terça-feira, 8 de maio de 2018

JACOBISMO IRLANDÊS E MAÇONARIA


Tradução J. Filardo

Por Sean Murphy


Jacobitismo e Maçonaria são dois assuntos que no passado foram negligenciados ou desconsiderados por historiadores profissionais. O jacobitismo, naturalmente, foi vítima da vitoriosa interpretação Whig da história, embora nos últimos anos tenha sido objeto de um crescente corpo de trabalho na Grã-Bretanha, e agora está sendo estudado mais de perto também na Irlanda. A Maçonaria tem sido negligenciada em um grau ainda maior, sendo considerada em alguns setores como um assunto melhor deixado à atenção de entusiastas maçônicos, aqueles com os ‘pés firmemente plantados nas nuvens’. No entanto, a Maçonaria, e em particular as questões de suas origens e seu papel na era do Iluminismo e da revolução, são agora cada vez mais objeto de estudos acadêmicos, e o interesse também se agita na Irlanda.

Embora a relação entre radicalismo e maçonaria no século XVIII tenha sido a área mais estudada, a conexão entre o jacobitismo e maçonaria está agora recebendo mais atenção. Nesse artigo, consideraremos o jacobitismo irlandês e a maçonaria juntos no período entre o final do século XVII e meados do século XVIII, e veremos que havia ligações íntimas e significativas entre os dois movimentos. As fontes usadas nesta pesquisa preliminar são em grande parte secundárias e às vezes pouco mencionadas, e dificilmente é necessário acrescentar que pesquisas adicionais e mais detalhadas sobre documentos não publicados em arquivos na Irlanda, Grã-Bretanha e Europa são necessárias.

O movimento jacobita tinha como objetivo principal a restauração dos Stuarts aos tronos da Inglaterra, Escócia e Irlanda, na pessoa, primeiro de James II e posteriormente de seu filho James III, o “Velho Pretendente”, e seu neto, Príncipe Charles Edward, o Jovem Pretendente. Os jacobitas procuraram principalmente a França para ajudar a recuperar o que eles viam como sua herança legítima, e como é bem conhecido, o forte componente irlandês e principalmente católico do movimento esperava, através de uma restauração Stuart, reverter a expropriação que havia seguido as vitórias Williamitas de 1688-91, e que foram mantidas pela sucessão hanoveriana em 1714.

A Maçonaria foi e continua a ser uma fraternidade secreta ou pelo menos semi-secreta com um sistema arcano de ritual e propósitos sociais e filantrópicos declarados, mas que também tem periodicamente atraído suspeitas de possuir agendas políticas ou de interesse próprio ocultas. Uma distinção importante é feita entre a maçonaria operativa original, quando apenas os trabalhadores maçons eram membros e a maçonaria “especulativa” posterior, que atraiu e que, eventualmente, passou a ser dominada por aqueles que não trabalhavam no ofício. O retrato de Deus como um benigno Grande Arquiteto do Universo, o uso de simbolismo quase mágico, o desenho de analogias morais a partir de boas práticas de construção, progressão por graus, lendas sobre o Templo de Salomão, Egito antigo e os Cavaleiros Templários. Esses e outros elementos esotéricos da Maçonaria continuam a fascinar tanto os devotos modernos quanto os adeptos durante a Era da Razão.

Acreditava-se anteriormente que a Maçonaria tinha suas origens na Inglaterra, de onde se dizia ter se espalhado para a Escócia, Irlanda, Europa, América e outros lugares. Entretanto, em uma contribuição importante para a historiografia maçônica séria, David Stevenson mostrou que a Maçonaria realmente se originou na Escócia por volta de 1600, quando a mitologia medieval e as ideias místicas da Renascença foram misturadas nas lojas de pedreiros para criar o movimento moderno! Argumentou-se também de forma persuasiva que a ascensão de James VI da Escócia aos tronos da Inglaterra e da Irlanda como James I proporcionou a oportunidade pela qual a Maçonaria pode se espalhar para esses países e, além disso, havia desde o início uma conexão íntima entre o movimento e a dinastia Stuart.

Embora exista pouca documentação sobre a Maçonaria Irlandesa durante a maior parte do século XVII, fica-se impressionado com a concentração na parte norte da Irlanda de lápides e móveis desse período exibindo imagens maçônicas como o esquadro e o compasso. Uma das primeiras lápides maçônicas sobreviventes está em Bangor Abbey, Co. Down, e é a de William Stennors, um mestre pedreiro que morreu em 1627. Foi plausivelmente sugerido que Stennors pode ter sido trazido da Escócia por um dos mais proeminentes donos de plantações, James Hamilton, de Ayrshire, mais tarde Conde de Clandeboye. A carreira variada de Hamilton incluiu um período como professor de escola e reputado agente secreto de James VI em Dublin, a partir de 1587, e ele também foi nomeado membro do recém-criado Trinity College de Dublin.’ À luz do que hoje se sabe sobre as origens escocesas da Maçonaria e o fato de que os pedreiros têm sido numericamente mais fortes em Ulster, é provável que colonos escoceses como Hamilton possam ter atuado como o principal canal para a introdução do movimento na Irlanda durante os períodos tardios de Tudor e início de Stuart.

A mais antiga referência documental à Maçonaria na Irlanda está contida em um discurso satírico proferido no Trinity College Dublin em 1688 por um estudante chamado John Jones, um amigo de Swift. Jones se referiu ao estabelecimento de uma fraternidade de maçons no e ao redor do Trinity College, composta de cavalheiros, mecânicos e porteiros, e mencionou também a descoberta de uma marca de maçom no corpo de um certo Ridley.” Os comentários jocosos de Jones indicam que sua audiência devia estar bem familiarizada com o conceito de Maçonaria, e que a organização não era uma mera novidade em Dublin. Além de Ulster e Dublin, outro lócus da maçonaria antiga parece ter sido Munster, entre famílias de colonos ingleses ligados a Richard Boyle, o Grande Conde de Cork, tais como os Parsons, St. Legers e Kings.

A ligação específica mais antiga da maçonaria com o jacobitismo também data do final do século XVII e assume a forma de uma tradição de que uma loja maçônica estava ativa em 1688 em uma unidade militar irlandesa. Em 1772, a loja francesa Parfait Egalité, no Regimento de Walsh, conseguiu assegurar o reconhecimento de sua reivindicação de datar sua constituição a partir de 25 de março de 1688. Este regimento era anteriormente chamado de Real Irlandês e exilou-se na França após a derrota jacobita em 1691. Ele foi renomeado Regimento de Walsh depois de 1770 em referência ao seu comandante Antoine Joseph Philippe Walsh. Walsh era um membro de uma família proeminente em seu apoio ao jacobitismo, e seu ancestral, James Walsh de Ballynacooly, Co Kilkenny tinha comandado o navio no qual James II escapou para a França após a Batalha do Boyne. ”

A Maçonaria Irlandesa manifestou-se publicamente pela primeira vez na década de 1720, através da formação de uma Grande Loja, ou órgão governamental nacional. Uma Grande Loja Inglesa havia sido formada em 1717, dois anos após a Rebelião Jacobita de 1715, e o propósito primordial deste desenvolvimento parece ter sido assumir o controle da Maçonaria das mãos de elementos Tory-Jacobitas, criando efetivamente um movimento Whig-Hanoveriano, a partir do qual, pelo menos formalmente proibia-se a discussão política em lojas”. Tão bem sucedida foi essa manobra, que as raízes escocesas e pró-Stuart da Maçonaria foram, em última instância, em grande parte esquecidas, e a Maçonaria Jacobita passou a ser vista como uma versão aguada da corrente pura e original inglesa.

O estabelecimento de uma Grande Loja Irlandesa por volta de 1723 ou 1724 pode ter sido influenciado pelo exemplo inglês e teve uma motivação semelhante. O primeiro relato jornalistico detalhado sobre a maçonaria irlandesa descreve uma reunião em Dublin, em 23 de junho de 1725, que elegeu Richard Parsons, segundo visconde e primeiro conde de Rosse, como grão-mestre para o ano seguinte. A reportagem retrata uma organização obviamente completa, levando à inferência de que a Grande Loja Irlandesa havia sido formada em algum momento nos anos anteriores.

O primeiro conde de Rosse era uma personagem interessante, mais lembrado por seu comportamento libertino e alegadas associações com o Clube do Inferno (Hellfire Club) do que por sua conexão com a Maçonaria “. Rosse era o tataraneto de Sir William Parsons, que ocupara, entre outros cargos, o cargo de inspetor-geral da Irlanda, cargo em que estava envolvido na Plantação de Ulster. Embora evidência documental para provar o ponto esteja faltando, é bem possível que o segundo conde de Rose tenha sido nomeado grão-mestre irlandês em 1725 como resultado das associações anteriores de sua família com a Maçonaria, da mesma maneira que Sir William Sinclair de Roslin foi nomeado grão-mestre da Escócia, em 1736, devido às conexões íntimas de sua família com a maçonaria naquele país. ”

Os grandes vigilantes durante o grão mestrado do Conde de Rosse eram Sir Thomas Prendergast e Marcus Anthony Morgan, ambos firmes defensores do establishment hanoveriano. O grande-secretário era Thomas Griffith, ator importante que servia como vigia de maré no porto de Dublin, e os deveres desse último funcionário alfandegário incluíam a prisão daqueles que recrutavam ou procuravam entrar a serviço do Pretendente. À primeira vista, a associação de Rosse com tais homens na nova iniciativa da Grande Loja indicaria que ele era pró-Hanoveriano. No entanto, sua política era, na verdade, difícil de definir e, como veremos, em determinado momento ele seria acusado diretamente de inclinações jacobitas.

Os anos 1726-29 foram denominados “período obscuro” pelos historiadores oficiais da Maçonaria Irlandesa, e eles relacionam isso à provável luta entre jacobitas e hanoverianos pelo controle do movimento. Em 1726, a imprensa de Dublin apresentou relatos de atividades jacobitas, bem como a adoção da causa jacobita pelo principal maçom inglês, o duque de Wharton. Dois dias depois de um tumulto sério em Dublin em 9 de junho de 1726, o aniversário do Pretendente, houve um relato obviamente falso, mas ainda assim sugestivo de que o conde de Rosse aparecera trazendo rosas brancas, um símbolo jacobita, provocara uma briga com um oficial do exército e fora morto.

Referências detalhadas à Maçonaria Irlandesa não reapareceram na imprensa de Dublin até 1731 e é provável que algum tipo de renascimento ou renovação estivesse em andamento, mas não necessariamente um em que o elemento Hanoveriano fosse dominante. Em uma reunião na Bull’s Head Tavern, em Fishamble Street, em 6 de abril de 1731, James King, quarto barão Kingston, que antes atuara na maçonaria inglesa, foi eleito grão-mestre da maçonaria irlandesa para o ano seguinte. A família King havia se estabelecido na Irlanda durante o reinado da rainha Elizabeth e possuía propriedades em Boyle, Co Roscommon e Mitchelstown, Co Cork. O pai de Kingston, John, o terceiro barão, renunciou ao protestantismo pelo catolicismo, apoiou James II e o seguiu no exílio. Embora o terceiro Barão fosse perdoado em 1694 e retornou à Irlanda, é claro que ele permaneceu católico e que ele e seu filho continuaram suspeitos de nutrir lealdades jacobitas.

Assim, foi relatado que em junho de 1722, o mesmo ano do Atterbury Plot, o terceiro Barão Kingston estava sob custódia do alto xerife de Cork, sob suspeita de que seu filho estava ocupado recrutando homens para o serviço do Pretendente”. Tendo recebido pedidos de assistência de Kingston, o arcebispo William King escreveu-lhe no mesmo mês afirmando que o assunto só poderia ser resolvido através dos tribunais. King também observou explicitamente a Kingston que o país fora perturbado por um tipo de pessoas chamadas “Gansos Selvagens” e que alguns milhares haviam sido listados para o serviço do Pretendente. Apesar de não ser totalmente antipático à situação de Kingston, King também aproveitou a oportunidade para repreendê-lo por suas conexões católicas contínuas:

Eu não devo esconder de sua senhoria que é muito observado que sua família é completamente papista (sic) e que você vive tanto segundo a velha maneira irlandesa como os mestiços irlandeses do reino, o que lhe traz muitos inconvenientes. ”

James, o quarto Barão Kingston, nascido na França em 1693, obteve o título com a morte de seu pai em fevereiro de 1728, e está claro que ele logo decidiu minimizar os “inconvenientes” mencionados pelo arcebispo King. O novo lorde Kingston ocupou seu assento na Câmara dos Lordes em maio de 1728 sem registrar qualquer objeção aos juramentos anticatólicos, e em abril de 1729 foi nomeado conselheiro privado irlandês. Embora agora Kingston fosse obviamente considerado digno de confiança tanto em níveis religiosos quanto políticos pelo establishment, havia uma indicação de algumas dificuldades contínuas até 1743, quando ele foi condenado à custódia de Black Rod por não comparecer aos serviços da Câmara dos Lordes.

Kingston, conforme mencionado anteriormente, foi nomeado grão-mestre dos maçons irlandeses em 1731 e foi sucedido no posto em 1732 por Nicholas Netterville, quinto visconde Netterville de Dowth, Co Meath, membro de uma proeminente família católica e também sobrinho do primeiro conde de Rosse. O avô de Netterville, o terceiro Visconde, lutara no exército de James II, mas o próprio Netterville tomou seu assento na Câmara dos Lordes irlandesa em 1730 sem recusar os juramentos, geralmente um sinal de pelo menos conformidade religiosa exterior bem como política. O sucessor de Netterville como grão-mestre em 1733 e 1734 foi Henry Benedict Barnewalll, quarto visconde Barnewall de Kingsland, mais uma vez membro de uma proeminente família católica com conexões jacobitas e primo do primeiro conde de Rosse. O pai de Barnewall, o terceiro Visconde, novamente apoiara James e enquanto pai e filho se apresentaram à Câmara dos Lordes irlandesa em 1692 e 1740 respectivamente, eles não foram admitidos devido à sua recusa em fazer os juramentos anti-católicos, indicando que não estavam preparados para oferecer conformidade religiosa e política.

O quarto Barão Kingston serviu novamente como grão-mestre em 1735, e seus sucessores durante os anos 1736-44 foram Marcus Beresford, primeiro visconde de Tyrone, William Stewart, terceiro visconde Mountjoy, Arthur Mohun St. Leger, terceiro visconde Doneraile, Charles Moore, segundo barão Moore de Tullamore, Thomas Southwell, segundo lorde Southwell e John Allen, terceiro visconde Allen. Ninguem desse grupo possuía vínculos jacobitas óbvios, e alguns possuíam, de fato, origens impecavelmente pró-Williamitas e pró-Hanoverianas, indicando que o elemento católico-jacobita nos altos escalões da Maçonaria Irlandesa podia agora estar em declínio. O visconde Allen morreu em maio de 1745, como resultado de uma briga com alguns soldados bêbados em Dublin um mês antes, mas nenhuma evidência foi encontrada para mostrar que este incidente tinha alguma conotação política. ” No entanto, houve considerável dificuldade em encontrar um substituto para Allen como grão mestre, pois vários ex-detentores do cargo e outros nobres maçons recusaram-se a servir. Não está claro se essa relutância tinha algo a ver com a ameaça renovada de um levante jacobita, mas pode ser significativo que o fiel Lorde Kingston tenha sido quem concordou em preencher a lacuna e servir novamente como grão-mestre ”.

Tem sido apontado que é errado descartar a poesia irlandesa jacobita do século XVIII como “sentimentalismo -Charley-sobre-o-waterismo” ou como uma mera forma literária desprovida de importância, pois ela não poderia existir sem uma audiência simpática, “Por mais que uma confiança equivocada possa nos parecer em retrospecto, a massa de católicos irlandeses continuou a procurar uma restauração Stuart como um meio de acabar com sua exclusão religiosa e política. Parece notável, portanto, que o País não tenha se insurgido como a Escócia durante a última grande rebelião dos Stuart em 1745. Pareceria que as principais explicações para essa quietude estavam no fracasso dos jacobitas em desembarcar uma força de invasão na Irlanda, e na sensata decisão do lorde tenente, o conde de Chesterfield, de evitar uma reação exagerada e tratar os católicos irlandeses tão conciliatoriamente quanto possível.

No entanto, foi uma história diferente com os irlandeses no exterior, pois os Gansos Selvagens desempenharam um papel proeminente na rebelião de 1745 e dos famosos “Sete Homens de Moidart que acompanharam o príncipe Charles Edward à Escócia em 1745, quatro eram irlandeses”.

James II da Escócia

Poucos irlandeses podem ter sido mais comprometidos com o caso dos Stuart do que Antoine Vincent (Anthony) Walsh e Pierre André O’Heguerty, dois ricos armadores franco-irlandeses que eram empreiteiros navais e corsários que operavam em Nantes e St. Malo. Continuando a tradição familiar de apoio aos Stuart, Walsh forneceu um navio para transporte e foi um dos que desembarcaram na Escócia com o Bonny Prince Charlie em agosto de 1745, depois organizando seu resgate em setembro de 1746, quando a causa foi perdida. O’Heguerty tinha considerável influência na corte francesa e, enquanto organizava apoio material para a campanha do príncipe, também tentava persuadir os franceses a desembarcar tropas na Irlanda e na Escócia. McLynn sugere que o apoio de O ‘Heguerty aos Stuarts, incansável como foi, também pode ter sido fortemente motivado pelo desejo de alcançar a independência da Irlanda e, por volta da Gurra dos Sete Anos na década de 1750, ele ainda pressionava por uma invasão francesa da Irlanda. ‘

A conexão da família Walsh com a Maçonaria já foi mencionada, e O’Heguerty é creditado como membro de um grupo de jacobitas que fundou a primeira loja maçônica francesa em 1725. Não há dúvida de que a Maçonaria era vista pelos jacobitas como um meio importante para promover seus fins e que eles influenciaram grandemente seu desenvolvimento, tanto que algumas testemunhas chegaram a ponto de descrever a Maçonaria como uma gigantesca conspiração jacobita. Os autos no caso de uma Loja Portuguesa de Maçons irlandeses, em sua maioria, que cairam sob o jugo da Inquisição em 1738, mostram quão importante era a rede maçônica para os emigrados, e de fato alguns sacerdotes dominicanos se juntaram à loja portuguesa ‘para ter uma melhor introdução e entrar em contato com aqueles que podiam ajudá-los em seu trabalho. As lojas maçônicas ofereciam um dos poucos ambientes onde católicos e protestantes poderiam se encontrar em pé de igualdade durante a era penal, e apesar da hostilidade do Vaticano ao movimento, a maioria dos maçons irlandeses era católica no final do século XVIII, se não antes disso.

Na esteira do fracasso da rebelião de 1745, o jacobitismo como força política entrou em declínio terminal na Grã-Bretanha e na Irlanda, e embora muitos jacobitas aristocráticos tenham feito as pazes com a ordem estabelecida, parece ter havido uma tendência, entre os médios e apoiadores de classe baixa de transferir sua lealdade à política radical “. Assim, dentro de alguns anos depois de 1745, alegações não totalmente implausíveis foram feitas de que o radical Charles Lucas estava sendo apoiado por papistas e jacobitas. No longo prazo, o cultivo do jacobitismo irlandês de uma “linguagem e simbolismo de revolta” pavimentou o caminho para o crescimento de um republicanismo popular que ainda buscava a França por salvação, de modo que quando a ajuda francesa finalmente chegou em 1798, foi pronta e facilmente explicável como a realização do sonho jacobita.

A variedade jacobita da Maçonaria, que era politicamente orientada, desvaneceu-se rapidamente na Irlanda no rescaldo da derrota de 1745, como também aconteceu na Grã-Bretanha e no Continente. Entretanto, embora a Maçonaria Hanoveriana parecesse triunfante, o jacobitismo deixou uma marca permanente na forma da Maçonaria do “Antient Rite” na Grã-Bretanha, Irlanda e América, e na Maçonaria “escocesa” no continente. Um grupo de maçons majoritariamente irlandeses na Inglaterra, alegando que a Grande Loja daquele país havia se desviado de alguns dos verdadeiros princípios do ritual maçônico, formou em 1751 uma Grande Loja Antiga independente que continuou existindo até 1813. O principal organizador e ideólogo dos Antigos era Laurence Dermott, que era quase certamente da família MacDermott de Strokestown, co-ligada aos jacobitas, no condado Roscommon. “Também é digno de nota que as Grandes Lojas irlandesas e escocesas continuaram a se considerar mais próximas os Antigos do que da Grande Loja Oficial inglesa. Finalmente, a consciência do legado jacobita de politização e mistura de credos é vital para entender a extraordinária proliferação da Maçonaria radical e republicana que marcou primeiro os movimentos Voluntário e depois os Irlandeses Unidos no final do século XVIII.

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