sexta-feira, 19 de agosto de 2016



O TEMPLO E A ÁRVORE


Autor: João Anatalino

Originariamente, nos templos maçônicos mais antigos, o altar do 2º Vigilante ficava no lado ocidental da Coluna do Sul, paralelo ao trono do 1º Vigilante, assim como ainda é encontrado em alguns graus superiores desse rito. Acredita-se que o deslocamento do altar do 2º Vigilante para a direita, na Coluna do Sul, como se observa na ritualística atual, tenha ocorrido para compatibilizar a planta do Templo onde se pratica o Rito Escocês com a dos templos ingleses, praticantes do Rito de York. Ocorreu, pois, como iniciativa destinada a unificar os dois principais ritos maçônicos, dando á Maçonaria uma característica de prática mundial.

Mas se tomarmos o formato original do Templo onde se pratica o REAA, formatos esses que foram conservados nas Lojas de Perfeição e Capitulares, é possível ver que a planta do Templo maçônico mantém uma formidável semelhança com a disposição das sefirot, como se vê na Árvore da Vida.
Nota-se, de início, que o Átrio, onde os neófitos aguardam para serem iniciados e onde os Irmãos são reunidos para a entrada no Templo é justamente a antecâmara onde se inicia a prática maçônica. Ali está o ponto intermediário, que separa o profano do sagrado, cuja porta é guardada pelo Irmão Cobridor. Ultrapassada aquela porta, o Irmão entra no território sagrado da manifestação divina, que na Cabala é simbolizada pela Árvore da Vida e na Maçonaria pelo recinto do Templo. Dali para frente toda uma ritualística terá que ser seguida para que o fluxo da energia que ali circula não seja obstruído. Por isso os detalhes de um ritual que muitas vezes escapa á compreensão dos Irmãos.
Essa é a razão de pensamos ser a planta do Templo maçônico uma inspiração da Árvore da Vida, embora nos Templos modernos uma boa parte dessa mística tenha sido obscurecida por força de adaptações e mudanças feitas nos rituais.

  

                                         

                 Atrio                                                         Arvore da Vida
   
Disposição atual dos oficiais da Loja
na planta do Tempo maçônico. 

VM- Venerável Mestre ( Kether)
Or. – Orador ( Hockmah) 
Sec- Secretário ( Binah) 
Ll- O livro da lei ) Daath) 
Tes- Tesoureiro (Gevurah) 
MC-Mestre de Cerimônias (Thiphered)
Ch- Chanceler (Hesed) 
PV- Primeiro Vigilante ( Hod) 
SV- Segundo Vigilante (Netzach) 
Mh- Mestre de Harmonia (Yesod) 
Ci -Cobridor Interno (Malkuth) 
Pn- Painel da Loja
Sd- Segundo Diácono

As sefirot na Árvore da Vida 

Kether-Coroa ou Princípio 
Hockmah- Sabedoria 
Binah- Compreensão 
Daath- Conhecimento
Gevurah- Julgamento 
HesedMisericórdia Thiphered-Beleza
Netzach- Eternidade
Hod- Esplendor
Yesod- Fundação
Malkuth-Reino


A Loja Maçônica

Sabemos que na tradição arcana, o termo Loja (em sânscrito Loka) designa as diferentes partes do universo onde a vida se manifesta. Essa é uma das informações que situa o conceito de Loja maçônica no mesmo sistema de referências que temos da Árvore da Vida na doutrina da Cabala. As duas estruturas referem-se ás diferentes emanações que a energia cósmica deve manifestar, em dez etapas de elaboração, para que o universo físico e a humanidade possam cumprir o seu destino cármico.[1]

Destarte, na terminologia maçônica, a terra seria uma Loka, assim como outras partes do Cosmo onde o Criador, supostamente, possa ter semeado alguma forma de vida. Nesse sentido, em termos puramente analógicos, o pensamento humano, reunido em Loja e dirigido para uma finalidade definida, poderia influenciar na conformação do universo como um todo. Num sentido místico, essa seria a função da Maçonaria enquanto obra de construção universal. 

Nasce daí a ideia de que a reunião dos Irmãos em Loja tem o condão de formar uma egrégora, ou seja, uma central de energia, da qual se beneficiam os membros da Loja para a elevação dos seus espíritos, e para proporcionar o equilíbrio do universo, que dela extrai a harmonia necessária ao seu perfeito desenvolvimento. [2]

Essa seria uma visão espiritualista dos propósitos da Maçonaria como estrutura arquetípica da arquitetura cósmica, onde os maçons são vistos como “pedreiros da construção universal” realizando a obra que o seu Grande Arquiteto planejou e executa. Por isso o Templo maçônico, onde se reúne a Loja dos maçons, é visto como sendo um microcosmo que reflete o macrocosmo, ou seja, uma representação simbólica do universo, onde a vida cumpre os seus ciclos energéticos, realizando sempre uma evolução no sentido da busca da perfeição suprema.[3]

Kav, o relâmpago brilhante

Quando comparamos a planta de um Templo maçônico e um diagrama da Árvore da Vida, não podemos nos furtar de fazer algumas analogias, tanto visuais como conceituais, pois, para o propósito para o qual as duas plantas foram desenhadas as relações são bastante visíveis. 

De pronto se vê que ambas são construídas utilizando-se planos geométricos bem semelhantes. Os pontos de emanação da energia, nos dois conjuntos, formam triângulos que se opõem pelo vértice, permitindo que a corrente de energia percorra os pontos de convergência e distribuição que se situam nos locais onde se colocam as sefirot, na Árvore da Vida, ou pelos pontos onde se distribuem os altares dos oficiais, em uma Loja maçônica. A correspondência é notável, conquanto do ponto de vista geográfico, os altares de alguns oficiais da Loja tenham sido deslocados para outros locais dentro do Templo o que acreditamos tenha ocorrido pela necessidade de facilitar a locomoção interna, ou como já referido, para unificar conceitos entre os diversos ritos. Mas essa disposição, adotada apenas por questões pragmáticas e geográficas, não invalida a analogia aqui proposta, de que o desenho da Árvore da Vida e a planta do Templo maçônico são correspondências simbólicas da mesma ideia.

Essa constatação pode ser feita através da análise dos significados de cada sefirá na Árvore da Vida e do simbolismo atribuído a cada cargo dentro da Loja e da própria mística que se atribui á um e outro desenho. 

Na Cabala, a Árvore da Vida retrata a formação do universo físico e espiritual, através da emanação da Luz que vem dos Véus da Existência Negativa[4]. Neles, Deus se manifesta como Luz Ilimitada e percorre as esferas da Árvore da Vida na forma de um Relâmpago Brilhante. É como um raio que esse relâmpago desce da primeira e primordial esfera (Kether), verticalmente, acendendo a segunda (Hokmah) e esta acendendo a terceira (Binah). E assim sucessivamente, até á ultima, de nome Malkuth. É a superior transmitindo a luz para a inferior, sem que cada uma perca a própria luminosidade, que continua intacta. Na Loja maçônica esse simbolismo é representado pela Espada Flamígera, a qual, como pode ver no desenho abaixo, guarda uma estreita semelhança com o Relâmpago Brilhante da Árvore da Vida.[5] E dessa forma o universo cabalístico se compõe como uma emanação do Principio Criador que se derrama pelo nada cósmico, gerando a realidade universal. É nesse sentido que a chamada Espada Flamígera, instrumento com o qual o Venerável Mestre consagra todas as iniciações e investiduras em Loja, pode ser considerado um simbólico sucedâneo desse “relâmpago” vital.



Da mesma forma, o universo maçônico se realiza na Loja. Tanto em relação ao universo físico quanto ao espiritual. E o que é verdade para a totalidade cósmica também o é para o mundo individual do iniciado, que na interação com seus Irmãos e no influxo da energia gerada pela egrégora, lapida o seu próprio caráter. Do céu para a terra, da terra de volta para o céu. O macrocosmo refletindo no microcosmo e deste voltando, como reflexo trabalhado pela consciência modificada do Irmão, para a imensidade cósmica. É assim que se compõe o edifício universal, como tal visto pela mística que a atividade maçônica inspira ao espírito do iniciado maçom. Aqui está inserta a antiga tradição egípcia simbolizada pelo culto á deusa Maat, cuja prática visava o mesmo resultado, ou seja, levar para o céu o fluxo dos pensamentos humanos e projetar de volta o reflexo da resposta dos deuses no coração dos homens, como resultado dessa relação simbiótica entre o divino e o profano.

Destarte, essa é a ideia que fundamenta a teoria da egrégora, que por definição é uma congregação de mentes, reunidas com a finalidade de captar a energia necessária, capaz de influenciar a psique dos Irmãos e dirigi-los em seus trabalhos. Daí se dizer que a função da egrégora maçônica é colocar “ordem no caos” (ordo ab chaos), como tal entendida a realização da harmonia, a conquista da paz social e a promoção do progresso da civilização, como objetivo coletivo, e o equilíbrio psíquico e a própria felicidade pessoal do Irmão, como objetivo individual.

[1] Ver, a esse respeito a nossa obra"O Tesouro Arcano”, publicado pela Editora Madras, São Paulo, 2013.
[2] Idem. Ver a nossa introdução a esse tema, publicada na obra acima referida.
[3] Ver a esse respeito René Guénon- Discursos Sobre a Iniciação- Ed. Pensamento, São Paulo, 1968.
[4] Os Véus da Existência Negativa são Ayn, Ayn Soph e Ayn Soph Aur. Ver a esse respeito, o capítulo VII desta obra.
[5] Note-se que a Espada Flamígera também apresenta onze meias esferas, numa estreita semelhança com a disposição das esferas da Árvore da Vida.
João Anatalino

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