba ("Isabel"). Fotografia: Washington Map Society.

O mundo maravilhoso foi estudado por mais de 100 especialistas em mapas antigos. Os resultados revelaram que o mapa gravado em casca de ovo de avestruz era um original que poderia ser datado com precisão no ano de 1504, o que tornou mais antigo do que o resto dos mapas conhecidos do Novo Mundo descobertos até então, como o Hunt-Lenox Globe, que remonta a 1510 e é feito de cobre.

Como as características de ambos os globos são idênticas - a caligrafia, texto, ilustrações e até mesmo erros de ortografia são os mesmos - os especialistas concluíram que o mapa gravado em um ovo de avestruz foi usado como um molde ou modelo para reproduções mais tarde.

Balão Hunt-Lenox. (Biblioteca Pública de Nova York)

"Quem fez o balão teve acesso às informações mais recentes de exploradores de muitos países europeus que competem pela dominação mundial", lemos em Discover Magazine. Muitos exploradores estavam apenas voltando daquelas jornadas que mudaram tão profundamente a maneira como as pessoas daquela época viram e entendiam o mundo. A forma da "península asiática" (como o continente sul-americano foi considerado como tal), por exemplo, reflete as explorações do italiano Henricus Martellus, enquanto as duas pequenas ilhas que se observam no Mar do Caribe (Hispaniola e Cuba) Eles foram descobertos por Cristóvão Colombo. Outros detalhes refletem as recentes histórias exploratórias de Marco Polo, Corte-Real, Cabral e Amerigo Vespucci, que cunhou o nome de New World ou "MVNDVS NOVVS" que aparece refletido no globo.

  • Humor cartográfico do século XVI: o mapa mundial do bufão.
  • O Mapa de Piri Reis - Prova de uma tecnologia antiga?
  • Segredos ocultos revelados no mapa mundia de 1491.
O antigo globo terrestre gravado em casca de ovo de avestruz, rodeado por vários ovos de avestruz. Fotografia: Washington Map Society.

O mapa em si é fascinante. No Oceano Índico você pode observar um navio solitário navegando pelas ondas, de origem e destino desconhecidos. É também um dos dois únicos globos terrestres conhecidos que incluem a frase HIC SVNT DRACONES ("Aqui estão os dragões"), palavras que aparecem neste caso na costa do Sudeste Asiático.

O Novo Mundo está representado de forma muito rudimentar. Não existe a América do Norte, apenas algumas ilhas. Especificamente, os de ISABEL (Cuba) e SPAGNOLLA (La Española) são nomeados. Outros aparecem sem um nome. A América do Sul é chamada TERRA DE BRASIL (Brasil), MVNDVS NOVVS (Novo Mundo) e TERRA SANCTAE CRVCIS (Terra da Santa Cruz).

Um navio solitário arada as ondas do Oceano Índico no surpreendente globo terrestre gravado em casca de ovo de avestruz. Fotografia: Washington Map Society

Além da sua idade e suas características, o mapa também é uma raridade devido ao material em que foi feita. Os mapas antigos geralmente eram desenhados em vellum (pergaminho de pele de bezerro), selar a pele ou a madeira. Mas, sem dúvida, a casca de ovo de avestruz não era um suporte usado com muita frequência. Na Itália do século XVI, a nobreza sempre possuía avestruz como símbolo de sua posição e riqueza, de modo que o mapa poderia ter sido encomendado por alguma família da nobreza italiana da época, embora suas origens precisas permaneçam por agora sendo um mistério .

Imagem da capa: este globo terrestre 1504 poderia ser a mais antiga representação conhecida do Novo Mundo. Curiosamente, é gravado em duas metades inferiores de casca de ovo de avestruz. Fotografia: Washington Map Society

Autor: April Holloway

Este artigo foi originalmente publicado em www.ancient-origins.net e  foi traduzido com permissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário