domingo, 2 de julho de 2017




Sovereign Sanctuary General Rite Ancien

et

Primitif de Memphis-Misraim

O RITO DE MEMPHIS-MISRAIM


Este fascinante complexo de ensinamentos de tradições antigas denominado Rito de Memphis-Misraim tem em sua formação, fundação e historia tantas incertezas por ser justamente baseado em diversas origens lendárias quanto aos documentos e livros escritos por diversos autores e correntes iniciaticas do Século XXI. 

Historiadores, pesquisadores e iniciados encontram diversas informações pouco documentadas, em sua grande maioria fundamentada em historias de suas próprias obediências ou conceitos de autores que se basearam em suas pesquisas pessoais. Deste modo perfazendo um grande numero de histórias em sua grande maioria distinta. 

O iniciado que deseja buscar uma imparcialidade observa que nada trás um conhecimento completo, pois cada fonte é carregada de fragmentações. É de suma importância que o iniciado reúna todo esse conhecimento fragmentado para então ter um esclarecimento sobre os mistérios que estão na formação do Rito de Memphis-Misraim. 

Chamado também de Rito Egípcio, tem em suas origens as antigas tradições iniciáticas do mediterrâneo, com forte influencia pitagórica, e herméticas. Somente a partir do século XVIII passou a ser conhecido e difundido na Europa. O Rito de Memphis-Misraim possui em sua tradição as Ciências Iniciáticas. 

​HISTÓRIA DO RITO DE MEMPHIS

O Rito de Memphis é herdeiro de Tradições Egípcias e Rosacrucianas. Egípcio tendo como referencia a Ordem dos Arquitectos Africanos (africanos no sentido de egípcio) e rosacruciano pelos irmãos da Rose-Croix D’Or ou da Ásia, sendo os originais Sancti Evangelistae Johannis. 

Por volta de 1779 o Marques de Chefdebien funda em Norbonne, França o Primitivo Rito Philalèthes ou Primitivo Rito de Norbonne. 

Em 1778, oficias do exercito de Bonaparte, em quase sua maioria membros do Grande Oriente da França e iniciados dos antigos Ritos de Philaléthes e Arquitectos Africanos, em missão no Egito tiveram contato com sobrevivências gnóstico-hermetista e no Líbano com a Sociedade Drusa. 

Estes irmãos decidem então renunciar suas filiações maçônicas da Grande Loja Unida da Inglaterra e criaram um novo Rito, nascendo assim a Loja Os Discípulos de Memphis no Cairo seguindo a Tradição do Rito Primitivo de Norbonne. Samuel Honis, iniciado nesta Loja retorna a França em 1814. 

Em 23 de Março de 1815 em Montauban, França Samuel Honis funda uma Loja oriunda da Loja em que foi iniciado que passa a ser chamada Grande Loja de Memphis. Assim sendo fundado o Rito de Memphis. 

Vale ressaltar que Memphis é uma cidade do Antigo Egito, situada no delta do Nilo. Algumas fontes dizem que o Rito foi criado nesta região por iniciados que estavam em contato com esta antiga civilização. 

Em 1816 Gabriel-Mathieu Marconis foi eleito Grão Mestre, substituindo Samuel Honis. Em 1838, Jean Etienne Marconis de Nègre, assume o Rito. Em 23 de março de 1838 foi criado em Paris a Loja Osiris, em 21 de maio do mesmo ano foi criada a Loja Bienfaisance em Bruxelas. O Rito rapidamente se expandiu tendo numerosas Lojas no exterior e personalidades ilustres. 

Este Rito teve forte adesão dos “bonapartistas”, enquanto a grande maioria do Grande Oriente era monarquista. Por estas questões o Rito foi dissolvido, porem em 1826 regressa a ativa dentro do mesmo Grande Oriente. 

Em 1841 o Rito novamente passa por um estado de silencio, sendo proibido pelo prefeito de Paris por denuncias realizado por um republicano. Regressando em 5 de março de 1848 com o advento da Republica. Em 1850 foi novamente dissolvido, sendo novamente reativado em 1853. 

Em 1856 o Rito de Memphis foi estabelecido na América, Egito, Romênia e outros países, Jean Etienne Marconis de Nègre em 8 de novembro de 1858 estabeleceu a primeira estrutura do Rito de Memphis em Nova York chamado de Supremo Conselho dos Sublimes Mestres da Grande Obra Grau 90. 

Em 1860 o Rito de Memphis em solo americano já contava com mais de 100 Past-Masters de Lojas Simbólicas com a orientação do ilustre Irmão David McClellan. Em 27 de abril de 1861 David McClellan, Capitão-Major do regimento 79 da Guarda Nacional da Guarda de Nova York foi mobilizado para o combate da Guerra Civil. 

Em conseqüência McClellan nomeou seu sucessor, o qual em 29 de junho de 1861 recebeu do Grande Hierofante uma Carta Patente autorizando a criação de um Soberano Santuário para o Continente Americano. O Rito de Memphis foi unido novamente ao Grande Oriente da França em 1862. 

Em 1864 os Maçons Egípcios que trabalhavam de acordo com varias constituições, decidiram ter o seu própria o Grande Oriente da Itália emite um Tratado provisório, criando assim o Grande Oriente do Egito para trabalhar os Altos Graus e a Grande Loja Nacional do Egito para trabalhar os Graus Simbólicos. 

No ano de 1872 vários Ilustres Irmãos que haviam recebido o grau 95, obtiveram uma patente para o estabelecimento de um Soberano Santuário para a Grã-Bretanha e Irlanda, tendo como Grão-Mestre Geral o Ilustre Irmão John Yarker. 

No mesmo ano vários Irmãos membros do Real Conselho dos Antigos Ritos, reuniram-se sobre a orientação de sua Alteza Real o Duque de Sussex da Inglaterra, Grão-Mestre da Grande Loja Unida da Inglaterra. 

Em 1881 o Rito de Memphis foi unido com o Rito de Misraim. 

Em 1947 alguns maçons resolvem reviver o Rito de Memphis, mesmo já estando unificado com o Rito de Misraim, o chamando de Rito Oriental Antigo e Primitivo de Memphis. Afirmando se tratar de uma síntese e todos os ritos filosóficos, herméticos e alquímicos. Afirmando também ser uma continuação do Rito Primitivo de Philalèthes, existindo até os dias atuais Lojas que trabalham apenas este Rito. 

Porem em 1963 passou a existir somente a denominação Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraim. Surgindo em vários países do mundo os Soberanos Santuários, nacionais, continentais, internacionais e outras com jurisdições definidas por idiomas (também de cunho internacional) 

Podemos acrescentar ainda a esta historia alguns fatos que nortearam o seu crescimento mundo afora, alem de uma complementação aos fatos históricos aqui relatados. 

O Rito de Memphis retorna a mitologia egípcio-alquimica, acrescido de aspectos templários e cavaleirescos. Este Rito atraiu diversas personalidades não só pelo seu ideal, mas também, pelo seu conteúdo esotérico. Obteve muito sucesso entre os militares até 1841, data em que tinha muitas Lojas formadas por eles. Mesmo tendo sido forçado a operar em silencio por diversas vezes, sempre ressurgia com força total. 

A partir de 1850 na Inglaterra, muitas Lojas inglesas trabalhavam com os franceses no Rito de Memphis, tornando-se célebre por ter em seu seio ardentes republicanos como Louis Blanc, Affred Talandier, Charles Lonquet e José Garibaldi. 

Em 1871 a destruição da Comuna contribuiu para o desenvolvimento das Lojas, porem houve um declínio ao redor de 1880, após a declaração de anistia do novo governo republicano Frances. 

No Egito, a partir de 1873 o Rito de Memphis se desenvolveu rapidamente com o impulso do Irmão Solutore Avventura Zola, Grande Hierofante, até o reinado do Rei Farouk. 

​ A ESTRUTURA DO RITO

Como qualquer rito, o Rito de Memphis é estruturado em graus. Contendo um total de 95 graus, divididos em uma serie de três classes. Não contando com os três primeiros graus que como em qualquer rito é chamado de graus simbólicos Aprendiz, Companheiro e Mestre. 

Os graus do Rito de Memphis são conferidos por iniciação, sendo alguns por comunicação. 

A primeira serie dos graus é chamada de Capitulo Rosacruz, esta serie compõem os graus 4 até o 18. Esta serie tem por objetivo o ensinamento da moral, explicação dos símbolos, parte filosófica, alem da compreensão da historia. As nomenclaturas dos graus são: 

4º Mestre Discreto 
5º Perfeito Mestre Arquiteto 
6º Secretário Íntimo ou Sublime Mestre 
7º Mestre Preboste e Juiz 
8º Cavaleiro Intendente dos Edifícios 
9º Cavaleiro Mestre Eleito dos Nove 
10º Ilustre Cavaleiro Eleito dos Quinze 
11º Sublime Cavaleiro Eleito 
12º Cavaleiro Grão-Mestre Arquiteto 
13º Cavaleiro do Arco Real 
14º Cavaleiro Grande Eleito da Abóbada Sagrada, Grande Escocês da Abóbada Sagrada de Jaime VI 
15º Cavaleiro da Espada ou do Oriente 
16º Cavaleiro Príncipe de Jerusalém 
17º Cavaleiro do Oriente e do Ocidente 
18º Cavaleiro Príncipe Rosa+Cruz, Ritual de Kilwinning ou de Heredon, Cavaleiro da Águia e do Pelicano ou Soberano Príncipe R+C, Ritual do Cavaleiro Rosa+Cruz, Ritual dos Irmãos da 
Rosa+Cruz ou dos Adeptos. 

A segunda serie é chamada de Senado de Filósofos Herméticos, composta dos graus 19 ao 43. Esta serie tem por objetivo o ensino das Ciências Naturais, da Filosofia e da Historia, assim como, os mito da antiguidade. Os graus que a compõem são nomeados da seguinte forma: 

19º Cavaleiro Grande Pontífice de Jerusalém ou Sublime Escocês da Jerusalém Celeste. 
20º Venerável Grão-Mestre das Lojas ou Cavaleiro Grão-Mestre do Templo da Sabedoria. 
21º Cavaleiro ou Patriarca Noaquita ou da Torre 
22º Cavaleiro do Líbano ou do Real Machado 
23º Cavaleiro Chefe do Tabernáculo 
24º Cavaleiro da Águia Vermelha ou Príncipe do Tabernáculo 
25º Cavaleiro da Serpente de Airain ou de Cobre 
26º Cavaleiro da Cidade Santa ou Escocês Trinitário, Príncipe da Misericórdia 
27º Cavaleiro Soberano Grande Comendador do Templo 
28º Cavaleiro de Joan ou do Sol 
29º Cavaleiro Grande Escocês de Santo André Mestre Escocês de Santo André do Cardo. 
30º Cavaleiro Grande Eleito Kadosch 
31º Grande Inspetor Inquisidor Comendador 
32º Sublime Soberano Príncipe do Real Mistério 
33º Cavaleiro Soberano Grande Inspetor-Geral 
34º Cavaleiro da Escandinávia 
35º Grande Cavaleiro do Templo, ou Cavaleiro Templário Kadosh da Palestina, 
36º Cavaleiro Philalethes ou Sublime Negociante 
37º Cavaleiro do Shota ou Sábio da Verdade ou Cavaleiro Teutônico. 
38º Sublime Eleito da Verdade ou Sublime Eleito da Águia Vermelha 
39º Grande Eleito dos Aeons 
40º Perfeito Sábio Savaiste ou Cavaleiro da tripla Cruz, 
41º Cavaleiro do Arco das Sete Cores 
42º Príncipe da Luz ou Grande Alexandre da Confiança. 
43º Sublime Sábio Filósofo Hermético, Adepto ou Aprendiz Filósofo Sublime e Desconhecido. 

A terceira serie é chamada de Sublime Conselho, Templo Místico, esta serie estão os graus 44 ao 90. Esta serie destina-se ao completo conhecimento restante do Rito e Alta Filosofia, alem de estudar os mitos religiosos das diferentes idades da humanidade e os mais avançados trabalhos teosóficos. 

O Templo Místico é a representação do Soberano Santuário em todo o Oriente. Todo o Templo Místico é conhecido como o Grande Império dos Soberanos Príncipes de Memphis, conduzidos pelo Grande Pontífice, que é o porta-voz do Soberano Grande Conservador Geral do Rito e guardião das Sagradas Tradições. Para pertencer ao Templo Místico tem de se ostentar o Grau 90 e os graus intermédios que compõem esta série são os seguintes: 

44º Sublime Pontífice de Ísis ou Príncipe do Zodíaco 
45º Sublime Sábio dos Mistérios Sublimes 
46º Rei Pastor de Hutz 
47º Cavaleiro das Sete Estrelas 
48º Sublime Príncipe Guardião do Monte Sagrado 
49º Sublime Sábio das Pirâmides 
50º Sublime Filósofo da Samotrácia ou Infante da Harpa 
51º Sublime Titan do Cáucaso ou Cavaleiro da Fênix 
52º Sábio do Labirinto ou Mineiro Clave Maçónica Grau 1. 
53º Sábio Cavaleiro da Esfinge ou Lavador da Clave Maçônica Grau 2. 
54º Sublime Scalde, Poeta ou Cavaleiro do Pelicano ou Soprador Clave Maçônica Grau 3. 
55º Sublime Sábio Órfico ou Fundidor Clave Maçônica Grau 4. 
56º Sábio Pontífice de Cadmia ou Escudeiro Noviço. 
57º Chefe Sublime ou Cavaleiro Benfeitor da Cidade Santa. 
58º Príncipe Sábio Brahmín ou Professo Cavaleiro Benfeitor da Cidade Santa. 
59º Grão Pontífice do Ogygie ou Sublime Sábio ou Grande Professo Cavaleiro Benfeitor da Cidade Santa. 
60º Sublime Guardião dos Três Fogos 
61º Sublime Juiz Filósofo Desconhecido ou Cavaleiro do Templo da Verdade 
62º Sublime Sábio de Eleusis ou de Heliópolis 
63º Sublime Kawi ou Cavaleiro das três Águias de Ouro ou Coroadas. 
64º Sábio Pontífice de Mitras 
65º Guardião do Santuário ou Grande Instalador 
66º Grande Arquiteto da Cidade Misteriosa ou Grande Consagrador 
67º Guardião do Nome Incomunicável ou Grande Eulogista 
68º Patriarca Príncipe da Verdade 
69º Sábio Cavaleiro do Ramo Dourado de Eleusis 
70º Príncipe da Luz ou Patriarca dos Planisférios 
71º Patriarca dos Sagrados Veda ou Sublime Grande Kador ou Cavaleiro do Templo 
72º Supremo Mestre da Sabedoria ou Cavaleiro dos Argonautas. 
73º Patriarca dos Fogos Sagrados ou Mui Sábio Mouni 
74º Supremo Mestre da Sloaka ou Sublime Mestre da Stoka 
75º Sublime Cavaleiro Benfeitor 
76º Intérprete dos Hieróglifos, ou Patriarca de Ísis 
77º Sublime Cavaleiro ou Sábio Teósofo 
78º Grande Pontífice da Tebiade 
79º Sublime Cavaleiro, Sábio do Redutível Sadah 
80º Sublime Eleito do Santuário de Mazias, Cavaleiro do Velão Dourado. 
81º Patriarca de Memphis, Sublime Cavaleiro do Triângulo Luminoso 
82º Grande Eleito do Templo de Midgard 
83º Sublime Eleito do Vale de Oddy 
84º Patriarca dos Izeds 
85º Sublime Sábio, Cavaleiro de Kneph 
86º Sublime Filósofo do Vale de Kab, Sublime Mestre do Anel Luminoso 
87º Sublime Príncipe da Maçonaria 
88º Grande Eleito da Sagrada Cortina 
89º Patriarca da Cidade Mística ou Verdadeiro Maçom Acadêmico. 
90º Sublime Mestre da Grande Obra do Templo Místico 

Acima dessas três series existe o Soberano Santuário, Graus Oficiais e Iniciáticos. 

O Soberano Santuário encarrega-se de governar tudo o que respeita aos Capítulos, Senados e Sublimes Conselhos, Templos Místicos. Os graus que o compõem são os seguintes: 

91º Grande Defensor da Ordem, Soberano Príncipe de Memphis Chefe do Governo da Ordem 
92º Príncipe de Memphis, Grande Catequista da Ordem 
93º Príncipe de Memphis, Grande Regulador Geral da Ordem 
94º Príncipe de Memphis Grande Administrador da Ordem 

O último Grau é o 95º Príncipe Patriarca Grande Conservador Geral da Ordem, Soberano Príncipe dos Chefes do Santuário de Memphis, Grande e Poderoso Soberano Imperial da Ordem 

 HISTÓRIA DO RITO DE MISRAIM

O Rito de Misraim encontram-se referencias desde 1738, Misraim é uma forma plural de Egípcio. Sustentado por referencias alquímicas, ocultistas e egípcias, contendo 90 graus. O Conde Cagliostro fui responsável pelo seu desenvolvimento. 

Cagliostro muito próximo do Grão Mestre da Ordem dos Cavaleiros de Malta, Manuel Pinto da Fonseca, funda em 1784 o Rito da Alta Maçonaria Egípcia, com a fundação de sua famosa Loja La Sagesse Triomphante (A Sabedoria Triunfante). Entre 1767 e 1775 recebeu do Cavaleiro Luigi d’Aquino, Irmão do Grão Mestre nacional da Maçonaria Napolitana, os Aracana Arcanorum um conjunto de conhecimentos formado em três altos graus herméticos. 

Em 1782 um iniciador egípcio de nome místico Ananiah (O Sábio), em visita a Cavillon (França) inicia Gad Bédarride, que depois inicia seus filhos. Tornando-se principais difusores do Rito Egípcio na França. 

Em 1778 em Veneza Cagliostro introduz em seu Rito os Aracana Aracanorum, criando o Rito dos Perfeitos Iniciados do Egito ou Rito de Misraim. Neste mesmo ano um grupo de Socinianos (seita protestante antitrinitária) recebe uma patente de Cagliostro, inserindo os três primeiros graus da maçonaria simbólica e os altos graus da maçonaria templária alemã. 

O Rito se desenvolveu rapidamente em Milão, Genova e Nápoles. Em 1801 são constituídas muitas Lojas com numerosos ritos reclamando a autenticidade da Tradição Egípcia. 

Em 1810 Michel Bédarride recebeu o Grão-Mestrado do Grande Comendador italiano S. Lasalle. Entre 180 a 1813 os três irmãos Michel, Marc e Joseph Bédarride desenvolveram o Rito na França, fundando a Grande Loja Francesa de Misraim. O Rito teve uma forte proteção do Rito Escocês Antigo e Aceito, ilustres maçons pertenceram a ele como o Conde Muraire, primeiro presidente da Corte de Cassação e Soberano Grande Comendador do Rito Escocês Antigo e Aceito, o Duque Elie Decazes, (Ministro de Polícia e, depois, Primeiro Ministro da França) o Duque de Saxe-Weiman, o Duque de Leicester e o Tenente-Coronel de Teste, o general Joseph Chabran, Boucalin de Lacoste, Joseph Decollet, Joly, Honoré Muraire, Claude Antoine Thory, o Conde Louis Joseph Cesar de Fernig, o barão François Teste (ambos os generais da França), o Conde Grasse-Tilly, o médico britânico Charles Morrison de Greenfield, entre outros. 

Em 23 de dezembro de 1813 uma patente é expedida para fundar os corpos locais de Bruxelas e Madri. Entre 1814 e 1815 os três irmãos Bédarride fundam o Supremo Grande Conselho do Grau 90 e Ultimo de Misraim. Em 1818 foi publicado em Bruxelas o Estatuto Geral da Ordem de Misraim para Países Baixos 

A partir de 1815 o Rito de Misraim tem uma grande expansão. Sendo erigidas muitas Lojas em diversos países mundo afora, em 1817 o Duque de Sussex, Grão Mestre da Grande Loja Unida da Inglaterra é iniciado no grau 90 ultimo de Misraim e investido com todos os poderes para Inglaterra, Escócia e Irlanda. 

Em 1821 o Grão Mestre da Grande Loja da Irlanda, o Duque de Leinster, é iniciado no grau 90 e último de Misraïm e investido com plenos poderes maçônicos para Irlanda. 

Em 1822 o Rito em Paris é denunciado á policia como “inimigo do estado”, do altar e do Trono, mas a polícia não pode proibi-lo. Em 18 de janeiro de 1823, encontram-se documentos anticlericais e o Rito é proibido. Em 1831 o Rito é reaberto em Paris com a chegada de Louis Philippe. 

Em 1856 os irmãos Bédarride tinham passado para o Oriente Eterno. J.T. Hayère se torna Superior Grão Conservador e Grão Mestre do Rito. Hayère resiste à submissão do Misraïm a outra grande Obediência da França. 

Em 1864 o doutor Girault torna-se o Grande Presidente do Soberano Conselho Geral da Ordem. Por esta época, existem três Lojas em atividade em Paris chamadas O Arco Iris, A Sarça Ardente e As Pirâmides, una Loja em Jassy: Estrela de Romênia, nas províncias unidas de Moldávia e Valaquia, e duas Lojas autônomas de músicos das Bandas Militares dos Dragões da Imperatriz e dos Segundos Couraceiros Guarda. 

Em 1870 na Inglaterra, o conde Earl de Beactive, grado 90º, é o Soberano Grão Mestre do Rito de Misraïm. Quatro maçons da Inglaterra, Robert Wentworth Little (fundador da Societas Rosicruciana In Anglia), o conde de Limerick, Sigismund Rosenthal e E. H. Finney criam, em Londres, o Supremo Conselho Geral do Grau 90 do Rito de Misraïm, invocando una consagração de Adolphe Cremieux. 

Em 1872 o general G. Garibaldi é nomeado Grão Mestre Geral por um determinado número de Soberanos Santuários dos Ritos de Misraïm. Entretanto, a Suprema Potencia de Misraïm da França não reconheceu esta decisão. Imediatamente são estabelecidas as relações com o Conselho Supremo da Sicilia do Rito Escocês e com o Grande Oriente do Egito (Rito de Memphis). 

Em 26 de outubro de 1876 o Rito de Memphis, transmite a Garibaldi o titulo de Grande Mestre Vitae. Em 1881 os dois Ritos foram unidos sobre o seu comando. 

Assim como o Rito de Memphis, o Rito de Misraim também seguiu com algumas Lojas independentes não aceitando a junção entre ambos. Passou por alguns períodos de silencio e interdição por parte do governo foi ao longo da historia acolhedor de opositores de regimes de governos da época. 

Através de sua estreita ligação com os Carbonários, abrigou muitos refugiados e passou a transmitir o terceiro grau obrigatório para os mesmos durante o Reino do Terror Branco. Os carbonários tinham cerca de 22 Lojas em Paris, 3 em Bordeaux, 3 e Genebra, 3 em Lauseane e 1 em Couriray. 

​ESTRUTURA DO RITO

O Rito de Misraim possui 90 graus classificados em quatro series e divididas em 17 categorias ou classes, ficando composto da seguinte forma: 

1ª Serie chamada Simbólica – compreende os 33 primeiros graus divididos em seis classes. 

1ª CLASSE: 
1º Aprendiz 
2º Companheiro 
3º Mestre 

2ª CLASSE: 
4º Mestre Secreto 
5º Mestre Perfeito 
6º Mestre por Curiosidade ou Secretario Intimo 
7º Mestre de Israel ou Preboste e Juiz 
8º Mestre Inglês 

3ª CLASSE: 

9º Eleito dos Nove 
10º Eleito Desconhecido de Perignan 
11º Eleito dos Quinze 
12º Eleito Perfeito 
13º Ilustre Eleito da Verdade 

4ª CLASSE:
14º Escocês Trinitário 
15º Escocês Companheiro 
16º Escoces Mestre 
17º Escocês Panissière 
18º Mestre Escocês 
19º Escocês dos três “J” 
20º Escocês da Abóboda Sagrado de James VI e da Abóboda Secreta 
21º Escocês de Santo André 

5ª CLASSE:
22º Pequeno Arquiteto 
23º Grande Arquiteto 
24º Arquiteto 
25º Aprendiz Perfeito Arquiteto 
26º Companheiro Perfeito Arquiteto 
27º Mestre Perfeito Arquiteto 
28º Perfeito Arquiteto 
29º Sublime Escocês 
30º Sublime Escocês de Heredom 

6º CLASSE: 

31º Grande Real Arco 
32º Grande Hache ou Ordem Interior do Templo 
33º Sublime Cavaleiro Escolhido 

2ª Serie chamada Filosófica – compreende 33 graus a partir do grau 34 até o grau 66, divididos em quatro classes. 

7ª CLASSE:
34º Cavaleiro Sublime 
35º Cavaleiro Prussiano 
36º Cavaleiro do Templo 
37º Cavaleiro da Águia 
38º Cavaleiro da Águia Negra 
39º Cavaleiro da Águia Vermelha 
40º Cavaleiro Branco do Oriente 
41º Cavaleiro do Oriente 

8ª CLASSE:
42º Comandante do Oriente 
43º Grande Comandante do Oriente 
44º Sublime Comandante do Tempo ou Arquiteto Sublime Comandante do Templo 
45º Príncipe de Jerusalém 

9ª CLASSE:
46º Cavaleiro da Rosa-cruz de Kilwinning e Heredom 
47º Cavaleiro do Ocidente 
48º Sublime Filósofo 
49º Chaos, Primeiro Discreto 
50º Chaos, Segundo Sábio 
51º Cavaleiro do Sol 

10ª CLASSE:
52º Supremo Comandante das Estrelas 
53º Sublime Filosofia 
54º Obreiros do Primeiro Grau 
55º Obreiros do Segundo Grau 
56º Obreiros do Terceiro Grau 
57º Obreiros do Quarto Grau 
58º Verdadeiro Adepto ou Verdadeiro Maçom Adepto 
59º Eleito Soberano 
60º Soberano dos Soberanos 
61º Grão Mestre das Lojas Simbólicas 
62º Três Vezes Poderoso ou Muito elevado e Muito Então Grande Sacerdote 
63º Cavaleiro da Palestina 
64º Grande Cavaleiro da Aguia Branca e Negra 
65º Grande Eleito Cavaleiro Kadosh 
66º Grande Inquisidor Comandante 

3ª Serie chamada Mística – compreende 11 graus, a partir do grau 67 até o grau 77, divididos em quatro classes. 

11ª CLASSE:
67º Cavaleiro Benfeitor da Cidade Santa 
68º Cavaleiro do Arco-Íris 
69º Cavaleiro da Hanouka ou Hinaroth 
70º Príncipe Israelita ou Muito Sábio Príncipe Israelita 

12ª CLASSE: 
71º Soberano Príncipe Talmudim ou Supremo Tribunal dos Soberanos Príncipes do Talmud 
72º Soberano Príncipe ou Sublime Consistório dos Príncipes Zadikim 
73º Supremo Conselho Geral dos Príncipes do Grande Arã ou Haram 

13ª CLASSE: 
74º Supremo Conselho dos Soberanos Príncipes de Arã ou Haram 
75º Supremo Príncipe Hassid ou Soberano Tribunal dos Príncipes 

14ª CLASSE: 
76º Soberano Grande Príncipe Hassid ou Supremo Conselho dos Soberanos Príncipes 
77º Ilustre Grande Inspetor Intendente Regulador da Ordem ou Supremo Grande Consellho Geral do Grande Inspetor Geral 

4ª Serie chamada Cabalística – incluem os 13 últimos graus, a partir do grau 78 até o grau 90, divididos em três classes. 

15ª CLASSE: 
78º Soberano Príncipe do Supremo Conselho dos Médicos do Fogo Sagrado 
79º Soberano Principe do Soberano Tribunal ou Soberano Tribunal dos Soberanos Principes 
80º Supremo Conselho do Soberano Principe de Clairvoyant 
81º Cavaleiro do Sublime Triangulo da Luz 

16ª CLASSE: 
82º Sublime Cavaleiro do Sadah Formidavel 
83º Soberano Principe do Grande Consistorio dos Ilustres Soberanos Principes Cavaleiros 
84º Soberano Principe do Supremo Grande Tribunal dos Ilustres Principes Cavaleiros Grandes Inspetores 
85º Grande Defensor da Ordem 
86º Soberano Principe do Senado dos Sublimes Mestres do Anel de Luz 

17ª CLASSE:
87º Grande Ministro Poderoso Meste Chefe da Primeira Serie. Ou Supremo Grande Conselho Geral do Constituido Grãos Mestres da Ordem dos Soberanos Principes 
88º Sublime Pontifice Soberano Principe e Grão Mestre Chefe da Segunda Serie 
89º Sublime Pontifice Soberano Principe e Grão Mestre Chefe da Terceira Serie 
90º Absoluto Soberano Grão-Mestre Chefe 

A FUSÃO

Em 1881 os Ritos de Memphis e Misraim foram fundidos, esta fusão foi normalizada em Nápoles com o nome de Antigo Rito Oriental e Primitivo Memphis-MIsraim. Tendo como seu primeiro Grão Mestre Giuseppe Garibaldi. 

Apos a morte de Garibaldi, em 1882 o Rito entra em um período obscuro. Em 1890 varias Lojas se reúnem com o nome de Rito de Memphis-Misraim, em 1900 foi indicado para a liderança o italiano Ferdinando Francesco Degli Oddi. 

Em 1902 o inglês John Yarker substitui Francesco, o Rito chega aos 97 graus. Ainda nesta data o alemão Theodor Reuss estabeleceu o Santuário Soberano de Memphis-Misraim na Alemanha. 

Em 1913 após a morte de Yarker, Reuss se tornou o Chefe Internacional do Rito. Em 1924 Reuss passa para o Oriente Eterno (falece) e a sucessão foi interrompida. 

Porem em 1909 Reuss concedeu uma patente ao famoso martinista Gerard Encausse (Papus), a partir desta data vários renomados ocultistas são iniciados dando assim origem a diversas linhagens. 

Entre os iniciados e sucessores de Papus foram Charles Detré (Tedé), Jean-Maine, Jean Bricaud, Constant Chevillon, Charles-Henry Dupont e Robert Ambelain. 

Em 1939 Jean Bricaud passou para o Oriente Eterno e foi sucedido por Chevillon. 

Em 1944 Chevillon foi assassinado por colaboradores franceses do nacional-socialismo (milícia do governo Vichy) e foi sucedido por Dupont. 

Em 1960 Ambelain sucedeu Dupont. 

Em 1982 Robert Ambelain momeia Gérard Kloppel como seu sucessor Grau 98, em 1984 Ambelain transfere a Grande Hierofonia Mundial "ad vitan" a Kloppel com o Grau 99. 

Em 2007 Kloppel reorganiza a ordem. Após passar a Hierofania Mundial do Rito a Cheickna Sylla e depois de algum tempo retirando essa nomeação por pressão de vários irmãos dos Altos Graus. Alegando entre outras coisas que Sylla não havia recebido as transmissões de forma completa. 

Em 5 de outubro de 2008 passa para o Oriente Eterno O Grão Mestre Mundial Gerard Kloppel, uma complexa disputa, que vigora até os dias atuais entre Joseph Castelli grau 99 e Michel Gaudart de Soulages tem gerado um duplo governo dentro da linhagem Ambelain - Kloppel, ambos declaram ser o sucessor legitimo desta linhagem e se destinam a viajar o mundo a conquistar Lojas, Grandes Lojas para afirmarem suas lideranças. 

A ESTRUTURA DO RITO ANTIGO E PRIMITIVO DE MEMPHIS-MISRAIM

O Nome do Rito: Memphis-Misraim 
Soberano Santuário: Termo específico do Rito de Memphis-Misram. É a direção do Rito como um todo, o governo do rito e da ordem seguindo antigas Tradições. 

Rito: é o conjunto de regras e cerimônias praticadas em uma Tradição. O Rito é um caminho iniciático em si mesmo. 

Antigo: Originalmente no Rito se encontra o Rito de Misraim (Veneza, Itália 1788) e o Rito de Memphis (Montauban, França - 1815) 

Primitivo: O atual Rito de Memphis-Misraim surgiu de Ritos Primitivos como o de Philadelphos e Rito Primitivo. 

Memphis: cidade do antigo Egito, situada no delta do Nilo. Sendo acreditado que neste local foi criado o Rito por iniciados que estavam em contato com essa antiga civilização. 

Misraim: essa palavra é a forma plural de egípcio. 

Graus que compõem o Rito de Memphis-Misraim: 

A escala do Rito Egípcio de 99 graus (três vezes 33º). A estrutura ritual do Rito desenvolve em três series: 

1. Serie Simbólica 
2. Serie Filosófica. 
3. Serie hermética​. 

Cada serie tem sua característica e função especifica própria, é composto por sua vez, por um ou mais organismos ritualístico que são, em parte, praticados ritualmente e, em parte, estudados e conferidos pela comunicação. 

SÉRIE SIMBÓLICA

Esta serie é composta de organismos denominados Lojas Ritualísticas. O objetivo desta seção é o estudo e a prática dos três primeiros graus de forma universal. 

1º Aprendiz 
2º Companheiro 
3º Mestre 

SEÇÃO FILOSÓFICA

Esta serie é composta por 33 Rituais de Câmaras expressos, dos quais 12 são ritualmente praticados, enquanto os outros não são e os graus correspondentes a eles são conferidos pela comunicação (a espada). 

Loja de Perfeição 
4º Mestre Secreto 
5º Mestre Perfeito 
6º Secretário Íntimo ou Mestre Sublime 
7º Preboste e Juiz 
8° Intendente dos Edifícios 
9° Mestre Eleito dos Nove 
10º Mestre Eleito dos Quinze 
11º Sublime Cavaleiro dos Doze 
12º Grão Mestre Arquiteto 
13º Cavaleiro do Real Arco 
14º Grande Eleito Perfeito e Sublime Maçon 

Capítulos da Rosacruz 
15° Cavaleiro do Oriente 
16º Príncipe de Jerusalém 
17° Cavaleiro do Oriente e do Ocidente 
18° Cavaleiro da Rosa Cruz 

Senado 
19º Grande Pontífice 
20° Soberano Príncipe da Maçonaria ou Mestre “ ad vitan” (Cavaleiro do Templo) 
21º Cavaleiro Prussiano ou Noaquita 
22º Cavaleiro Real Machado ou Príncipe do Líbano. 
23° Chefe do Tabernáculo 
24° Príncipe do Tabernáculo 
25º Cavaleiro da Serpente de Bronze 
26º Príncipe da Mercê ou Escocês Trinitário 
27º Grande Comendador do Templo 
28° Cavaleiro do Sol ou Príncipe Adepto 
29º Grande Cavaleiro Escocês de Santo André da Escócia ou Patriarca das Cruzadas. 

Areópago e Tribunal 
30° Grande Inquisitor, Cavaleiro Kadosh ou Cavaleiro da Águia Branca e Negra 
31º Grande Juiz Comendador ou Inspetor Inquisidor Comendador 
32º Sublime Cavaleiro do Real Segredo ou Soberano Príncipe da Maçonaria 
33º Soberano Grande Inspetor Geral 

Serie Hermética. 

Esta serie representa a conclusão do caminho iniciático, através deste imemorial e misterioso chamado Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraim. 

Consistório 
34º Cavaleiro da Escandinávia 
35° Cavaleiro do Templo 
36º Sublime Negociante 
37º Cavaleiro de Shota (Sábio da Verdade) 
38º Sublime Eleito da Verdade (A Águia Vermelha) 
39º Grande Eleito dos Eons 
40º Sábio Savaiste (Sábio Perfeito) 
41º Cavaleiro do Arco das Sete Cores 
42º Príncipe da Luz 
43º Sublime Sábio Hermético (Filósofo Hermético) 
44º Príncipe do Zodíaco 
45º Sublime Sábio dos Mistérios 
46º Sublime Pastor das Cabanas 
47º Cavaleiro das Sete Estrelas 
48º Sublime Guardião do Monte Sagrado 
49º Sublime Sábio das Pirâmides 
50º Sublime Filósofo de Samotrácia 
51º Sublime Titan do Cáucaso 
52º Sábio do Labirinto 
53º Cavaleiro ou Sábio da Fênix 
54º Sublime Escaldado 
55º Sublime Doutor Órfico 
56º Pontífice ou Sábio da Cadmia 
57º Sublime Mago 
58º Sábio ou Príncipe Brahman 
59º Sublime Sábio, ou Grande Pontífice de Ogygia 
60º Sublime Guardião dos Três Fogos 
61º Sublime Filósofo Desconhecido 
62º Sublime Sábio de Eleusis 
63º Sublime Kawi 
64º Sábio de Mitras 
65º Guardião do Santuário – Grão Instalador 
66º Grande Arquiteto da Cidade Mística – Grande Consagrador 
67º Guardião do Nome Incomunicável - Grande Eulogista 
68º Patriarca da Verdade 
69º Cavaleiro ou Sábio do Ramo de Ouro de Eleusis 
70º Príncipe da Luz, ou Patriarca dos Planisférios 
71º Patriarca dos Sagrados Vedas 
72º Sublime Mestre da Sabedoria 
73º Patriarca ou Doutor do Fogo Sagrado 
74º Sublime Mestre de Stoka 
75º Cavaleiro Comandante da Cadeia da Líbia 

Conselho Sublime 
76º Interprete dos Hieroglífos ou Patriarca de Isis 
77º Sublime Cavaleiro ou Sábio Teosófo 
78º Grão Pontífice dos Tebanos 
79º Cavaleiro ou Sábio da Temível Sada 
80º Sublime Eleito do Santuário de Mazías 
81º Intendente Regulador ou Patriarca de Memphis 
82º Grão Eleito do Templo de Midgard 
83º Sublime Eleito do Vale do Oddy 
84º Patriarca ou Doutor dos Izeds 
85º Sublime Sábio ou Cavaleiro de Kneph 
86º Sublime Filósofo do Vale de Kab 
87º Sublime Príncipe da Maçonaria 
88º Grão Eleito da Sagrada Cortina 
89º Patriarca da Cidade Mística 
90º Sublime Mestre da Grande Obra 

Grande Tribunal 
91° Grande Defensor 
92º Grande Catequista 
93º Governador Geral 
94° Príncipe de Memphis ou Grão Administrador 
95º Grão Conservador 

Graus Administrativos 
96º Grão e Poderoso Soberano da Ordem e ou Grão Mestre Regional ou Nacional (dependendo do Decreto) 
97º Grão Mestre Geral - Grande Hierofante, Deputado Grão Mestre Internacional. 

Superiores Incógnitos 
98º Grande Hierofante Universal, Grande Mestre Internacional, Superior Incógnito. 
99º Grande Hierofante Internacional. 

Considerações importantes e históricas sobre o Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraim. 

Hitler ordena a proibição da franco-maçonaria nos países ocupados durante a segunda guerra mundial, durante os anos de guerra Ambelain manteve o Rito de Memphis-Misraim e outras ordens funcionando clandestinamente. Ambelain reescreve em grande maioria os rituais do Rito, pois o mesmo chegou a suas mãos de forma incompleta, autor de numerosas obras, os continuadores de sua linhagem afirmam que são os únicos possuidores do rito de forma completa. Existem nos dias atuais muitos "Grãos Mestres" ou "Grandes Hierofantes" que dizem ser ou pertencer a esta linhagem, porem não é possível constatar esta validade ou autenticidade. 

Algumas linhagens também são autenticas e regulares dentro da linha sucessória e comprovadas, outras tantas nem tanto. Dentro dessas linhagens autenticas podem ser citadas duas que estão com representações em todos os continentes e em quase todos os países do mundo. 

Linhagem franco-haitiana: de filiação Papus - Jean-Maine - Michael Paul Bertiaux, atualmente amplamente difundida por Joel Duez. Representada no Brasil e Países de Língua Portuguesa pelo Mui Sublime Irmão Elton Pedutti (33º 66º 90º 95º 97º 98º). 

Jean-François Jean-Maine nasceu em Leogane, Haiti. No dia 11 de janeiro de 1869 e morreu em Boston em 1960. Foi consagrado Patriarca da Igreja Gnóstica em 1899. Em 1910 recebeu a sucessão da OTO de Papus, que havia recebido de Reuss em 1908. Papus outorgou a Jean-Maine suas consagrações mistico-esotericas com o objetivo de estabelecer uma ordem similar a OTO no Haiti, assim como, também recebeu os graus do Rito de Memphis-Misraim, sendo assim criada a linhagem franco-haitiana. 

Linhagem Bélgica (FUDOSI): a convenção da Federação de Ordens e Sociedades Iniciáticas em Bruxelas, Belgica no ano de 1934, estabelece uma linha de iniciação do Rito encabeçada por Harvey Spencer Lewis junto com outros irmãos. Lewis recebe o grau 95 honorário pelas mãos de Theodor Reuss na Alemanha em 1921. Em 14 de agosto de 1951 os Imperadores Grãos Mestres da FUDOSI se reuniram pela última vez. Ficaram plenamente satisfeitos, reconhecendo que a meta da Federação se havia alcançado. Se preparou uma proclamação que foi firmada pelos dignitários executivos da FUDOSI e se anunciou oficialmente a dissolução da citada organização. Qualquer citação a respeito do rito nesta linhagem é fictícia, assim como, possível "reativação" da mesma. 

PRIMEIRA CISÃO DO RITO

Em 24 de Janeiro de 1998, Georges Claude Vielledent, Richard Gaillard, Alain Dumaine e Bruno Vosjiski, altos iniciados de Klopel criaram uma cisão e constituíram a Grande Loja Simbólica da França e um novo Soberano Santuário Internacional, tendo Vielledent como Grão Mestre Mundial. Surgindo assim a Coordenação Internacional da Ordem maçônica do Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraim. Uma linhagem considerada não aceita pelas linhas sucessórias. 

Em 6 de Maio de 1998, Gerard Kloppel nomeia Cheickna Sylla grau 99, novo Grão Mestre Mundial. Em 2000 na França, o ex Grão Mestre Mundial Gerard Kloppel decide fundar um novo Soberano Santuário Internacional, retomando a função de Grão Mestre Mundial, destituindo de seu cargo Cheickna Sylla. 

Algumas variações falsas 

A partir desta data, outras associações foram criadas em vários países do mundo, dando origens a diversos Soberanos Santuários de varias denominações com seus “Grãos Mestres” eleitos ou auto-intitulados justificando uma linhagem tanto quanto duvidosa e não aceita pelos demais. 

Não podendo esquecer que em 14 de novembro de 1973 é mencionado por algumas fontes que o italiano Francesco Brunelli (1927-1982) foi nomeado por Robert Ambelain responsável pelo Rito para a Italia. 

Em 1981, Francesco Brunelli contatou o conhecido italiano Frank G. Ripel para reestruturar o seu Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraim, que está atualmente estruturado com 99 graus. 

Frank G. Ripel estava na direção da Ordem Oriental Egípcia do Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraim entre 1981 e 1999, quando ele a tornou “adormecida”. 

Em 2003 Frank G. Ripel, na Italia “desperta” seu rito com o nome de Maçonaria Egípcia do Antigo e Primitivo Rito de Memphis-Misraïm. 

Atualmente o Rito de Memphis-Misraim está presente em vários países dos continentes americano, europeu, alem de vários países da África e Austrália.

Um comentário:

  1. Obrigado. Visite a página em 03/10/2020 e gostei do li. LGR/Brasília/DF

    ResponderExcluir