quinta-feira, 12 de outubro de 2017


CURIOSIDADES DO RITO SCHROEDER




1. Friedrich Ulrich Ludwig Schröder (1744-1816) nasceu na Alemanha e foi ator, diretor teatral e dramaturgo. 


2. Schröder foi Inciado na Maçonaria em 8 de setembro de 1773, aos 29 anos de idade, na Loja "Emanuel Zur Maienblume", do Rito da Estrita Observância. 

3. Seu ingresso na Maçonaria foi proposto por Johann J. Christoph Bode (1731-1793), um militar, jornalista e tradutor da Alemanha, um membro dos Illuminati da Baviera, sob o pseudónimo de "Amelius". 

4. Schröder foi aceito para a Loja Emanuel Zur Maienblume sem a necessidade de um escrutínio, pois gozava de excelente condição moral perante a sociedade. 

5. Na sua época, o Rito “Estrita Observância” era dominante naquela época e as Lojas foram tomadas pelo misticismo, alquimia, Rosa‐Cruzes e Iluminados, sendo que os últimos introduziram formas de cavalheirismo e "Altos Graus" importados da França. 

6. Ainda no grau de Aprendiz, fundou a loja “Elise Zum Warmen Herzen” (Eliza ao coração ardente), que durou apenas três anos. 

7. Um ano depois de Iniciado, foi eleito Venerável Mestre de sua Loja Mãe, ficando no cargo por 14 anos. 

8. De 1814 a 1816, Schröder foi Grão‐Mestre da Grande Loja de Hamburgo e da Baixa Saxônia (naquela época a Alemanha ainda não fora unificada). 

9. Schröder gozava de grande prestígio como Maçom e como profano (foi considerado na época, "o maior ator que a Alemanha já teve"). 

10. Era reconhecido como um profundo conhecedor da História e dos Antigos Rituais da Maçonaria. Estudou os principalmente os livros maçônicos de sua época. 

11. Examinou também, os rituais dos diversos sistemas de graus complementares que proliferavam na Europa daqueles tempos. Suas pesquisas o levaram a abolir os chamados "altos graus", bem como todo o ocultismo que dominava a Maçonaria Alemã, restaurando o Antigo Ritual Inglês, adaptando‐o para a cultura e para o idioma germânicos seus contemporâneos. É devido a essa origem comum nos antigosrituaisingleses que o Rito Schröder é semelhante ao Rito de York (Emulation Rite) sem, contudo, ser uma cópia do mesmo. 

12. Schröder entendia a Maçonaria como uma união de virtudes e não, uma sociedade esotérica. Por isso, enfatizou no seu Ritual o ensinamento dos valores morais e a difusão do puro espírito humanístico, dentro do verdadeiro amor fraternal. 

13. Schröder nunca aprendeu os idiomas latim ou grego, mas adquiriu entretanto um grande cabedal de conhecimento pelo auto‐estudo. 

14. O que fez com que Schröder criasse seu próprio rito? Desde 1764, a Maçonaria Alemã passava por dificuldades e, neste período, os rituais ingleses (até então de caráter simples e organizado), sofreram influências da Maçonaria Francesa, adquirindo costumes vindos do rosacrucianismo, alquimia, misticismo e iluminismo. Em face destas mudanças e, pela própria história de vida de simplicidade de Schröder, este não aceitava as constantes mudanças e alta carga de ritualística nos trabalhos maçônicos. Estes episódios marcam o início do Rito Schröder, em 1790. 

15. A palavra SCHRÖDER pode ser escrita também SCHROEDER, pois o “Ö”(com trema), em alemão, substitui o “OE” (sem trema), e vice-versa. 

16. Homem além de seu tempo, Schröder deixou um legado para a humanidade e para a Maçonaria como um todo, pois reformulou a instituição, fazendo com que esta não perdesse seus antigos princípios e propósitos, bem como seu espírito: moldar o homem enquanto cidadão. 


REFERÊNCIAS: 

O Rito Schröder. Ir. Werner Rinkus, Ubyrajara de Souza Filho In. http://www.redempcao.org.br/, acessado em 03.11.16. 

https://pavimentomosaico.wordpress.com, acessado em 03.11.16. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário