quinta-feira, 4 de janeiro de 2018


MESTRES DA IDADE DA PEDRA

OS NEANDERTAIS PODERIAM TER ENSINADO TÉCNICAS SURPREENDENTES AOS NOSSOS ANTEPASSADOS


As ferramentas de 50 mil anos de idade, feitas de costelas de cervos, sugerem que o ser humano moderno poderia ter aprendido as técnicas de fabricação de ferramentas Neanderthal. Esses objetos, encontrados no sudoeste da França, aumentam o crescente corpo de evidências que mostram que a ideia usual de que os Neandertals eram grosseiros ou primitivos está longe de ser certa.

Semelhante aos polidores de osso que ainda hoje são usados ​​por artesãos de couro, as ferramentas antigas de Neanderthal possuem uma ponta polida e permitem um couro mais macio e resistente à água do que se o couro original fosse arranhado. A coisa não existe, uma vez que essas ferramentas parecem muito semelhantes às outras encontradas em assentamentos habitados mais tarde por seres humanos modernos. 

  • O cromossomo Y revela uma possível incompatibilidade genética entre o Homo Sapiens e o Neandertal.
  • Os 10 melhores mitos sobre os neandertais.
  • Jaw demonstra que um homem moderno de 40 mil anos atrás tinha um bisavô neandertal.
Um artigo sobre a descoberta foi publicado em 2013 na revista Actas da National Academy of Sciences. Falando sobre a descoberta, a Dra. Marie Soressi, pesquisadora da Universidade Holandesa de Leiden, observou que "Se os neandertais desenvolveram esse tipo de ferramentas ósseas por conta própria, é possível que o ser humano moderno aprenda essa tecnologia dos neandertais ".

Fotografias e desenhos de ferramentas ósseas dos sítios franceses de Abri Peyrony (AP) e Pech-de-l'Azé I (PA I). ( Soressi, M. et al )

O registro arqueológico sugere que o Homo sapiens chegou à Europa apenas com ferramentas de ponta feitas de osso entre seus instrumentos. Mas não demorou muito para que eles começassem a produzir esses polidores mais funcionais - o que poderia significar que os neandertais lhes ensinavam como criar esta ferramenta óssea mais especializada. A outra possibilidade é que essas ferramentas de 50 mil anos demonstram que o ser humano moderno influenciou o comportamento dos neandertais em um tempo anterior ao que acreditamos até agora. Pode ser muito cedo e não temos informações suficientes para decidir sobre isso.

Em qualquer caso, houve numerosos estudos que reforçam a hipótese de que Neandertals não eram grosseiros sem inteligência. Já há ampla evidência que sugere que essa espécie de hominídeos que desapareceu misteriosamente há cerca de 30 mil anos atrás não era tão primitiva quanto muitos acreditavam até agora. 

  • A mestiçagem entre humanos modernos e neandertais já ocorreu há 100 mil anos na Sibéria.
  • Estudos recentes mostram que os genes de Neanderthal fortaleceram nosso sistema imunológico.
  • Fogueiras e círculos de estalagmites: descobriu o possível santuário de Neanderthal no Sul da França.
Os neandertais não eram tão primitivos quanto muitos acreditavam até agora. ( Erich Ferdinand / CC BY 2.0 )

Há estudos que demonstram que os Neanderthals criaram arte , usaram plantas medicinais , gostaram de ter uma casa confortável ou "base" e podem até fazer uso de alguma forma de fala e linguagem modernas - sugerindo um certo nível de complexidade que geralmente não está associada ao estereótipo de Neanderthal grumpy. Talvez todas essas descobertas tenham servido de algum modo para reconsiderar nossa maneira de ver o Neanderthal. 


Reconstrução de neandertais enterrando um indivíduo em uma caverna. Museu Nacional de História Natural, Washington DC, Estados Unidos. (Ricardo Giaviti / CC BY NC SA 2.0 )


Imagem da capa: ilustração de um grupo de neandertais. ( Domínio público )




Este artigo foi originalmente publicado em www.ancient-origins.net e foi traduzido com permissão

Nenhum comentário:

Postar um comentário