quinta-feira, 12 de outubro de 2017




O GRANDE SELO DOS EUA - O OLHO QUE TUDO VÊ


O Grande Selo dos Estados Unidos é utilizado para autenticar determinados documentos emitidos pelo governo dos Estados Unidos. A expressão é utilizada quer para designar o selo físico (na posse do Secretário de Estado) e, mais genericamente, para designar o símbolo. O Grande Selo foi usado publicamente pela primeira vez em 1782. 

Uma resolução de 1782 do Congresso que adota o Grande Selo descreve o reverso como "uma pirâmide inacabada. No zênite, um olho sobre em um triângulo, circundados por uma glória". A pirâmide é convencionalmente exibida com 13 camadas de tijolos em referência aos 13 estados originais. A adoção da resolução prevê a inscrição na base com a data "MDCCLXXVI" (1776), o ano da Declaração de Independência dos Estados Unidos. No topo do selo há duas inscrições: Annuit cœptis e Novus ordo seclorum. Significam, respectivamente: "Ele aprova nossos empreendimentos" e "Nova Ordem dos Séculos". O verso nunca foi disposto oficialmente como um selo, mas aparece na nota de 1 dólar. 

Em 1782, o Olho da Providência foi adotado como parte do simbolismo no verso do Grande selo dos Estados Unidos da América. O Olho foi introduzido pelo comitê original do projeto em 1776, e foi desenvolvido de acordo com as sugestões do consultor artístico Pierre Eugene du Simitiere. Um dos principais motivos é sua larga adoção pela Maçonaria e, sendo maçons, os legisladores norte-americanos difundiram o seu uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário