segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013


OS SETE SELOS DO APOCALÍPSE – UMA PEQUENA ANÁLISE 


TRECHOS DO APOCALÍPSE

Apocalipse 5 

E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos. 
E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos? 
E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele. 
E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele. 
E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos. 
E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra. 
E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono. 
E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. 
E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; 
E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. 
E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares, 
Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. 
Ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre. 
E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre. 
Apocalipse 6 
E, havendo o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê. 
E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer. 
E, havendo aberto o segundo selo, ouvi o segundo animal, dizendo: Vem, e vê. 
E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada. 
E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer ao terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança na mão. 
E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho. 
E, havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal, que dizia: Vem, e vê. 
E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra. 
E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. 
E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? 
E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram. 
E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue; 
E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte. 
E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares. 
E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas; 
E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; 
Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir? 

Apocalipse 7 
E depois destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma. 
E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar, 
Dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus. 
E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel. 
Da tribo de Judá, havia doze mil assinalados; da tribo de Rúben, doze mil assinalados; da tribo de Gade, doze mil assinalados; 
Da tribo de Aser, doze mil assinalados; da tribo de Naftali, doze mil assinalados; da tribo de Manassés, doze mil assinalados; 
Da tribo de Simeão, doze mil assinalados; da tribo de Levi, doze mil assinalados; da tribo de Issacar, doze mil assinalados; 
Da tribo de Zebulom, doze mil assinalados; da tribo de José, doze mil assinalados; da tribo de Benjamim, doze mil assinalados. 
Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; 
E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro. 
E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus, 
Dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém. 
E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram? 
E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. 
Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra. 
Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles. 
Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima. 

Apocalipse 8 
E, havendo aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no céu quase por meia hora. 
E vi os sete anjos, que estavam diante de Deus, e foram-lhes dadas sete trombetas. 
E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono. 
E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus. 
E o anjo tomou o incensário, e o encheu do fogo do altar, e o lançou sobre a terra; e houve depois vozes, e trovões, e relâmpagos e terremotos. 
E os sete anjos, que tinham as sete trombetas, prepararam-se para tocá-las. 
E o primeiro anjo tocou a sua trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, e foram lançados na terra, que foi queimada na sua terça parte; queimou-se a terça parte das árvores, e toda a erva verde foi queimada. 
E o segundo anjo tocou a trombeta; e foi lançada no mar uma coisa como um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar. 
E morreu a terça parte das criaturas que tinham vida no mar; e perdeu-se a terça parte das naus. 
E o terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas. 
E muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas. 
E o quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, e a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhasse, e semelhantemente a noite. 
E olhei, e ouvi um anjo voar pelo meio do céu, dizendo com grande voz: Ai! ai! ai! dos que habitam sobre a terra! por causa das outras vozes das trombetas dos três anjos que hão de ainda tocar. 
Apocalipse 9 
E o quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo. 
E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como a fumaça de uma grande fornalha, e com a fumaça do poço escureceu-se o sol e o ar. 
E da fumaça vieram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o poder que têm os escorpiões da terra. 
E foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm nas suas testas o sinal de Deus. 
E foi-lhes permitido, não que os matassem, mas que por cinco meses os atormentassem; e o seu tormento era semelhante ao tormento do escorpião, quando fere o homem. 
E naqueles dias os homens buscarão a morte, e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles. 
E o parecer dos gafanhotos era semelhante ao de cavalos aparelhados para a guerra; e sobre as suas cabeças havia umas como coroas semelhantes ao ouro; e os seus rostos eram como rostos de homens. 
E tinham cabelos como cabelos de mulheres, e os seus dentes eram como de leões. 
E tinham couraças como couraças de ferro; e o ruído das suas asas era como o ruído de carros, quando muitos cavalos correm ao combate. 
E tinham caudas semelhantes às dos escorpiões, e aguilhões nas suas caudas; e o seu poder era para danificar os homens por cinco meses. 
E tinham sobre si rei, o anjo do abismo; em hebreu era o seu nome Abadom, e em grego Apoliom. 
Passado é já um ai; eis que depois disso vêm ainda dois ais. 
E tocou o sexto anjo a sua trombeta, e ouvi uma voz que vinha das quatro pontas do altar de ouro, que estava diante de Deus, 
A qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos, que estão presos junto ao grande rio Eufrates. 
E foram soltos os quatro anjos, que estavam preparados para a hora, e dia, e mês, e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens. 
E o número dos exércitos dos cavaleiros era de duzentos milhões; e ouvi o número deles. 
E assim vi os cavalos nesta visão; e os que sobre eles cavalgavam tinham couraças de fogo, e de jacinto, e de enxofre; e as cabeças dos cavalos eram como cabeças de leões; e de suas bocas saía fogo e fumaça e enxofre. 
Por estes três foi morta a terça parte dos homens, isto é pelo fogo, pela fumaça, e pelo enxofre, que saíam das suas bocas. 
Porque o poder dos cavalos está na sua boca e nas suas caudas. Porquanto as suas caudas são semelhantes a serpentes, e têm cabeças, e com elas danificam. 
E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios, e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar. 
E não se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua prostituição, nem dos seus furtos. 

Apocalipse 10 
E vi outro anjo forte, que descia do céu, vestido de uma nuvem; e por cima da sua cabeça estava o arco celeste, e o seu rosto era como o sol, e os seus pés como colunas de fogo; 
E tinha na sua mão um livrinho aberto. E pôs o seu pé direito sobre o mar, e o esquerdo sobre a terra; 
E clamou com grande voz, como quando ruge um leão; e, havendo clamado, os sete trovões emitiram as suas vozes. 
E, quando os sete trovões acabaram de emitir as suas vozes, eu ia escrever; mas ouvi uma voz do céu, que me dizia: Sela o que os sete trovões emitiram, e não o escrevas. 
E o anjo que vi estar sobre o mar e sobre a terra levantou a sua mão ao céu, 
E jurou por aquele que vive para todo o sempre, o qual criou o céu e o que nele há, e a terra e o que nela há, e o mar e o que nele há, que não haveria mais demora; 
Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos. 
E a voz que eu do céu tinha ouvido tornou a falar comigo, e disse: Vai, e toma o livrinho aberto da mão do anjo que está em pé sobre o mar e sobre a terra. 
E fui ao anjo, dizendo-lhe: Dá-me o livrinho. E ele disse-me: Toma-o, e come-o, e ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como mel. 
E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo. 
E ele disse-me: Importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas e reis. 


ALGUMAS VISÕES SOBRE AS REVELAÇÕES DE SÃO JOÃO EVANGELISTA 

Embora não façamos referência ao que pensam determinadas correntes cristãs e o conteúdo do Apocalípse tenha uma importância considerável na história da tradição judaico-cristã-islâmica, ao veicular crenças como a ressureição dos mortos, o dia do Juízo Final e o conceito de Céu e Inferno, certamente essas revelações têm um impacto mais acentuado sobre os Cristãos e é nessa toada que procuraremos, de forma sintética, colocar aqui, neste trabalho a visão de alguns desses segmentos: católicos, protestantes, evangélicos... 


TEOLOGIA AMILENISTA 
Traz uma interpretação não-literal, isto é, as imagens que aparecem no livro significam algo, e, por isso, entende que o Milênio não será formado de mil anos literais, mas um período de tempo indeterminado (3 anos e meio, um tempo, dois tempos e metade de um tempo, 42 meses e 1260 dias são sinônimos e representam inexatidão de tempo). Neste tempo inexato, os povos serão chamados para servir Cristo e os que o seguirem serão marcados para a salvação. [2]

Assim, já estamos no Milênio e, a Grande Tribulação ainda está por vir, apesar de os salvos já viverem a tribulação dentro de um mundo corrupto e mau. A Grande Tribulação está sendo implantada à medida que a era da pregação do evangelho (Milênio) termina. No final do Milênio aparecerá oAnticristo (que trará a Grande Tribulação) e será eliminado pela Palavra do Senhor, isto é, Jesus Cristo. O fim é descrito com o aprisionamento definitivo da besta, do falso profeta, de Satanás e de seus demônios no Lago de Fogo e enxofre. Segue-se a isso o Juízo Final e o destino eterno dos salvos - a Nova Jerusalém.[3]

TEORIA PRE-MILENISTA
A teologia pré-milenista (significando que Jesus viria antes do Milênio, pré = antes, primeiro), traz em seu bojo a interpretação literal das imagens/figuras e, por este modo, entende que os sete anos da grande tribulação, onde após o arrebatamento da igreja, a Terra passaria por três anos e meio de paz (com o reinado do Anti-Cristo - que perseguiria os cristãos que não tivessem o Número da Besta, a qual possibilitaria o livre comércio entre as pessoas. Tal marca, diz o profeta, seria posta na testa ou na mão das pessoas e haveria três anos e meio de grande aflição. Após esse período, ocorreria o início do Milênio (onde a igreja reinaria com Cristo na Terra). Terminado o Milênio, dar-se-ia início ao Juízo final, onde o Messias reinaria definitivamente, lançando Satanás e seus anjos (demônios) no lago de fogo. [4]

Neste livro o autor discorre sobre as consequências do acatamento ou não dos apelos do Novo Testamento ("voltem-se para Deus", "arrependam-se de seus pecados") dividindo então os santos (aqueles que se converteram a Deus, por meio da em Jesus Cristo) e os que se negaram a viver com ele. [5]

Existem basicamente, quatro linhas de estudos acerca da interpretação do livro apocalíptico: 

VISÃO ESPÍRITA 
Segundo à visão espírita-cristã acerca do Livro das Revelações, João Evangelista, sob a orientação do Alto, deixa registrada para a posteridade uma carta em forma de revelação profética - Uma revelação autêntica sobre o futuro próximo a aquela época, e os tempos do fim. As mensagens e revelações contêm linguagem figurativa, que sugere as realidades espirituais em torno e por trás da experiência histórica. Evidências encontradas no próprio texto, indicariam que o Livro do Apocalipse fora escrito durante período de extrema perseguição aos cristãos, provavelmente no período compreendido entre o reinado de Nero, em julho de 64 d.C., e a destruição de Jerusalém, em setembro de 70 d.C., como relata Estevão, no livro Apocalipse - Uma Interpretação Espírita das Profecias[9]. [6]

A mensagem central do Apocalipse é que "já reina o Senhor nosso Deus, o Todo-Poderoso" (Ap 19:6). O objetivo da mensagem apocalíptica era fornecer estímulo pastoral aos cristãos perseguidos, confortando, desafiando e proclamando a esperança cristã garantida e certa, além de ratificar a certeza de que, em Cristo, eles compartilhavam o método soberano de Deus. Por meio da espiritualidade em todas suas manifestações, haveriam de alcançar a superação total das forças de oposição à nova ordem que se estabelecia, pois que essa constituía a vontade do Altíssimo. [7]

Segundo o espiritismo, em desdobramento ("Eu fui arrebatado em Espírito" Apocalipse 1:10), João recebera as revelações na forma de figuras vividas e imagens simbólicas, que se assemelham àquelas encontradas nos livros proféticos do Antigo Testamento. Ele registra suas visões na ordem em que as recebeu, muitas das quais retratam os mesmos acontecimentos através de diferentes perspectivas. Sendo assim, ele não estabelece uma ordem cronológica na qual determinados eventos históricos devem necessariamente acontecer, nem encadeia as profecias do Apocalipse em uma sucessão cronológica. [8]

O caráter do livro apocalíptico é perfeitamente demonstrado já no início do capítulo (Apocalipse 1:1). É uma revelação que o Alto proporciona, por via mediúnica, pois é transmitida a João por intermédio de elevado Mensageiro espiritual — o anjo que se lhe apresenta, ante a visão psíquica, os propósitos que o Cristo o transmitiu.[9]

Nas comunidades religiosas da época, as chamadas ekklesias, começava a obra do "homem do pecado" (expressão de Paulo utilizada em II Tessalonicenses 2:3), isto é, a penetração de doutrinas humanas, que, lentamente, foram-se integrando ao núcleo primitivo do cristianismo, às comunidades cristãs. Nas epístolas aos seus discípulos Timóteo e Tito, bem como na carta aos hebreus, Paulo já chamava a atenção para o perigo de se desviar da "sã doutrina", como que prevendo as dificuldades que iriam abater-se sobre o edifício duramente construído da doutrina cristã (cf. 1Tm 1:10, Tt 2:1, Hb 13:9). [10]

É em meio a esse clima que vieram os alertas do apóstolo João, no livro Apocalipse.[11]

A interpretação espírita acerca do Livro das Revelações é dada através de um estudo onde adota-se o critério de analisar todas as profecias e os fatos históricos que lhes deram cumprimento. Esta interpretação não só aborda, mas também explica em linguagem clara, a hermenêutica bíblica e os temas abordados no livro do Apocalipse, como as sete igrejas e os sete castiçais, os 24 anciãos e quatro seres viventes, os sete selos e os quatro cavaleiros, os quatro anjos e os 144 mil eleitos, os quatro animais de Daniel, o quarto animal e o dragão, o fim dos l.260 anos, o sétimo selo e os sete anjos, a sétima trombeta, as sete pragas e as sete taças, a besta e o falso profeta, o juízo final, a nova Jerusalém, e outros mais; sem que com isso, tenha a pretensão de esgotar o assunto e nem mesmo de deter a verdade absoluta dos fatos.[9][12]

LINGUAGEM SIMBÓLICA 
No entendimento simbólico dizem basicamente que se referem às perseguições que os cristãos sofreram dos romanos e sofreriam ao longo da história. Segundo este entendimento, João utilizava-se de simbologia para detalhar o sofrimento que estavam passando, e utilizava-se desse meio para falar com outros cristãos e dificultar assim o entendimento por parte de seus opressores. [13]

Na profética, segundo uma teologia comum das igrejas protestantes, João teria recebido visões através de Jesus Cristo por meio de um anjo, que lhe mostrou o que aconteceria durante o período "fim do mundo", dentre estes acontecimentos está o mais famoso que é o Juízo Final, que seria o resultado (eterno) do acatamento ou não dos apelos do novo testamento que são:[14]

a. Voltar-se a Deus. 
b. Arrependimento dos pecados. 
c. Aceitação de Jesus Cristo como Messias. 
d. Batismo nas águas. 

Dividindo então a humanidade entre os santos (aqueles que aceitaram) e os pecadores que se negaram a ouvir os apelos e mudar de atitude.[15]

Segundo a visão profética, o “Juizo Final” atrairá o céu eterno para os santos e o inferno eterno para os pecadores.[16]

Os Maçons têm a nítida visão simbólica do conteúdo do Apocalípse de São João e vêem em suas revelações maneiras de instruir a humanidade para que busque constantemene a moral e a ética. Na verdade, vemos, principalmente no conteúdo dos quatro primeiros selos, o que revelam os quatro cavaleiros, ou seja, processos de transformação através dos quais o homem tem de passar para atingir a plenitude de seu Ser, e a plena União com o Divino. [17]


CONCLUSÃO 

A INTERFERÊNCIA DOS SETE SELOS EM NOSSAS DECISÕES NO MUNDO PROFANO 

O simbolismo tem por objetivo transformar o concreto em abstrato e esse abstrato só poderá voltar, com certeza absoluta, para o mundo real, se for trazido por quem o criou ou a quem foi confiado o seu real significado. 

Montesquieu, ao escrever o livro o “Espírito das Leis” quis dizer que o seu conteúdo e a sua compreensão estão ligados ao autor e é ele que sabe do sentimento e do entendimento nele contido. No Brasil quase sempre não vale o que está escrito e sim as interpretações. Existem fatos na história da humanidade de difícil interpretação. 

No caso do Apocalipse, muito diferente do que a grande maioria dos Cristãos pensa, seu significado não é Fim do Mundo, mas sim Revelação 

Segundo São Jerônimo, o apóstolo deve ter recebido as “visões” pelos anos 14 ou 15 de Domiciano, ou seja, 95 d.C. Outros autores não confirmam esta data, pois as “visões” teriam se dado antes. De qualquer forma se pode dizer que o texto foi contemporâneo ao quarto Evangelho. 

A bíblia se espalhou pelo mundo em sua forma atual, ou parecida com essa, em 1455, quando da invenção da tipografia, por Johanes Gutemberg. 

Antigamente, prevalecia a Arte da Memória e a maioria da civilização – mesmo na Idade Média – era de cerca de 95% de analfabetos. 

Foi um momento de grande impacto para a humanidade vez que a chamada “palavra de Deus” estava confinada, praticamente aos religiosos do ocidente. 

Muita coisa perdeu-se nas brumas do tempo. Conhecimentos foram destruídos pelos conquistadores e muito do que se tinha na antiguidade era transmitido de forma oral, de geração em geração, de pessoa para pessoa. 

Coisas foram escritas ou compiladas por interesses outros. 

Mesmo assim, o Livro do Apocalípse de São João, o último da Vulgata Latina, influenciou enormemente os ocidentais. 

Os espíritas intepretam o Apocalípse, tendo como a abertura do Primeiro Selo, a chegada da Doutrina Codificada por Alan Kardec como o Consolador Prometido, cujo cavaleiro recebeu a coroa e um arco e saiu vencedor. Dá a abertura dos outros selos à decorrência de fatos históricos 

Os místicos e esotéricos possuem uma visão mais impactante, na qual relacionam as grandes catástrofes e fatos políticos de grande relevância no cenário mundial. 

Os Cristãos vêem o conteúdo desse Livro como a Salvação dos Justos e a condenação dos pecadores. Acreditam no Juizo Final e que Jesus virá separar o Joio do Trigo e que as revelações apocalípticas são decorrência do comportamento humano, de seus erros, de suas atitudes negativas perante Deus e daí as provações que trazem os quatro cavaleiros. 

No entanto, todas elas concitam o homem a meditar e a ser bom e a amar o próximo como a si mesmo e mostram que se assim o fizer e cumprir os mandamentos divinos estará ao lado de Deus. Do contrário, agindo com maldade, com ambição, ignorância e fanatismo, estará condenado ao fogo dos infernos. 

Podemos concluir que se trata de um Código de Conduta Moral 

Há tempo para mudar, de se arrepender e de recomeçar. Afinal não podemos mudar o começo, mas com certeza poderemos reescrever o final. E, se assim o é, as religiões nos transmitem a Esperança e, ao mesmo tempo em que as revelações intimidam e assustam a mudança do homem para o caminho da luz, dá-lhe a certeza de que estará salvo. 

Não é àtoa que em 16:33, dessas revelações, João nos transmite isso, quando afirma: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo: eu venci o mundo” 

Fica patente que haverá sempre a chance da regeneração e que ao final prevalecerá o espiritual sobre o material, ou seja, a tendência do homem é a depuração e o seu objetivo final, a luz. 

Só me resta agora concitar a todos á renovação, com atitudes, trabalho em prol da humanidade e a prática dos ensinamentos do Sublime Peregrino. 

Tenhamos bom ânimo. 

                                                                                                  José Roberto Cardoso 
                                                                                      Loja Estrela D´Alva nº 16 – Cad 3037 


[1] Bíblia Sagrada 
[2] Wilkipedia. 
[3] Wilkipédia 
[4] Idem, Ibidem 
[5] Idem, Ibidem 
[6] Wilkipédia 
[7] Idem, Ibidem
[8] Idem, Ibidem 
[9] Wilkipedia 
[10] Idem, Ibidem 
[11] Idem, Ibidem 
[12] Idem, Ibidem 
[13] Wilkipédia 
[14] Idem, Ibidem 
[15] Idem, Ibidem 
[16] Idem, Ibidem 
[17] Idem, Ibidem

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