quinta-feira, 12 de outubro de 2017


PINTURAS, FOTOS E FIGURAS INTERESSANTES DA MAÇONARIA

DUQUE DE SUSSEX PARAMENTADO

Augusto Frederico, Duque de Sussex (Inglaterra) - (27 de janeiro de 1773 — 21 de abril de 1843) foi o sexto filho do rei Jorge III do Reino Unido e de sua consorte, a rainha Carlota. Ele foi o único filho sobrevivente de Jorge III que não teve uma carreira militar ou naval. Foi presidente da Royal Society de 1830 a 1838. Foi grão-mestre da Maçonaria e, embora o tivesse sido ao que se julga da Maçonaria Inglesa e não da Francomaçonaria, diz-se que também foi sob o patrocínio deste príncipe que se constituiu o Grande Oriente Lusitano no Reino de Portugal.

666 EM UM SÍMBOLO MAÇÔNICO


Este inusitado símbolo encontra-se em um túmulo, no Cemitério do Monte Jerônimo, em Dublin, Irlanda. Não se sabe porque foi introduzido este número entre o Esquadro e o Compasso, mas, lembrando que, na Cabala o número 666 representa a criação e a perfeição do mundo.

O TÚMULO MAÇÔNICO DE ROY ROGERS


Roy Rogers era o nome artístico de Leonard Franklin Slye. Foi um famoso cantor e ator norte-americano (1911 – 1998). Ele e sua terceira esposa, Dale Evans, seu cavalo Trigger e seu cachorro, Bullet, apareceram em aproximadamente uma centena de filmes. Fizeram também o programa The Roy Rogers Show, que começou no rádio e depois de nove anos mudou-se para a televisão, onde ficou de 1951 a 1957. 

Seu túmulo (à esquerda) indica que chegou ao Grau 33 da Maçonaria.

SELO AUSTRÍACO COM CENA MAÇÔNICA


Selo austríaco com uma cena do ritual de elevação de grau em uma Loja Maçônica austríaca. No canto inferior à direita, aparecem os membros da loja maçônica de Viena Emanuel Schikaneder (autor do texto da ópera A Flauta Mágica) e Wolfgang Amadeus Mozart (iniciado na maçonaria em 1784).

O TÚMULO DE EMIL HESSLER


Gustaf Emil Hessler, nascido em 23 de fevereiro de 1873, morreu em 26 de julho de 1953 na Paróquia de Oskar, Estocolmo. Foi um clérigo e professor de música sueco. Como podemos ver, possui um túmulo com as insígnias maçônicas.

PINTURA FRANCESA: EXALTAÇÃO


Uma Loja Maçônica em trabalho de Exaltação (passagem para o terceiro grau, Mestre Maçom). Paris, 1745, repintada em 1812.

TÚMULO DO ATOR MIRIM CARL SWITZER


Carl Switzer (1927-1959) foi um ator mirim norte-americano em meados da década de 1930. Participou da série "Our Gang", uma de comédia de curtas-metragens sobre um grupo de crianças pobres de um certo bairro e suas aventuras. Foi uma série ousada, pois naquele tempo, colocava os meninos, meninas, brancos e negros juntos como iguais. Albert Switzer ficou conhecido pelo apelido de "Alfalfa", morreu aos 31 anos de idade, depois de uma briga para cobrar um dinheiro, tomou um tiro na virilha, que lhe causou uma hemorragia. Albert chegou sem vida no hospital. 

O próprio túmulo indica que ele foi Iniciado na Maçonaria.

DISCRETA ESTÁTUA MAÇÔNICA NO CEMITÉRIO PÈRELACHAISE


Discreta estátua maçônica no cemitério Père Lachaise em Paris, em que o homem segura ferramentas maçônicas. 

NASCE UM NOVO HOMEM - CARTÃO COMERCIAL FRANCÊS

Cartão postal do Grande Oriente da França, em que aparece um homem que derrubou o seu antigo eu e se tornou um novo homem após ser Iniciado Maçom.

Pode-se ver algumas caracteres maçônicos na parte inferior (sobre a imagem).

LORD SKELMERSDALE PARAMENTADO DE MAÇOM


Edward Bootle-Wilbraham (12 de dezembro de 1837 - 19 de novembro de 1898), conhecido como Lord Skelmersdale era um político conservador britânico. Ele era membro de todas as administrações conservadoras entre 1866 e 1898. Na imagem, uma pintura onde ele aparece paramentado de Maçom.

REI GUILHERME I DA ALEMANHA PARAMENTADO DE MAÇOM


Guilherme I (Berlim, 22 de março de 1797 – Berlim, 9 de março de 1888) foi o Rei da Prússia de 1861 até sua morte e também o primeiro Imperador do unificado Império Alemão a partir de 1871. Sob sua liderança como chefe de estado e de seu chefe de governo Otto von Bismarck, a Prússia encabeçou a Unificação Alemã e por consequência o estabelecimento do Império Alemão (a Alemanha moderna como conhecemos hoje, porém com território maior). 

Apesar do apoio que dava ao chanceler do império, o soberano tinha muitas reservas sobre algumas das políticas mais reacionárias do político, incluindo seu anti-catolicismo e severidade com subordinados. Ao contrário de Bismarck, o imperador foi descrito como cavalheiresco, educado e refinado, e apesar de manter um firme conservadorismo, tinha uma cabeça mais aberta a certas ideias clássicas liberais que seu neto Guilherme II, porém muito menos que seu filho e sucessor, Frederico III.

O CONDE E EUSTON PARAMENTADO DE MAÇOM


Henry James FitzRoy, Conde de Euston (28 de novembro de 1848 – 10 de maio de 1912) era um membro da aristocracia britânica, filho mais velho e herdeiro de Augustus FitzRoy, 7° Duque de Grafton. 

O Conde de Euston se casou com Kate Walsh, filha de John Walsh, em 29 de maio de 1871 na Igreja se São Miguel em Worcester. Sua mulher morreu em 1903, nove anos antes do que ele. Eles não tiveram filhos. O Conde de Euston morreu em Wakefield Lodge, Potterspury, Northamptonshire, seis anos antes de seu pai e, assim sendo, nunca herdou as terras e títulos dele. Seu irmão mais novo, Alfred, se tornaria o 8° Duque de Grafton.

BISPO CHARLES W. LEADBEATER PARAMENTADO DE MAÇOM


Charles Webster Leadbeater (Londres, Inglaterra, 16 de fevereiro de 1847 — Perth, Austrália, 1º de março de 1934), foi sacerdote da Igreja Anglicana e Bispo da Igreja Católica Liberal, escritor, orador, maçom e uma das mais influentes personalidades da Sociedade Teosófica.

Na imagem, Charles Leadbeater como mestre maçom do 33º grau da Maçonaria Mista da Obediência Maçônica Le Droit Humain.

PANDIT MOTILAL NEHRU PARAMENTADO DE MAÇOM


Pandit Motilal Nehru (6 de Maio de 1861 – 6 de Fevereiro de 1931) foi um dos primeiros ativistas indianos para a independência e o líder do Partido do Congresso. É igualmente o patriarca de uma das mais importantes famílias políticas da Índia. É o pai do futuro primeiro ministro Jawaharlal Nehru.

Apesar a difícil localização das informações sobre as datas maçônicas de Motilal Nehruu, talvez esta pintura seja a sua única informação visual sobre a confirmação de que foi maçom.

TEWFIK PAXÁ DO EGITO PARAMENTADO DE MAÇOM


Muhammed Tewfik Paxá (Tawfiq do Egito) - (Cairo, 30 de abril ou 15 de novembro de 1852 — Helwan, 7 de janeiro de 1892) foi Quediva do Egito e do Sudão entre 1879 e 1892, e o sexto governante da Dinastia Mehmet Ali.

O novo quediva ficou tão descontente com a notícia de sua ascensão, que deu um soco no ouvido do servo que trouxe-lhe a notícia. O Egito e o Sudão, na época, estavam envolvidos em problemas financeiros e políticos provocados pela política de seu pai, Ismail, e a situação foi agravada pela inação da Grã-Bretanha e França nos meses que se seguiram logo após Tewfik assumir o posto.

JORGE VI DA GRÃ-BRETANHA COM MAÇONS ESCOCESES

Alberto Frederico Artur Jorge (1895-1952) foi rei do Reino Unido com o título de Jorge VI. Foi o último imperador da Índia e primeiro chefe da Comunidade Britânica. Na Maçonaria, chegou ao Grau 33 e foi Grão-Mestre da Escócia. Foi Iniciado na Loja Naval, nº 2612. Na image, Jorge sentado ao centro entre os maçons escoceses.

DATA DA FOTO: Desconhecido. 
FOTÓGRAFO: Desconhecido. 
LOCAL: Escócia.

JORGE VI DA GRÃ-BRETANHA PARAMENTADO DE MAÇOM II

Alberto Frederico Artur Jorge (1895-1952) foi rei do Reino Unido com o título de Jorge VI. Foi o último imperador da Índia e primeiro chefe da Comunidade Britânica. Na Maçonaria, chegou ao Grau 33 e foi Grão-Mestre da Escócia. Foi Iniciado na Loja Naval, nº 2612.

DATA DA FOTO: Desconhecido.
FOTÓGRAFO: Desconhecido.
LOCAL: Desconhecido.

QUERUBIM MAÇÔNICO EM FRENTE A ULSTER HALL


A Ulster Hall é uma renomada Sala de Concertos localizado na irlanda do Norte. Situada no centro da cidade de Belfast, o salão que foi inaugurado em 1862 e apresenta concertos, recitais clássicos, feiras de artesanato e conferências de partidos políticos. Esta imagem do Querubim Maçônico é uma decoração no poste, na calçada em frente à casa de concertos.

O GUARDIÃO TEMPLÁRIO DA GRANDE LOJA DA COLÔMBIA

Estátua de um templário que fica na Grande Loja da Colômbia.

MONUMENTO MAÇÔNICO A GEORGE WASHINGTON EM HOULTON

Monumento Maçônico em homenagem a George Washington, na cidade de Houlton, Maine (Estados Unidos).

MEMORIAL MAÇÔNICO GEORGE WASHINGTON 2


O Memorial Maçônico George Washington é um edifício localizado em Alexandria, Virgínia, perto de Washington, DC.Ele é dedicado à memória de George Washington, o primeiro presidente norte-americano, que era um dedicado maçom. No memorial existe uma torre simulando o antigo Farol de Alexandria, no Egito, com 101m. A construção começou em 1922 e foi concluído em 1970. O Grande símbolo maçônico (esquadro e compasso) localizado no chão, foi colocado em 1999. 

DATA DA FOTO: Desconhecido. 
FOTÓGRAFO: Desconhecido. 
LOCAL: Alexandria, Virgínia, EUA.

GEORGE WASHINGTON E A BÍBLIA MAÇÔNICA


Quando George Washington foi empossado como primeiro presidente dos Estados Unidos, a cerimônia, obviamente, nunca fora realizada antes. Washington prestaria juramento em uma cerimônia em Nova York em 30 de abril de 1789.

Com 57 anos de idade, Washington partiu de Mount Vernon a cavalo, e sua longa viagem para Nova York foi repleta de comemorações, saudações de canhão, fogos de artifícios e festas.
A cerimônia deveria ser realizada no Federal Hall, em Wall Street. Quando chegou a hora, Washington pediu uma Bíblia sobre a qual faria o juramento de posse, mas ninguém tinha pensado em trazer uma para a ocasião. Robert Livingston, Grão-Mestre de Nova York, sabia que haveria uma Bíblia perto dali na Loja de São João nº 1, e mandou buscá-la.

Assim, George Washington fez o juramento de posse sobre a Bíblia aberta e, em seguida, beijou o livro. A página onde a mão dele se apoiou foi marcada, e a Loja preserva a Bíblia há mais de 200 anos.
Pelo menos 5 presidentes fizeram juramento de posse sobre a Bíblia de São João: Warren G. Harding, Dwight D. Eisenhower, Jimmy Carter e George H.W. Bush, mas, dos 5 presidentes presidentes, somente Washington e Harding eram maçons.

FONTE: HODAPP, Christopher. Maçonaria para leigos. Rio de Janeiro: Atlas Book, 2015.


ADAM WEISHAUPT: O HOMEM QUE PLAGIOU A MAÇONARIA

A Maçonaria na Prússia, na Baviera e na Áustria era quase tão confusa quanto na França por muitas razões. Várias Ordens e ritos concorrentes foram inventados, tendo pouco ou nada a ver com as noções originais da Maçonaria inglesa.

Na Baviera, um professor de direito canônico chamado ADAM WEISHAUPT teve uma grande ideia. Em 1776, formou um grupo chamado de "Ordem dos Perfectibilistas" (perfeccionistas), com a noção de que, por meio de ajuda mútua, de discussões filosóficas e de cuidadoso aconselhamento, ele aperfeiçoaria a moralidade e a virtude, oporia-se ao mal, melhoraria a sociedade e, assim, reformaria o mundo. Soava maçônico e, de fato, Weishaupt plagiou algumas de suas cerimônias dos rituais da Maçonaria.

Weishaupt era um intelectual. Nasceu judeu, foi batizado como católico e educado por jesuítas. À procura de novos recrutas para o seu grupo, associou-se a uma Loja Maçônica em 1777. Por intermédio de sua Loja, cativou vários colegas maçons que se imaginavam intelectuais, e eles rapidamente mudaram o nome da nova ordem para "Illuminati" (que significa "inspirado intelectualmente").

Passou a adotar nomes e códigos secretos (o dele era Spartacus) para se comunicarem uns com os outros. Delineou um plano para se infiltrar entre os maçons, derrubar os governos das nações e igrejas, dominar o mundo e criar uma Nova Ordem Mundial de tolerância e igualdade.

FONTE: HODAPP, Christopher. Maçonaria para leigos. Rio de Janeiro: Atlas Book, 2015.

ILUSTRAÇÃO QUE EXALTA A LEALDADE DOS INICIADOS


Esta ilustração em tom humorado exalta as virtudes de ser ritualmente espancado para provar sua lealdade à sua loja maçônica. Apesar de, na imagem, o homem usa um tipico fez dos Shriners (Antiga Ordem dos Nobres do Santuário Místico. Os Shriners apesar de ser uma Ordem independente da Maçonaria, um dos requisitos é: todo Shriner tem que ser iniciado na Maçonaria. 

FONTE: Imagens de arquivo de Adam Parfrey, retirado de: www.vice.com

FOTO ANÔNIMA DE MAÇONS DE c. 1930


Na virada do século 20 (por volta de 1900), os maçons nos Estados Unidos eram 860 mil membros. Na década de 1930, havia mais de dois milhões de maçons nos Estados Unidos, e seus números continuaram a crescer. Esta é uma imagem sem maiores informações, da década de 1930, de maçons norte-americanos.

REI KALÃAUA DO HAVAÍ, PARAMENTADO DE MAÇOM
Kalākaua, nascido David La'amea Kamanakapu'u Mahinulani Nalaiaehuokalani Lumialani Kalākaua, também chamado de "Monarca Alegre" foi o último rei do Havaí. Nasceu em Honolulu, em 16 de novembro de 1836 e faleceu em São Francisco (EUA) em 20 de janeiro de 1891. 

Foi Iniciado na Maçonaria em 1874, na Loja Havaiana, tornando-se maçom um ano depois de ter sido coroado Rei. Sabe-se que foi maçom atuante, e teve um funeral com honras maçônicas

O TEMPLO DA LOJA BRITANNIA Nº 170, NO CANADÁ


Templo Maçônico da Loja Britannia nº 170, em Ontário, Canadá.

UM AVENTAL DE COZINHA PARA MAÇONS

Um avental de cozinha temático, com a estampa de um maçom paramentado.


O AVENTAL DA PRIMEIRA MULHER MAÇOM


Este é o Avental usado por Elizabeth Aldworth (1693-1773) em sua Iniciação, na Grande Loja provincial de Munster (Irlanda) no início do século XX. pelo Conhecida em sua época como a "Senhora Maçom", foi a primeira mulher a ser iniciada na Maçonaria Regular. Era filha de Arthur St. Leger, visconde de Doneraile, do Condado de Cork, na Irlanda. Em 1713, Elizabeth casou-se com Richard Aldworth, Esquire. 

A data de sua iniciação à maçonaria é incerta mas, segundo algumas indicações, teria sido antes da morte de seu pai, em 1727. Segundo a tradição acerca da iniciação de Elizabeth, ela teria dormido enquanto lia na biblioteca de sua casa. Na sala contígua, acontecia uma reunião da loja maçônica da qual participava também seu pai. 

Ao acordar com o rumor das vozes, ela teria espiado o que se passava na sala adjacente, depois de afastar um tijolo solto na parede. Acabou por ser descoberta pelo mordomo da casa, que também era o Tyler (guarda externo da loja maçônica). A situação foi discutida pela loja. Ficou decidido, então, que ela deveria ser iniciada à Maçonaria, tornando-se assim a primeira mulher maçom da História

PRESIDENTE BENITO JUARÉZ GARCIA PARAMENTADO


Benito Juaréz Garcia (1806-1872) foi presidente do México por cinco períodos: (1858–1861 como interino), (1861–1865), (1865–1867), (1867–1871), e (1871–1872). Era filho de índios zapotecas e foi Maçom, Iniciado em 15 de janeiro de 1847 (aos 25 anos de idade), na Loja Independência nº 2, Cidade do México. 

Na imagem de data e autor desconhecidos, Juaréz Garcia aparece paramentado.

ILUSTRAÇÕES DE CAIXÃO MAÇÔNICO

Ilustração de autor e data desconhecidos, onde mostra um caixão maçônico repleto de símbolos da Ordem.


A ESCADA DA ASCENSÃO DIVINA


Esta obra é datada do século XVII e está no Mosteiro de Santa Catarina, no Monte Sinai, Egito. Esta pitura anônima foi baseada nos escritos de São João Clímaco, também conhecido como João da Escada, João Escolástico e João Sinaíta. Foi um monge cristão do século VI d.C. do mosteiro no Monte Sinai. Seu nome deriva do grego "klímax", que significa "escada". 

Nos seus escritos, ele mostrava como elevar a alma e o corpo a Deus através da obtenção das virtudes ascéticas. Clímaco se utiliza da analogia da Escada de Jacó como uma referência para seus ensinamentos espirituais. Cada capítulo é chamado de "degrau" e lida com um assunto espiritual diferente. Há pelo menos trinta degraus na escada, o que corresponde à idade de Jesus no seu batismo e o começo de seu ministério. 

SOBRE A PINTURA: 

"Escada da Ascensão Divina", mostra uma escada se estendendo da terra até o céu (conforme Gênesis 28:12). Diversos monges aparecem subindo por ela e, no topo, está Jesus, preparado para recebê-los no céu. Também aparecem anjos ajudando-os e demônios tentando atingi-los com flechas ou arrastá-los para baixo, independente de onde eles estejam na escada. A maior parte das versões do ícone mostra pelo menos uma pessoa caindo. Geralmente, na parte inferior direita, São João Clímaco aparece gesticulando em direção da escada, com outros monges atrás dele.

GRAVURA MAÇÔNICA DE MATHER BROWN (1793)


Gravura de Mather Brown, datado de 1793. Brown foi um pintor histórico norte-americano que passou parte de sua vida na Inglaterra. Na imagem, três querubins carregando objetos maçônicos.

UMA LOJA OU UMA CASA?

Uma Loja ou uma casa? Está situada na Rua St. Ebbe nº 70, Eyemouth. Escócia.

UMA MODERNA LOJA EM BREDA (HOLANDA)


LÁZARO CÁRDENAS PARAMENTADO DE MAÇOM


Lázaro Cárdenas del Río (Jiquilpan de Juárez, Michoacán, 21 de Maio de 1895 - Cidade do México, 1970) foi um militar, político e estadista mexicano que ascendeu à Presidência do México entre os anos de 1934 e 1940. É considerado como um dos presidentes mais populares da histórias do seu país, juntamente com Benito Juarez

TEMPLO MAÇÔNICO EM AMSTERDÃ


UM TEMPLO MAÇÔNICO DE LIVERPOOL


UMA CARTOLA EM ALGUMA LOJA MAÇÔNICA POR AÍ


CORONEL SANDERS - GRAU 33


Harland David Sanders, mais conhecido como Coronel Sanders (1890-1980) foi o fundador da Kentucky Fried Chicken (KFC) (Rede de restaurantes de fast-food norte-americano, que explora a antiga receita de frango frito do Kentucky, criada por ele mesmo). 

Sua imagem ainda é utilizada na publicidade e na logomarca do KFC (como podemos ver na imagem), e estátuas dele podem ser encontradas em muitas lojas da KFC. Sanders era maçom, grau 33 e tinha uma vida maçônica ativa. 

Faleceu de pneumonia (estava com leucemia) no Jewish Hospital em Louisville, Kentucky, no dia 16 de dezembro de 1980, aos 90 anos de idade. Após um funeral no Santuário Teológico Batista, que foi assistido por mais de 1.500 pessoas, Sanders foi enterrado em seu terno branco característico e seu laço preto de corda, no cemitério em Louisville. 

Até o momento da morte de Sanders, havia uma estimativa de 6.000 pontos de venda KFC em 48 países em todo o mundo.

UM DIFERENTE PAVIMENTO MOSAICO II


Este é o Pavimento Mosaico de uma Loja Maçônica de Weymouth, Inglaterra. A fotografia foi da cadeira do Venerável-Mestre e o piso foi colocado em 1967, para a celebração dos 200 anos da Loja.

UM DIFERENTE PAVIMENTO MOSAICO - I

Este é o Pavimento Mosaico de uma Loja Maçônica de Weymouth, Inglaterra. A fotografia foi da cadeira do Venerável-Mestre e o piso foi colocado em 1967, para a celebração dos 200 anos da Loja.


PRÍNCIPE EDUARDO, DUQUE DE KENT, ENTRE OUTROS IRMÃOS

Eduardo Jorge Nicolau Paulo Patrício (Londres, 9 de outubro de 1935) é um membro da Família Real Britânica e um neto do rei Jorge V. Desde 1942, ele detém o título Duque de Kent. 

O Príncipe Eduardo é o Grão-Mestre da Grande Loja Unida da Inglaterra, entidade que governa a Maçonaria regular em território inglês e principal potência maçônica do mundo. Também acumula na ordem maçônica o título de Grão-Mestre do Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco. 

Na Imagem, Eduardo (o terceiro da esquerda para a direita), entre outros Irmãos.

PRÍNCIPE EDUARDO, DUQUE DE KENT NA CAPA DA REVISTA MAÇÔNICA


Eduardo Jorge Nicolau Paulo Patrício (Londres, 9 de outubro de 1935) é um membro da Família Real Britânica e um neto do rei Jorge V. Desde 1942, ele detém o título Duque de Kent. 

O Príncipe Eduardo é o Grão-Mestre da Grande Loja Unida da Inglaterra, entidade que governa a Maçonaria regular em território inglês e principal potência maçônica do mundo. Também acumula na ordem maçônica o título de Grão-Mestre do Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco. 

Na Imagem, Eduardo saiu na capa da revista inglesa Freemasonry Today.

RARA IMAGEM DE JOSÉ RIZAL PARAMENTADO DE MAÇOM


José Protasio Rizal Mercado y Alonso Realonda (1861-1896) foi um escritor, poeta, oftalmologista, jornalista e revolucionário nacionalista filipino, o mais proeminente defensor de reformas nas Filipinas durante o período colonial espanhol e de sua eventual independência da Espanha. 

Foi executado em 30 de dezembro de 1896, por um esquadrão de soldados filipinos do Exército Espanhol. No lugar onde foi fuzilado, ao lado das muralhas do Forte Santiago, situa-se um dos maiores parques da Ásia, o parque Rizal, dedicado a ele em 1913, que é o pulmão da cidade e que conta com uma estátua de 15 metros de altura, erguida junto ao seu túmulo.

JOSÉ RIZAL PARAMENTADO DE MAÇOM


José Protasio Rizal Mercado y Alonso Realonda (1861-1896) foi um escritor, poeta, oftalmologista, jornalista e revolucionário nacionalista filipino, o mais proeminente defensor de reformas nas Filipinas durante o período colonial espanhol e de sua eventual independência da Espanha. 

Foi executado em 30 de dezembro de 1896, por um esquadrão de soldados filipinos do Exército Espanhol. 

No lugar onde foi fuzilado, ao lado das muralhas do Forte Santiago, situa-se um dos maiores parques da Ásia, o parque Rizal, dedicado a ele em 1913, que é o pulmão da cidade e que conta com uma estátua de 15 metros de altura, erguida junto ao seu túmulo.

UMA LUMINÁRIA MAÇÔNICA


Uma luminária com um símbolo maçônico, em algum lugar do mundo, sem identificação e data. 


VELHO MALOTE MAÇÔNICO DE COURO


Velho malote maçônico de couro, de mais ou menos 1830. Na frente era estampado um esquadro e um compasso sobre um veludo azul.

UM LINDO AVENTAL DE MESTRE


Este Avental foi a leilão em 2013 na cidade de Cannes. Trata-se de um Avental de Mestre de seda com ricos detalhes da simbologia maçônica, representando a entrada do Templo, o pavimento mosaico, a Arca da Aliança, colmeia, Delta, estrelas, etc. 

AVENTAL II


Nenhum comentário:

Postar um comentário