quarta-feira, 10 de maio de 2017



TEOREMA DE PITÁGORAS


Trabalho do Ir.´. Hiram Luiz Zocolo - Museu Maçônico

HISTÓRIA:


O chamado Teorema ( ou triângulo ) de Pitágoras, a bem da verdade não é de Pitágoras, que nasceu em aproximadamente 530 a. C. na ilha grega de Samos. Este triângulo já era conhecido na Mesopotâmia, especificamente, na Babilônia, mais de 1500 a. C., portanto 1000 anos antes do nascimento de Pitágoras.

Conforme citação abaixo:

Poderá ler o artigo na íntegra, neste link:

O triângulo retângulo deve ter sido descoberta dos Babilônios. Por quê? Através da tábua antiga mais famosa - a Plimpton 322


Talvez os Babilônios já conhecessem o princípio por detrás dos triângulos retângulos: "que o quadrado da diagonal é a soma dos quadrados dos lados e que o sabiam séculos antes de os gregos o reivindicarem." Esta tábua mostra que alguém detinha conhecimento profundo de como os números se relacionavam. Será que os Babilônios foram os primeiros guardiões do Teorema de Pitágoras? Talvez, mas...





É numa placa com um exercício escolar (com quase 4 mil anos) que revela que os Babilônios realmente sabiam sobre triângulos retângulos. Usa o princípio do teorema de Pitágoras para encontrar o valor de um novo número. Nasce, o que conhecemos hoje como número irracional, a partir da raiz quadrada de dois.

"Se escrevermos com casas decimais ou mesmo sexagesimais, nunca acaba, os números continuam para sempre depois da vírgula decimal."

Praticamente o mesmo ocorre em relação a maçonaria, hoje a maioria só considera os pouco poucos documentos históricos existentes deixando de lado todo o conteúdo simbólico maçônico, valorizando as alterações feites em 1720 conforme pag. 74 da Constituição de ANDERSON.

São grandes as implicações desse cálculo, a saber:

1º - os Babilônios sabiam algo sobre o teorema de Pitágoras, mil anos antes de Pitágoras;

2º - mesmo tendo conseguido calcular este número com uma exatidão de quatro casas decimais, apresenta uma habilidade aritmética e uma paixão pelo detalhe matemático fora do comum. 

Pois é... "Mas os Gregos também eram apaixonados pela Matemática, além de colonizadores inteligentes. Eles aproveitavam o melhor das civilizações que conquistavam, para fazer avançar o seu próprio poder e influência, mas cedo começaram a dar a sua contribuição".

Sabem qual foi o presente que os gregos nos deram? Não, não foi o cavalo de madeira... rsrsrsr
Foi o poder da prova! Eles decidiram que tinha que haver um sistema dedutivo para a sua matemática, e tal sistema "consistia em começar com certos axiomas que se assumem serem verdadeiros, como se assume que certos teoremas são verdadeiros sem os provar, e depois usando métodos lógicos e passos bem pensados, a partir desses axiomas provavam teoremas, e a partir desses teoremas provavam mais teoremas." (Prof. Christopher Anagnostakis - Colégio Albertus Magnus)



2 B - OS NÚMEROS E PITÁGORAS NA MAÇONARIA:

Pitágoras atribuia um significado metafísico aos números, sendo o numero 1 o Princípio, a Unidade; o 2 a Dualidade, a Harmonia dos opostos; o 3 o Ternário, a Trindade, os 3 ASPECTOS DIVINOS; E O 4, A MATÉRIA, O FÍSICO E O NUMERO 5, REPRESENTANDO O HOMEM.

SIMBOLIZADO NO TEOREMA OU NO TRIÂNGULO PITAGORICO DA SEGUINTE

FORMA.











OBSERVE QUE O NUMERO 3 ESTA RELACIONADO AO TRAÇO VERTICAL ( POSITIVO = MUNDO DIVINO, ESPIRITUAL) E O NUMERO 4, TRAÇO HORIZONTAL ( NEGATIVO = MUNDO FÍSICO MATERIAL ); O NUMERO 5 REPRESENTA O HOMEM, TAMBÉM SIMBOLIZADO POR UMA ESTRELA DE CINCO PONTAS, DEMONSTRANDO QUE POSSUI A POSSIBILIDADE DE FAZER A LIGAÇÃO ENTRE ESTES DOIS MUNDOS.

PITÁGORAS COSTUMAVA ESTIMULAR O ESTUDANTE A PENSAR; ENTRETANTO, EUCLIDES ERA MAIS DIRETO EM SUAS EXPLICAÇÕES, DETALHANDO-AS, COMO PODEMOS PERCEBER NA DEMONSTRAÇÃO:

Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda num recipiente sujo. - Pitágoras.

Temos aqui a repetição do que acontece em termos maçônicos, chamamos de Teorema de Pitágoras quando na Mesopotâmia este já era conhecido 1000 anos antes.

E em termos maçônico, nos referimos a 1717, como início da maçonaria e esquecemos das atividades anteriores com os ensinamentos simbólicos.



47º TEOREMA DE EUCLIDES

"Nos triângulos retângulos o quadrado do lado que subentende o ângulo reto é igual aos quadrados dos lados que compreendem o ângulo reto."
47.1 - Seja ABG o triângulo retângulo, sendo BAG o ângulo reto. (Hip.)
47.2 - Digo que o quadrado do lado BG é igual aos quadrados dos lados BA, AG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário