sexta-feira, 29 de dezembro de 2017


OPHIUCHUS - A 13ª Constelação



Ophiuchus (o portador da serpente) é uma das 88 constelações modernas, e era uma das 48 listadas por Ptolomeo. Pode ver-se em ambos hemisférios entre os meses de abril a outubro por estar situada sobre o equador celeste.

Na mitología grega Ophiuchus corresponde com Asclepio, filho do deus Apolo e a humana Corónide. Este desenvolveu tal habilidade em medicina, que se dizia que era capaz inclusive de ressuscitar aos mortos. Muito ofendido por isso, Hades pediu a Zeus que o matasse por violar a ordem natural das coisas, ao que Zeus acedeu. No entanto, como homenagem a sua valia, decidiu situar no céu rodeado pela serpente, símbolo da vida renovada.

Ophiuchus é tido como o décimo terceiro signo do zodíaco devido a que durante a preceção dos equinócios se foi introduzindo entre Sagitário e Escorpião, de maneira que durante a primeira quinzena de dezembro o Sol entra neste suposto signo, não sendo até então reconhecida como constelação pelos mais reconhecidos astrólogos.

Como não há nenhum organismo regulador, ao tratar de uma crença muito antiga, suas regras não contemplam as mudanças que tem sofrido a astronomia ao longo do tempo, como a descoberta dos planetas exteriores do Sistema Solar (Urano e Netuno), a preceção, os novos objetos (cúmulos, púlsares, quásares, etc.), ou os supostos novos signos como Ophiuchus e Cetus (Baleia Marinha).

Supostamente, a aceitação de um novo signo do zodíaco como o décimo terceiro alteraria as divisões do mesmo, já que cabalísticamente se dividem em signos Ativos (Masculinos) e Pasivos (Femininos) (6 em cada grupo); de Água, Terra, Ar e Fogo (3 em cada grupo); Fixos, Mutaveis e Cardinais (4 em cada grupo) em proporções idênticas e simétricas. Estas divisões não fariam sentido ao dividir entre 13, um número primo e que além do mais é considerado como um mau presságio.

Estes são os signos zodiacais verdadeiros, segundo a posição real do Sol entre as constelações zodiacais.

Note que começam a contar desde Peixes, pois esta é a constelação zodiacal onde se encontra o Ponto 0, o lugar onde se intersectan as linhas da Eclíptica e do Equador Celeste. O Sol passa por ali durante o equinócio de Março.

I. Peixes - de 12 de março a 18 de abril

II. Áries - de 19 de abril a 13 de maio

III. Touro - de 14 de maio a 19 de junho

IV. Gêmeos - de 20 de junho a 20 de julho

V. Câncer - de 21 de julho a 9 de agosto

VI. Leão - de 10 de agosto a 15 de setembro

VII. Virgem - de 16 de setembro a 30 de outubro

VIII. Libra - de 31 de Outubro a 22 de novembro

IX. Escorpião - de 23 a 29 de novembro

X. Ophiuchus - de 30 de novembro a 17 de dezembro

XI. Sargitário - de 18 de dezembro a 18 de janeiro

XII. Capricórnio - de 19 janeiro a 23 de fevereiro

XIII. Aquário - de 24 de fevereiro a 11 de março

Nenhum comentário:

Postar um comentário