RITO, RITUAL E RITUALÍSTICA
RITO = é um método utilizado para transmitir os ensinamentos e organizar as cerimônias maçônicas. Cada rito tem suas características, assemelhando-se ou divergindo do outro em aspectos gerais, em detalhes, mas convergindo em pelo menos um ponto comum a “regularidade maçônica”, isto é, o reconhecimento internacional amparado pela Constituição de Anderson.
O Rito, em sua organização possui: forma (do rito), dinâmica (do uso dos símbolos), ordenação(sequência lógica de eventos), significação (conteúdo do rito) e codificação (simbolismo e chave).
Ex. O rito é a forma escrita ou não de se desenvolver uma cerimônia, é uma roupagem que reveste a cerimônia. O ritual é o livro que guarda o rito. A ritualística é o rito em movimento.
RITUAL = é tudo o que é relativo a rito, ou que contém ritos; é, também, o livro que contém a ordem e a forma das cerimônias maçônicas, com as palavras que devem acompanhá-las; mais extensamente, refere-se a qualquer cerimonial, ou conjunto de regras a seguir. Por essa definição, até atos diários da vida de uma sociedade, ou de um ser humano isolado, que se repetem, sempre da mesma maneira, são formas de um ritual.
Pode-se simplificar sua definição dizendo que é a forma grafada ou não do rito, que descreve, regula, orienta e preceitua o catecismo ritualístico
RITUALÍSTICA = confunde-se com rito. É tudo aquilo que é próprio de um ritual e compreende a interpretação coerente dos símbolos, a prática continuada dos mistérios sem perder o fulcro nos princípios, preceitos e proposições. É o desenvolvimento do Rito, o seu espraiar, o seu desdobrar.
A Ritualística deve ser sempre fiel ao Rito contito no Ritual.
Ir.´. Luis Genaro Ledereche Fígoli
Oriente de Porto Alegre – Apresentado na Loja Tradição, Justiça e Liberdade.
Pequenas inserções foram feitas pelo Ir.´. José Roberto Cardoso - Loja Estrela D´Alva 16 - GLMDF - Oriente de Ceilândia DF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário